sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 01 de Dezembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santo Elói, bispo, +660

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Bernardo : "Vigiai e orai continuamente"


Evangelho segundo S. Lucas 21,34-36.

«Tende cuidado convosco: que os vossos corações não se tornem pesados com a devassidão, a embriaguez e as preocupações da vida, e que esse dia não caia sobre vós subitamente, como um laço; pois atingirá todos os que habitam a terra inteira. Velai, pois, orando continuamente, a fim de terdes força para escapar a tudo o que vai acontecer e aparecerdes firmes diante do Filho do Homem.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Bernardo (1091-1153), monge de Cister e doutor da Igreja
Sermão 86 sobre o Cântico dos Cânticos

"Vigiai e orai continuamente"


Quem quer orar em paz não terá apenas em consideração o local, mas o tempo. O momento do repouso é o mais favorável e assim que o sono da noite estabelece um silêncio profundo, a oração faz-se mais livre e mais pura (Lam 2,19). Com que segurança a oração sobe na noite, quando só Deus é testemunha, com o anjo que a recebe para a ir apresentar ao altar celeste! Ela é agradável e luminosa, pintada de pudor. Ela é calma, tranquila, já que nenhum barulho, nenhum grito a vem interromper. Ela é pura e sincera, quando o pó das preocupações terrenas não a podem sujar. Não há espectador que possa expô-la à tentação pelos seus elogios ou adulação.

É por isso que o Esposo (do Cântico dos Cânticos) agiu com tanta prudência como pudor assim que ela escolheu a solidão nocturna do seu quarto para rezar, quer dizer, para procurar o Verbo, porque tudo é um. Tu rezas mal se ao rezar procuras outra coisa que não o Verbo, a Palavra de Deus, ou e tu não pedes que o assunto da tua oração seja relativo ao Verbo. Porque tudo está nele: o remédio para as feridas, o socorro nas tuas necessidades, a melhoria dos teus defeitos, a fonte dos teus progressos, em resumo, tudo o que um homem pode e deve desejar. Não há nenhuma razão para pedir ao Verbo outra coisa que não seja ele próprio, pois que ele é todas as coisas. Se, como é necessário, nós pedimos certos bens concretos, e se, como devemos, nós os desejamos pelo Verbo, são menos essas coisas em si mesmas que nós pedimos, que aquele que é a causa da nossa súplica.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 30 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santo André, apóstolo

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Papa Bento XVI: Santo André, apóstolo do mundo grego


Evangelho segundo S. Mateus 4,18-22.

Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes: «Vinde comigo e Eu farei de vós pescadores de homens.» E eles deixaram as redes imediatamente e seguiram-no. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, os quais, com seu pai, Zebedeu, consertavam as redes, dentro do barco. Chamou-os, e eles, deixando no mesmo instante o barco e o pai, seguiram-no.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Papa Bento XVI
Audiência geral de 14/06/06

Santo André, apóstolo do mundo grego


A primeira característica que impressiona vivamente em André, o irmão de Simão Pedro, é o seu nome; ele não é hebraico, como se poderia esperar, mas grego, sinal não insignificante de uma certa abertura cultural da sua família… Pouco antes da Paixão tinham vindo Gregos à cidade santa de Jerusalém… para adorarem o Deus de Israel na festa da Páscoa. André e Filipe, os dois apóstolos com nomes gregos, serviam de intérpretes e de mediadores junto de Jesus a este pequeno grupo… Jesus disse aos dois discípulos, e por seu intermédio ao mundo grego: "Chegou a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto" (Jo 12, 23-24). Que significam estas palavras neste contexto? Jesus quis dizer: sim, o encontro entre mim e os gregos terá lugar, mas não como uma conversa simples e breve entre mim e outras pessoas, impelidas sobretudo pela curiosidade. Com a minha morte, comparável à queda na terra de um grão de trigo, virá a hora da minha glorificação. Da minha morte na cruz virá a grande fecundidade. O "grão de trigo morto", símbolo de mim próprio crucificado, tornar-se-á, na ressurreição, pão da vida para o mundo; será luz para os povos e culturas… Por outras palavras, Jesus profetisa a Igreja Grega, a Igreja dos pagãos, a Igreja do mundo como fruto da sua Páscoa.

Tradições muito antigas vêem em André… o apóstolo dos Gregos nos anos que se seguiram ao Pentecostes; elas nos fazem sentir que, no resto da vida, ele foi anunciador e intérprete de Jesus pelo mundo grego. Pedro, seu irmão, saiu de Jerusalém passando por Antioquia, chegando a Roma, para aí exercer a sua missão universal; André foi, pelo contrário, o apóstolo do mundo grego. Eles aparecem assim, na vida e na morte, como verdadeiros irmãos – uma fraternidade que se exprime simbolicamente na semelhança especial entre os centros de Roma e de Constantinopla, Igrejas verdadeiramente irmãs.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 29 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Beato Redento da Cruz, religioso, mártir, +1638,   Beato Dionísio da Natividade, religioso, mártir, +1638

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Bernardo : O Filho do homem virá buscar-nos consigo


Evangelho segundo S. Lucas 21,20-28.

«Mas, quando virdes Jerusalém sitiada por exércitos, ficai sabendo que a sua ruína está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; e os que estiverem no campo não voltem para a cidade, pois esses dias serão de punição, a fim de se cumprir tudo quanto está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que estiverem a amamentar naqueles dias, porque haverá uma terrível angústia no país e um castigo contra este povo. Serão passados a fio de espada, serão levados cativos para todas as nações; e Jerusalém será calcada pelos gentios, até se completar o tempo dos pagãos.» «Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar; os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja
2º sermão para a Ascensão

O Filho do homem virá buscar-nos consigo


«Esse Jesus que, ao separar-se de vós, se elevou nos céus voltará um dia da mesma forma como o vistes subir» (Act 1,11). Virá, dizem aqueles anjos, da mesma forma. Virá então para nos buscar num cortejo único e universal, descerá precedido de todos os anjos e seguido de todos os homens para julgar os vivos e os mortos? Sim, é bem certo que Ele virá, mas virá da mesma forma como subiu aos céus e não da forma como desceu da primeira vez. Na verdade, quando veio outrora para salvar as nossas almas, foi na humildade. Quando vier para arrancar este cadáver ao sono da morte, para «o tornar semelhante ao Seu corpo glorioso» (Fl 3,21) e encher de honra este vaso que hoje é tão frágil, Ele mostrar-se-á em todo o Seu esplendor. Então veremos em todo o Seu poder e majestade aquele que outrora estava escondido sob a fraqueza da nossa carne...
      
Sendo Deus, Cristo não podia crescer, porque não há nada acima de Deus. E, contudo, Ele achou um meio de crescer - descendo, vindo encarnar, sofrer, morrer para nos arrancar à morte eterna. «Foi por isso que Deus o exaltou» (Fl 2,9). Ressuscitou-o, e Ele está sentado à direita de Deus. «Quem se exalta será humilhado; quem se humilha será exaltado» (Lc 14,11).
      
Feliz, Senhor Jesus, será aquele que só Te tem a Ti por guia! Possamos nós seguir-Te, nós que somos «o teu povo e as ovelhas do teu pasto» (Sl 78,13), possamos nós ir por Ti, para Ti, porque és «o caminho, a verdade e a vida» (Jo 14,6). O caminho pelo exemplo, a verdade pelas Tuas promessas, a vida porque és Tu a nossa recompensa. «Tu tens palavras de vida eterna e nós sabemos e acreditamos que Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo» (Jo 6,69; Mt 16,16) e, Tu próprio, Deus, mais alto que todas as coisas, bendito para sempre!





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


terça-feira, 27 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 28 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santa Catarina Labouré, religiosa, +1876

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Constituições Apostólicas : "Nem um cabelo da vossa cabeça se perderá"


Evangelho segundo S. Lucas 21,12-19.

«Mas, antes de tudo, vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e metendo-vos nas prisões; hão-de conduzir-vos perante reis e governadores, por causa do meu nome. Assim, tereis ocasião de dar testemunho. Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa, porque Eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários. Sereis entregues até pelos pais, irmãos, parentes e amigos. Hão-de causar a morte a alguns de vós e sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. Pela vossa constância é que sereis salvos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Constituições Apostólicas (380), recolha canónica e litúrgica
Recuperação da Didascália dos Apóstolos, texto dos começos do séc. III

"Nem um cabelo da vossa cabeça se perderá"


Se formos chamados ao martírio, teremos de confessar com constância o precioso Nome, e se formos punidos por isso, alegremo-nos porque corremos para a imortalidade. Se formos perseguidos, não nos entristeçamos nem nos apeguemos ao mundo presente, nem aos "louvores dos homens" (Rom 2, 29), nem à glória dos príncipes, como fazem alguns. Esses admiravam as acções do Senhor, mas não acreditavam Nele, por temor dos grandes sacerdotes e de outros dirigentes, porque "amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus" (Jo 12, 43). Fazendo "solene profissão" da fé (1 Tim 6, 12), nós garantimos a nossa salvação, firmamos na fé os novos baptizados e consolidamos a fé dos catecúmenos. […]

Que aquele que for julgado digno do martírio se alegre, pois, por imitar o mestre, uma vez que foi prescrito: "o discípulo bem formado será como o mestre" (Lc 6, 40). Ora, o nosso mestre, Jesus, o Senhor, foi açoitado por nossa causa, suportou com paciência calúnias e ultrajes, foi coberto de escarros, esbofeteado, espancado; tendo sido flagelado, foi pregado na cruz, deram-Lhe a beber vinagre e fel e, depois de ter cumprido todas as Escrituras, disse a Deus, seu Pai: "Na Tuas mãos entrego o Meu espírito" (Lc 23, 46). Quem quiser ser Seu discípulo aspire, pois, a lutar como Ele, imite a Sua paciência, ciente de que […], será recompensado por Deus de tudo quanto sofrer, se acreditar no único Deus verdadeiro. […]

Porque Deus omnipotente há-de ressuscitar-nos por Nosso Senhor Jesus Cristo, de acordo com a Sua infalível promessa, com todos aqueles que morreram desde o princípio. […] Mesmo que morramos no mar alto, mesmo que estejamos dispersos pelo mundo, mesmo que sejamos dilacerados por animais ferozes ou rapaces, Ele há-de ressuscitar-nos pelo Seu poder, porque todo o universo está suspenso da mão de Deus: "Nem um cabelo da vossa cabeça se perderá." É por isso que Ele nos exorta dizendo: "Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas."





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 27 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora das Graças

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Cirilo de Jerusalém : "Grandes sinais no céu"


Evangelho segundo S. Lucas 21,5-11.

Como alguns falassem do templo, dizendo que estava adornado de belas pedras e de ofertas votivas, respondeu: «Virá o dia em que, de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Perguntaram-lhe, então: «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?» Ele respondeu: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu'; e ainda: 'O tempo está próximo.' Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é necessário que estas coisas sucedam primeiro, mas não será logo o fim.» Disse-lhes depois: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em vários lugares, fomes e epidemias; haverá fenómenos apavorantes e grandes sinais no céu.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da Igreja
Catequese baptismal 15

"Grandes sinais no céu"


O Senhor virá dos céus sobre as nuvens, Ele que subiu para cima das nuvens. Com efeito, Ele próprio o disse: "Verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória" (Mt 24, 30). Mas qual será o verdadeiro sinal da Sua vinda, não vá o poder do inimigo ousar simulá-lo a fim de nos perder? "Aparecerá, então, no céu o sinal do Filho do Homem" (Mt 24, 30). Ora, o sinal verídico e próprio de Cristo é a cruz. O sinal de uma cruz luminosa precede o rei, designando Aquele que tem primeiro de ser crucificado, a fim de que, à vista disso, aqueles que O tinham perfurado com os cravos e rodeado de emboscadas batam no peito (Za 12, 10), dizendo: "Eis Aquele que foi esbofeteado, Aquele a Quem cobriram o rosto de escarros, Aquele que rodearam de correntes, Aquele que outrora humilharam na cruz." "Para onde havemos de fugir, a fim de evitar a Tua cólera?" (Ap 6, 16). E, cercados pelos exércitos dos anjos, não poderão fugir para parte alguma.

Para os inimigos da cruz, o sinal será o temor; mas para os amigos dela será a alegria, pois terão acreditado nela e tê-la-ão pregado, ou terão sofrido por ela. Quem terá então a felicidade de ser considerado amigo de Cristo? Ele não desdenhará os que O serviram, esse rei glorioso que cerca a guarda dos Seus anjos e que está sentado no mesmo trono que o Pai. Pois, a fim de que os eleitos não sejam confundidos com os inimigos, "Ele enviará os Seus anjos com uma trombeta altissonante, para reunir os Seus eleitos desde os quatro ventos" (Mt 24, 31). Ele que não Se esqueceu Lot no seu isolamento (Gn 19, 15; Lc 17, 28), como poderia esquecer-Se da multidão dos justos? "Vinde benditos de Meu Pai" (Mt 25, 34), dirá àqueles que forem transportados nos carros de nuvens, depois de terem sido reunidos pelos anjos.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


domingo, 25 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 26 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S. João Berchmans, jovem seminarista, +1621,   Beato Tiago Alberione, presbítero, fundador, +1971

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Youssef Bousnaya : «Viu também uma viúva indigente»


Evangelho segundo S. Lucas 21,1-4.

Levantando os olhos, Jesus viu os ricos deitarem no cofre do tesouro as suas ofertas. Viu também uma viúva pobre deitar lá duas moedinhas e disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre deitou mais do que todos os outros; pois eles deitaram no tesouro do que lhes sobejava, enquanto ela, da sua indigência, deitou tudo o que tinha para viver.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Youssef Bousnaya (c. 869-979), monge sírio
Vida e doutrina de Rabban Youssef Bousnaya, por Jean Bar Kaldoum

«Viu também uma viúva indigente»


A misericórdia merece ser louvada não só pela abundância de dádivas, mas sobretudo quando procede de um pensamento bom e misericordioso. Há pessoas que muito dão e muito distribuem mas não são tidas por misericordiosas aos olhos de Deus, e há pessoas que nada têm, nada possuem, mas têm piedade por todos no seu coração. Estas são consideradas seres verdadeiramente misericordiosos aos olhos de Deus, e de facto são-no. Portanto não digas: «Nada tenho para dar aos pobres»; não te angusties pensando que por esse motivo não podes ser misericordioso. Se tens qualquer coisa, dá o que tens; se nada tens, dá, ainda que seja um pão seco apenas, fá-lo com intenção verdadeiramente misericordiosa, e tal será considerado por Deus como misericórdia perfeita.

Nosso Senhor não louvou os que muito punham na caixa das esmolas; Ele louvou a viúva por aí ter posto as duas moedas que pôde poupar na sua vida de indigência, oferecendo-as em gratuidade, com um pensamento bom, para o tesouro de Cristo. O homem que no seu coração tem piedade pelos semelhantes, esse sim, é misericordioso aos olhos de Deus; mais vale uma boa intenção sem efeitos visíveis do que a abundância de obras magníficas mas realizadas sem boa intenção.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sábado, 24 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 25 de Novembro de 2007

XXXIV Domingo do Tempo Comum - Cristo-Rei (semana II do saltério)
Hoje a Igreja celebra : Santa Catarina de Alexandria, virgem, mártir, +305

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São João Crisóstomo : «Colocaram uma inscrição por sobre a sua cabeça: 'Este é o rei'»


Evangelho segundo S. Lucas 23,35-43.

O povo permanecia ali, a observar; e os chefes zombavam, dizendo: «Salvou os outros; salve-se a si mesmo, se é o Messias de Deus, o Eleito.» Os soldados também troçavam dele. Aproximando-se para lhe oferecerem vinagre, diziam: «Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!» E por cima dele havia uma inscrição: «Este é o rei dos judeus.» Ora, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-o, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também.» Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo que as nossas acções mereciam; mas Ele nada praticou de condenável.» E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino.» Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia e posteriormente de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilia sobre a cruz e o bom ladrão, 1, 3-4

«Colocaram uma inscrição por sobre a sua cabeça: 'Este é o rei'»


«Senhor, lembra-te de mim quando vieres inaugurar o teu reino». O ladrão não ousou fazer esta prece sem antes, pela confissão, se ter libertado do fardo dos pecados. Vê bem, cristão, a força da confissão. Ele confessou os pecados e o paraíso abriu-se-lhe; confessou os pecados e ganhou confiança bastante para pedir o reino dos céus, depois de tantos roubos cometidos…
Queres conhecer o Reino? Que vês portanto aqui que se lhe assemelhe? Tens debaixo dos olhos os pregos e uma cruz, mas essa cruz, dizia Jesus, é o próprio sinal do Reino. E eu, ao vê-Lo na cruz, proclamo-O Rei. Não é próprio de um rei morrer pelos seus súbditos? Ele próprio o disse: «O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas» (Jo 10, 11). Isto é igualmente verdade para um bom rei: também ele dá a vida pelos seus súbditos. Proclamá-Lo-ei portanto Rei por causa da dávida que fez da sua vida: «Senhor, lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino».
Compreendes agora que a cruz é o sinal do Reino? Eis outra prova. Cristo não deixou a sua cruz na terra, ergueu-a e levou-a com Ele para o céu. Sabemo-lo porque Ele a terá junto de Si quando voltar pleno de glória. Para perceberes o quanto esta cruz é digna de veneração, repara em como Ele a tomou como um título de glória […], Quando o Filho do homem vier, «o sol escurecerá e a lua perderá o brilho». Reinará então uma claridade tão viva que até os astros mais brilhantes se eclipsarão. «As estrelas cairão do céu.  Aparecerá então no céu o sinal do Filho do homem» (Mt 24,29ss). Vês bem a força do sinal da cruz? […] Quando um rei entra numa cidade, os soldados pegam nos estandartes, içam-nos aos ombros e marcham à sua frente para anunciar a chegada régia. De igual modo, legiões de anjos precederão a Cristo, quando Ele descer do céu. Trarão aos ombros esse sinal anunciador da vinda do nosso Rei.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 24 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santo André Dung Lac e companheiros, presbíteros, mártires vietnamitas, séc. XVIII e XIX

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Teodoro de Mopsueste : Nascer para a nova criação


Evangelho segundo S. Lucas 20,27-40.

Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no: «Mestre, Moisés prescreveu nos que, se morrer um homem deixando a mulher, mas não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva, para dar descendência ao irmão. Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou-se e morreu sem filhos; o segundo, depois o terceiro, casaram com a viúva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram sem deixar filhos. Finalmente, morreu também a mulher. Ora bem, na ressurreição, a qual deles pertencerá a mulher, uma vez que os sete a tiveram por esposa?» Jesus respondeu-lhes: «Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se; mas aqueles que forem julgados dignos da vida futura e da ressurreição dos mortos não se casam, sejam homens ou mulheres, porque já não podem morrer: são semelhantes aos anjos e, sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender no episódio da sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Ele, todos estão vivos.» Tomando, então, a palavra, alguns doutores da Lei disseram: «Mestre, falaste bem.» E já não se atreviam a interrogá lo sobre mais nada.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Teodoro de Mopsueste (?-428), bispo e teólogo
Comentários sobre S. João, livro 2

Nascer para a nova criação


«Baptizados em Jesus Cristo, foi na sua morte que todos fomos baptizados. Fomos sepultados com Ele no baptismo da morte a fim de que, tal como Cristo ressuscitou dos mortos para glória do Pai, assim também nós vivamos numa vida nova. Se, por uma morte semelhante à dele, nos tornámos um só com Ele, sê-lo-emos também por uma ressurreição semelhante à sua» (Rm 6,3-5). S. Paulo mostra-nos assim claramente que o nosso novo nascimento pelo baptismo é o símbolo da nossa ressurreição após a morte. Esta realizar-se-á para nós pelo poder do Espírito, segundo esta palavra: «O que é semeado na terra morre, o que ressuscita é imortal; o que é semeado já não tem valor, o que ressuscita está cheio de glória; o que é semeado é fraco, o que ressuscita é poderoso; o que é semeado é um corpo humano, o que ressuscita é um corpo espiritual» (1Co 15,42sg). O que significa: da mesma forma que, aqui na terra, o nosso corpo goza de uma vida visível enquanto a alma está presente, de igual forma ele receberá a vida eterna e incorruptível pelo poder do Espírito.
      
É assim no que se refere ao nascimento que nos é dado pelo baptismo e que é o símbolo da nossa ressurreição: recebemos nele a graça pelo mesmo Espirito, mas com limites e à maneira de um penhor. Recebê-la-emos em plenitude quando ressuscitarmos realmente e quando a incorruptibilidade nos for efectivamente comunicada. É por isso que, quando o apóstolo Paulo fala da vida futura, ele quer confirmar os seus auditores com estas palavras: «Não só a criação, mas também nós que temos as primícias do Espírito, também nós gememos esperando a redenção do nosso corpo» (Rm 8,23). Porque, se recebemos desde já as primícias da graça, esperamos acolhê-la em plenitude quando nos for dada a felicidade da ressurreição.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 23 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S.Clemente I, papa, mártir, +102


Evangelho segundo S. Lucas 19,45-48.

Depois, entrando no templo, começou a expulsar os vendedores. E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.» Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo. Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.


Da Bíblia Sagrada





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 22 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santa Cecília, virgem, mártir, séc. III ou IV

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Isaac o Sírio : Chorar com Cristo


Evangelho segundo S. Lucas 19,41-44.

Quando se aproximou, ao ver a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: «Se neste dia também tu tivesses conhecido o que te pode trazer a paz! Mas agora isto está oculto aos teus olhos. Virão dias para ti, em que os teus inimigos te hão-de cercar de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; hão-de esmagar-te contra o solo, assim como aos teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Isaac o Sírio (7º século), monge em Ninive, perto de Mossoul no actual Iraque
Discursos ascéticos, 1ª série, nº 60

Chorar com Cristo


Não desprezes o pecador, porque todos somos culpados. Se por amor de Deus tu te levantas contra ele, chora antes sobre ele. Porque o desprezas? Despreza os seus pecados, e reza por ele, para seres semelhante a Cristo, que não se irritou contra os pecadores mas rezou por todos. Não vês como ele chorou sobre Jerusalém? Porque nós também, mais do que uma vez, somos joguete do diabo. Porquê desprezar aquele que, tal como nós, foi joguete do diabo, que troça de todos nós? Porquê, ó homem, desprezar o pecador? É porque ele não é justo como tu? Mas onde está a tua justiça, desde que não tens o amor? Porque não choraste sobre ele? Pelo contrário, tu persegue-lo. É por ignorância que alguns se irritam, e eles que acreditam ter o discernimento das obras dos pecadores.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


terça-feira, 20 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 21 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Josemaria Escrivá de Balaguer : "Fazei-o frutificar"


Evangelho segundo S. Lucas 19,11-28.

Estando eles a ouvir estas coisas, Jesus acrescentou uma parábola, por estar perto de Jerusalém e por eles pensarem que o Reino de Deus ia manifestar-se mediatamente. Disse, pois: «Um homem nobre partiu para uma região longínqua, a fim de tomar posse de um reino e em seguida voltar. Chamando dez dos seus servos, entregou-lhes dez minas e disse-lhes: 'Fazei render a mina até que eu volte.' Mas os seus concidadãos odiavam-no e enviaram uma embaixada atrás dele, para dizer: 'Não queremos que ele seja nosso rei.' Quando voltou, depois de tomar posse do reino, mandou chamar os servos a quem entregara o dinheiro, para saber o que tinha ganho cada um deles. O primeiro apresentou-se e disse: 'Senhor, a tua mina rendeu dez minas.' Respondeu-lhe: 'Muito bem, bom servo; já que foste fiel no pouco, receberás o governo de dez cidades.' O segundo veio e disse: 'Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.' Respondeu igualmente a este: 'Recebe, também tu, o governo de cinco cidades.' Veio outro e disse: 'Senhor, aqui tens a tua mina que eu tinha guardado num lenço, pois tinha medo de ti, que és homem severo, levantas o que não depositaste e colhes o que não semeaste.' Disse-lhe ele: 'Pela tua própria boca te condeno, mau servo! Sabias que sou um homem severo, que levanto o que não depositei e colho o que não semeei; então, porque não entregaste o meu dinheiro ao banco? Ao regressar, tê-lo-ia recuperado com juros.' E disse aos presentes: 'Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas.' Responderam-lhe: 'Senhor, ele já tem dez minas!' Digo-vos Eu: A todo aquele que tem, há-de ser dado, mas àquele que não tem, mesmo aquilo que tem lhe será tirado. Quanto a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os cá e degolai-os na minha presença.» Dito isto, Jesus seguiu para diante, em direcção a Jerusalém.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Josemaria Escrivá de Balaguer (1902-1975), sacerdote, fundador
Homilia em Amigos de Deus

"Fazei-o frutificar"


"Senhor, eis aqui o teu talento, que enterrei." Que ocupação escolherá este homem, agora que abandonou o seu instrumento de trabalho? Tendo decidido irresponsavelmente optar pela comodidade de devolver só o que lhe entregaram, dedicar-se-á a matar o tempo: os minutos, as horas, os dias, os meses, os anos, a vida! Os outros afadigam-se, negoceiam, empenham-se nobremente em restituir mais do que receberam – o legítimo fruto, aliás, porque a recomendação foi muito concreta: "Negociai até que eu volte", encarregai-vos deste trabalho para conseguirdes algum lucro, até que o dono regresse. Pois este não; este inutiliza a sua existência.
Que pena viver tendo como ocupação matar o tempo, que é um tesouro de Deus! Não há desculpas para justificar essa actuação. Adverte São João Crisóstomo: "Que ninguém diga: só tenho um talento, não posso ganhar coisa alguma. Também com um só talento podes agir de modo meritório." Que tristeza não tirar partido, autêntico rendimento, de todas as faculdades, poucas ou muitas, que Deus concede ao homem para que se dedique a servir as almas e a sociedade! Quando, por egoísmo, o cristão se retrai, se esconde, se despreocupa, numa palavra, quando mata o tempo, coloca-se em perigo de matar o Céu. Quem ama a Deus, não entrega só o que tem, o que é, ao serviço de Deus: dá-se a si mesmo.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 20 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santo Edmundo, rei, mártir, +870

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : "Hoje chegou a salvação a esta casa"


Evangelho segundo S. Lucas 19,1-10.

Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Carta 98, 9

"Hoje chegou a salvação a esta casa"


Quando se aproxima a festa da Páscoa, dizemos sem hesitar: "Amanhã é a Paixão do Senhor", quando a verdade é que há muitos anos que o Senhor padeceu a Paixão, que teve lugar de uma vez para sempre (Heb 9, 26). Cada domingo temos razões para dizer: "Foi hoje que o Senhor ressuscitou"; ora, o facto é que já decorreram muitos anos desde que Cristo ressuscitou. Nesse caso, por que não nos censuram este "hoje" como tratando-se de uma mentira?

Não será que usamos "hoje" pelo facto de este dia representar um regresso, no ciclo do tempo, ao dia em que teve lugar o acontecimento que comemoramos? Temos razões para dizer "hoje"; com efeito, cumpre-se hoje, pela celebração do mistério, o acontecimento que teve lugar há já muito tempo. Em Si mesmo, Cristo foi imolado de uma vez para sempre; e contudo, é hoje imolado no mistério que celebramos, não apenas em cada festa pascal, mas todos os dias, para todos os povos. Não estamos, por isso, a mentir, quando afirmamos: "Hoje, Cristo foi imolado." Porque, se os sacramentos que cumprimos não tivessem uma verdadeira semelhança com a realidade de que são o sinal, não seriam realmente sacramentos. Mas é justamente essa semelhança que permite designá-los pelo nome da realidade de que são sinal. Assim, o sacramento do corpo de Cristo que celebramos é, de alguma maneira, o corpo de Cristo; o mistério do sangue de Cristo que cumprimos é o sangue de Cristo. O mistério sacramental da fé é a realidade em que acreditamos.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


domingo, 18 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 19 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santa Matilde de Hackeborn, monja, +1298

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Odes de Salomão : «Seguia a Jesus dando glória a Deus»


Evangelho segundo S. Lucas 18,35-43.

Quando se aproximavam de Jericó, estava um cego sentado a pedir esmola à beira do caminho. Ouvindo a multidão que passava, perguntou o que era aquilo. Disseram-lhe que era Jesus de Nazaré que ia a passar. Então, bradou: «Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim!» Os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Quando o cego se aproximou, perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» Respondeu: «Senhor, que eu veja!» Jesus disse-lhe: «Vê. A tua fé te salvou.» Naquele mesmo instante, recobrou a vista e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, ao ver isto, deu louvores a Deus.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Odes de Salomão (texto cristão hebraico do princípio do séc. II)
§ 21

«Seguia a Jesus dando glória a Deus»


Ergui os braços aos céus
para a graça do Senhor.
Ele libertou-me das correntes,
atirando-as para longe de mim;
o meu protector criou-me
na graça e na salvação.

Despi-me das trevas
e vesti-me de luz.
Apercebi-me de que o meu corpo não sentia
dificuldade, dor ou angústia.

O pensamento do Senhor socorreu-me muito,
tanto quanto a sua comunhão incorruptível.
A sua luz exaltou-me,
caminhei na sua presença,
e aproximar-me-ei d'Ele,
louvando-O e glorificando-O.
O meu coração transbordou,
invadiu a minha boca
e jorrou-me nos lábios.
A exultação do Senhor e o seu louvor
alegram o meu rosto.
Aleluia!





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sábado, 17 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 18 de Novembro de 2007

Trigésimo Terceiro Domingo do Tempo Comum (semana I do saltério)
Hoje a Igreja celebra : Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo,  Beato Domingos Jorge, leigo, mártir, +1619

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
João Paulo II: "Será para vós ocasião de dar testemunho"


Evangelho segundo S. Lucas 21,5-19.

Como alguns falassem do templo, dizendo que estava adornado de belas pedras e de ofertas votivas, respondeu: «Virá o dia em que, de tudo isto que estais a contemplar, não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.» Perguntaram-lhe, então: «Mestre, quando sucederá isso? E qual será o sinal de que estas coisas estão para acontecer?» Ele respondeu: «Tende cuidado em não vos deixardes enganar, pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu'; e ainda: 'O tempo está próximo.' Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis; é necessário que estas coisas sucedam primeiro, mas não será logo o fim.» Disse-lhes depois: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino. Haverá grandes terramotos e, em vários lugares, fomes e epidemias; haverá fenómenos apavorantes e grandes sinais no céu.» «Mas, antes de tudo, vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e metendo-vos nas prisões; hão-de conduzir-vos perante reis e governadores, por causa do meu nome. Assim, tereis ocasião de dar testemunho. Gravai, pois, no vosso coração, que não vos deveis preocupar com a vossa defesa, porque Eu próprio vos darei palavras de sabedoria, a que não poderão resistir ou contradizer os vossos adversários. Sereis entregues até pelos pais, irmãos, parentes e amigos. Hão-de causar a morte a alguns de vós e sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. Pela vossa constância é que sereis salvos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

João Paulo II
Homilia da Celebração ecuménica para recordar as testemunhas da fé do séc. XX, em 7 de Maio de 2000

"Será para vós ocasião de dar testemunho"


A experiência dos mártires e das testemunhas da fé não é uma característica exclusiva dos primórdios da Igreja, mas constitui a marca de cada período da sua história. No século XX, talvez mais ainda do que nos primeiros tempos do cristianismo, foram muitíssimos os que testemunharam a fé com sofrimentos não raro heróicos. Em todos os continentes, no decurso do século XX, quantos cristãos pagaram o seu amor a Cristo com o próprio sangue! Sofreram formas de perseguição antigas e recentes, experimentaram até o ódio e a exclusão, a violência e o limite da morte. Muitos países de antiga tradição cristã voltaram a ser terras onde se pagava muito cara a fidelidade ao Evangelho. No nosso século, o "testemunho a Cristo extremado até ao sangue tornou-se património comum de católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes" (Tertio millennio adveniente, 37). […]
Nos meus anos de juventude, eu próprio fui testemunha de muitos sofrimentos e de inúmeras provações. «O meu sacerdócio inscreveu-se, desde o início, no mesmo sacrifício de muitos homens e mulheres da minha geração" (Dom e Mistério, pág. 47). A experiência da segunda guerra mundial e dos anos que se lhe seguiram levou-me a considerar com grata atenção o exemplo luminoso de todos quantos, do princípio ao fim do século XX, experimentaram a perseguição, a violência e a morte por causa da sua fé, por causa do comportamento que a verdade de Cristo lhes inspirava.
E são tantos! A sua memória não deve perder-se.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 17 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santa Isabel, rainha da Hungria, +1231

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Beata Teresa de Calcutá : "Rezar sempre, sem se desencorajar"


Evangelho segundo S. Lucas 18,1-8.

Depois, disse-lhes uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer: «Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Naquela cidade vivia também uma viúva que ia ter com ele e lhe dizia: 'Faz-me justiça contra o meu adversário.' Durante muito tempo, o juiz recusou-se a atendê-la; mas, um dia, disse consigo: 'Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, contudo, já que esta viúva me incomoda, vou fazer-lhe justiça, para que me deixe de vez e não volte a importunar-me.'» E o Senhor continuou: «Reparai no que diz este juiz iníquo. E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que a Ele clamam dia e noite, e há-de fazê-los esperar? Eu vos digo que lhes vai fazer justiça prontamente. Mas, quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Um Simples Caminho

"Rezar sempre, sem se desencorajar"


Se desejais partir à procura de Deus sem saber como fazer, aprendei a rezar, limitai-vos muito simplesmente a rezar cada dia. Podeis rezar em qualquer sítio, em qualquer momento. Não há necessidade de capela ou igreja. Podeis rezar trabalhando: o trabalho não pára a oração, nem a oração o trabalho. Se sentis necessidade de ajuda, podeis pedir conselho a um padre ou a um pastor.
      
Tentai dirigir-vos directamente a Deus. Falai-lhe, dizei-lhe tudo, espontaneamente, directamente, tal como vos vem à ideia. Ele é o Pai de todos nós. Seja qual for a nossa religião, nós fomos todos criados por Ele e somos seus filhos. Podemos ter confiança nele, amá-lo, acreditar nele, trabalhar para Ele. Quando rezamos, os nossos problemas são resolvidos na medida do que é bom para nós.
     
Sem a oração, eu não poderia cumprir o meu trabalho, nem que fosse uma meia hora. Eu recebo a minha força de Deus pela oração.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 16 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santa Margarida, rainha da Escócia, +1093,  Beato José Moscati, médico, +1927

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Orígenes : A arca da Igreja


Evangelho segundo S. Lucas 17,26-37.

Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio, que os fez perecer a todos. O mesmo sucedeu nos dias de Lot: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus fez cair do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os matou a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se revelar. Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver as suas coisas em casa não desça para as tirar; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Lot. Quem procurar salvar a vida, há-de perdê-la; e quem a perder, há-de conservá-la. Digo-vos que, nessa noite, estarão dois numa cama: um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas a moer: uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado.» Tomando a palavra, os discípulos disseram-lhe: «Senhor, onde sucederá isso?» Respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, lá se juntarão também os abutres.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Orígenes (c. 185-253), padre e teólogo
Homilias sobre o Génesis, II, 3

A arca da Igreja


Tanto quanto mo permite a pequenez do meu espírito, penso que o dilúvio, com o qual o mundo quase acabou, é o símbolo do fim do mundo, fim que um dia chegará verdadeiramente. Tal declarou-o o próprio Senhor, quando disse : «Nos dias de Noé, os homens compravam, vendiam, lutavam, casavam, davam as filhas em casamento, e veio o dilúvio e a todos fez perecer. Assim será igualmente com a vinda do Filho do homem». Neste texto, parece que o Senhor descreve de uma mesma e só maneira o dilúvio, já acontecido, e o fim do mundo, que anuncia para o futuro.

Foi, portanto, dito outrora a Noé que fizesse uma arca e que, nesta, com ele introduzisse não só os seus filhos e parentes mas também animais de todas as espécies. Da mesma forma, no fim dos tempos, foi dito pelo Pai ao Senhor Jesus Cristo, novo Noé, o único Justo e Íntegro (Gn 6,9), para fazer uma arca de madeira esquadriada com as exactas medidas dos mistérios divinos (cf. Gn 6,15). Isto vem indicado num salmo que diz : «Pede e dar-te-ei as nações como herança e os confins da terra como propriedade» (Sl 2,8). Ele construiu portanto uma arca com todas os tipos de abrigo para acolher os diversos animais. Um certo profeta fala-nos dessas moradas, escrevendo : «Eia, povo meu, entra nos teus aposentos, esconde-te por algum tempo, até que a cólera tenha passado» (Is 26,20). Há de facto uma misteriosa correspondência entre este povo que está salvo na Igreja e todos aqueles seres, homens e animais, que, dentro da arca, foram salvos do dilúvio.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Notícias e intenções

Prezados leitores do Evangelho Quotidiano em língua portuguesa
De novo vimos ter convosco para vos partilhar três boas notícias e algumas intenções (e desafios).
A primeira boa notícia é que teremos em breve um serviço de apoio aos cristãos de rito maronita que usam a língua portuguesa e que são bem numerosos, especialmente no Brasil. Neste momento podem usar o site http://alingilalyawmi.org/?language=MAA.
A segunda notícia é que o nosso irmão Fadi Rahi, que nos tem ajudado na versão em língua árabe, será ordenado diácono na próxima 2ª. Feira, dia 19, e conta com as nossas orações.
A terceira tem a ver com a expansão mundial do EAQ e, de modo particular, em língua portuguesa.
Por estes dias, ultrapassámos os 400.000 leitores inscritos, dos quais cerca de 385.000 entram no site todos os dias. Esses leitores estão em 193 países do mundo, entre os quais os oito de língua portuguesa e Macau, num total de 25.000 leitores lusófonos "fiéis" (não é possível saber quantos leitores temos nas grandes comunidades de imigrantes: Estados Unidos, África do Sul, França, Luxemburgo…).
Está à porta o Advento e, logo depois, o Natal. Não querem aproveitar a data para dar de presente a um amigo (ou mais) uma inscrição no EAQ? É um desafio que vos fazemos e em que, estamos certos, todos irão pegar. Anunciar a Boa Nova foi um mandato para todos nós. Fazê-lo por Internet é responder à proposta de João Paulo II para a nova Evangelização.
Que o Senhor Jesus vos abençoe.
A equipa de língua portuguesa
Alberto e José

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 15 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santo Alberto Magno, bispo, Doutor da Igreja, +1280

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Imitação de Cristo: Permanecer no Reino de Cristo


Evangelho segundo S. Lucas 17,20-25.

Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, Jesus respondeu-lhes: «O Reino de Deus não vem de maneira ostensiva. Ninguém poderá afirmar: 'Ei-lo aqui' ou 'Ei-lo ali', pois o Reino de Deus está entre vós.» Depois, disse aos discípulos: «Tempo virá em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. Vão dizer-vos: 'Ei-lo ali', ou então: 'Ei-lo aqui.' Não queirais ir lá nem os sigais. Porque, como o relâmpago, ao faiscar, brilha de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do Homem no seu dia. Mas, primeiramente, Ele tem de sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Imitação de Cristo, tratado espiritual do séc. XV
Livro II, cap.1, 2-3

Permanecer no Reino de Cristo


«O Reino de Deus está dentro de vós», diz o Senhor. [...] Apressa-te portanto a preparar o coração para este Esposo, a fim de que Ele se digne vir a ti e habitar em ti. Porque Ele disse: «Quem me ama guardará a minha palavra; então viremos até ele e nele estabeleceremos a nossa morada» (Jo 14,23). Dá, pois, lugar a Cristo e nega a entrada a tudo o mais. Se possuíres a Cristo, és rico, e só Ele te bastará. Ele velará por ti, a tudo proverá, de modo a que não tenhas de recorrer aos homens. Porque os homens mudam muito e facilmente faltam, enquanto «Cristo permanece eternamente» (Jo 12, 34); Ele dá-nos firme assistência até ao fim.

Não ponhas portanto grande confiança no homem, que é frágil e mortal, ainda que nos seja útil e muito querido. Não te entristeças demasiado se te decepcionar ou te contradisser. Os que hoje estão contigo poderão amanhã estar contra ti e vice-versa, pois os homens mudam como o vento. Põe portanto toda a tua confiança em Deus. Que Ele seja o teu temor e o teu amor. Ele responderá por ti e fará o que for melhor.

«Não tens aqui em baixo morada permanente» (Heb 13, 14). Onde estiveres, és «estrangeiro e peregrino» (Heb 11,13). A paz vir-te-á da tua união íntima a Cristo.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


terça-feira, 13 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 14 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S. José Pignatelli, presbítero, +1811

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Vida de S. Francisco de Assis dita «Compilation de Pérouse» : «Dar glória a Deus»


Evangelho segundo S. Lucas 17,11-19.

Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano. Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Vida de S. Francisco de Assis dita «Compilation de Pérouse» (c. 1311)
§43

«Dar glória a Deus»


Dois anos antes da sua morte, o bem-aventurado Francisco estava já muito doente, sofrendo especialmente dos olhos... Esteve mais de cinquenta dias sem poder suportar durante o dia a luz do sol, nem durante a noite a claridade do lume. Ficava sempre na obscuridade do interior da casa, na sua cela... Uma noite, como reflectisse acerca das tribulações que sofria, teve pena de si mesmo e disse: « Senhor, socorre-me nas minhas enfermidades, para que eu tenha a força de as suportar pacientemente!». E, de repente, ouviu em espírito uma voz: «Diz-me, irmão: se, como compensação dos teus sofrimentos e tribulações, te dessem um imenso e precioso tesouro... não te alegrarias?... Compraz-te e vive na alegria no meio das tuas enfermidades e tribulações: a partir de agora vive em paz como se participasses já do meu Reino».

No dia seguinte disse aos seus companheiros...: «Deus deu-me uma tal graça e bênção que, na sua misericórdia, se dignou assegurar-me, a mim, seu indigno servo vivendo ainda aqui em baixo, que participasse do seu Reino. Assim, para sua glória, para minha consolação e edificação do próximo, quero compor um novo «louvor ao Senhor» pelas suas criaturas. Todos o dias estas atendem às nossas necessidades, sem elas não poderíamos viver, e por elas o género humano ofende muito o Criador. Todos os dias também ignoramos um tão grande bem, não louvando como deveríamos o Criador e Dispensador de todos este dons»...

A esses «Louvores do Senhor», que começam por: «Altíssimo, todo poderoso e bom Senhor», chamou-lhes «Cântico do irmão Sol». Com efeito, essa é a mais bela das criaturas, a que podemos, mais que qualquer outra, comparar a Deus. E ele dizia: «Ao nascer do Sol todo o homem deveria louvar a Deus por ter criado esse astro que durante o dia dá aos olhos a sua luz; à tardinha, quando cai a noite, todo o homem deveria louvar a Deus por esta outra criatura, o nosso irmão fogo que, nas trevas, permite que os nossos olhos vejam claro. Somos todos como cegos, e é por estas duas criaturas que Deus nos dá a luz. Por isso, por estas criaturas e pelas outras que nos servem diariamente, devemos louvar muito particularmente o seu glorioso Criador.»

Ele próprio o fazia de todo o coração, estivesse doente ou saudável, e de boa vontade incitava os outros a cantar a glória do Senhor. Quando foi derrubado pela doença, entoava muitas vezes este cântico e fazia-o continuar pelos seus companheiros; esquecia, deste modo, considerando a glória do Senhor, a violência das suas dores e dos seus males. Procedeu assim até ao dia da sua morte.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 13 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santo Estanislau Kostka, religioso, +1568

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Siluane : "Servos inúteis"


Evangelho segundo S. Lucas 17,7-10.

«Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, quando ele regressar do campo: 'Vem cá depressa e senta-te à mesa'? Não lhe dirá antes: 'Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu'? Deve estar grato ao servo por ter feito o que lhe mandou? Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.'»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Siluane (1866-1938), monge ortodoxo
Escritos

"Servos inúteis"


Existem muitos graus de humildade. Há quem seja obediente e se censure a si mesmo em todas as coisas; isso é humildade. Há também quem se arrependa dos seus pecados e se considere um miserável diante de Deus; e também isso é humildade. Outra, porém, é a humildade de quem conheceu o Senhor pelo Espírito Santo: o seu conhecimento e os seus gostos são diferentes.

Quando a alma compreende, no Espírito Santo, como o Senhor é manso e humilde, humilha-se a si mesma até ao fim. Esta humildade é bem peculiar, e impossível de descrever. Se os homens quisessem saber, por meio do Espírito Santo, que Senhor é o nosso, mudariam por completo: os ricos desprezariam as suas riquezas; os sábios, a sua ciência; os governantes, o poder e o prestígio de que dispõem. Todos viveriam numa paz profunda e cheia de amor e reinaria na terra uma grande alegria.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


domingo, 11 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 12 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S. Josafá Kuncevicz, monge, bispo, mártir, +1623

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : Pedir perdão e perdoar aos outros


Evangelho segundo S. Lucas 17,1-6.

Disse, depois, aos discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os causa! Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma pedra de moinho e o lançassem ao mar, do que escandalizar um só destes pequeninos. Tende cuidado convosco! Se o teu irmão te ofender, repreende-o; e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes ao dia e sete vezes te vier dizer: 'Arrependo-me', perdoa-lhe.» Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.» O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: 'Arranca-te daí e planta-te no mar', e ela havia de obedecer-vos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Discursos sobre os Salmos, Sl 60, 9

Pedir perdão e perdoar aos outros


"Todos os caminhos do Senhor são graça e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus preceitos" (Sl 24, 10). O que este salmo diz acerca do amor e da verdade é da maior importância. […] Fala do amor, porque Deus não olha aos nossos méritos, mas à sua bondade, a fim de nos perdoar os nossos pecados e de nos prometer a vida eterna. E fala igualmente da verdade, porque Deus nunca falta às suas promessas. Reconheçamos este modelo divino e imitemos a Deus, que nos manifestou o Seu amor e a Sua verdade. […] Tal como Ele, realizemos neste mundo obras cheias de amor e de verdade. Sejamos bons para com os fracos, os pobres, e mesmo para com os nossos inimigos.

Vivamos na verdade evitando fazer o mal. Não multipliquemos os pecados, porque aquele que presume da bondade de Deus está a permitir que nele se introduza a vontade de tornar Deus injusto. Imagina esse que, mesmo que se obstine nos seus pecados e se recuse a arrepender-se deles, Deus lhe há-de conceder um lugar entre os seus fiéis servidores. Mas seria justo Deus colocar-te no mesmo lugar que aqueles que renunciaram aos seus pecados, quando tu perseveras nos teus? […] Por que pretendes, então, dobrá-lo à tua vontade? Sê tu a submeter-te à Sua.

A este propósito diz justamente o salmista: "Quem procurará a misericórdia e a verdade do Senhor junto Dele?" (Sl 60, 8). […] E por que dirá "junto Dele"? Porque são muitos os que procuram instruir-se acerca do amor do Senhor e da Sua verdade nos Livros sagrados. Porém, uma vez aí chegados, vivem para si próprios e não para Ele. Procuram os seus próprios interesses, e não os interesses de Jesus Cristo. Apregoam o amor e a verdade, mas não os praticam. Já aquele que ama a Deus e a Cristo, quando prega a verdade e o amor divinos, é para Deus que os procura, e não no seu próprio interesse. Não prega para daí retirar vantagens materiais, mas para o bem dos membros de Cristo, ou seja, dos seus fiéis. Distribui-lhes aquilo que aprendeu em espírito de verdade, de tal maneira que "os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2 Cor 5, 15). "Quem procurará a misericórdia e a verdade do Senhor?"





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sábado, 10 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 11 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S. Martinho (de Tours), bispo, +397

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Orígenes : «São filhos de Deus, sendo herdeiros da ressurreição»


Evangelho segundo S. Lucas 20,27-38.

Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no: «Mestre, Moisés prescreveu nos que, se morrer um homem deixando a mulher, mas não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva, para dar descendência ao irmão. Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou-se e morreu sem filhos; o segundo, depois o terceiro, casaram com a viúva; e o mesmo sucedeu aos sete, que morreram sem deixar filhos. Finalmente, morreu também a mulher. Ora bem, na ressurreição, a qual deles pertencerá a mulher, uma vez que os sete a tiveram por esposa?» Jesus respondeu-lhes: «Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se; mas aqueles que forem julgados dignos da vida futura e da ressurreição dos mortos não se casam, sejam homens ou mulheres, porque já não podem morrer: são semelhantes aos anjos e, sendo filhos da ressurreição, são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender no episódio da sarça, quando chama ao Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Ele, todos estão vivos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Orígenes (c. 185-243), padre e teólogo
Comentário sobre a epístola aos Romanos, 4, 7; PG 14, 985

«São filhos de Deus, sendo herdeiros da ressurreição»


No último dia, a morte será vencida. A ressurreição de Cristo, após o suplício da cruz, contém misteriosamente a ressurreição de todo o Corpo de Cristo. Tal como o corpo visível de Cristo é crucificado, amortalhado e depois ressuscitado, assim o Corpo inteiro dos santos de Cristo é com ele crucificado e já não vive em si mesmo. Mas quando chegar a hora da ressurreição do verdadeiro Corpo de Cristo, do seu Corpo total, então os membros de Cristo, hoje semelhantes a ossos secos, juntar-se-ão, articulação com articulação (Ez 37, 1s), cada um encontrando o seu lugar e «todos juntos constituirão um homem perfeito à medida da plenitude do corpo de Cristo» (Ef 4,13). Então a multidão de membros será um corpo, pois todos pertencem ao mesmo corpo (Rm 12, 4).





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 10 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S. Leão I Magno, papa, Doutor da Igreja, +461

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Gregório Magno : «Não se pode servir a dois senhores»


Evangelho segundo S. Lucas 16,9-15.

«E Eu digo-vos: Arranjai amigos com o dinheiro desonesto, para que, quando este faltar, eles vos recebam nas moradas eternas. Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é infiel no pouco também é infiel no muito. Se, pois, não fostes fiéis no que toca ao dinheiro desonesto, quem vos há-de confiar o verdadeiro bem? E, se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir a dois senhores; ou há-de aborrecer a um e amar o outro, ou dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.» Os fariseus, como eram avarentos, ouviam as suas palavras e troçavam dele. Jesus disse-lhes: «Vós pretendeis passar por justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações. Porque o que os homens têm por muito elevado é abominável aos olhos de Deus.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja
Escritos morais sobre Job, 34

«Não se pode servir a dois senhores»


Querer pôr a esperança e a confiança em bens passageiros é querer fazer  fundações em água corrente. Tudo passa ; Deus permanece. Agarrarmo-nos ao que é transitório é desligarmo-nos do que é permanente. Quem, portanto, levado no turbilhão agitado de um rápido, consegue manter-se firme em seu lugar, nessa  torrente fragorosa? Se quisermos recusar-nos a ser levados pela corrente, temos de nos afastar de tudo o que corre ; senão o objecto do nosso amor constranger-nos-á a chegar ao que precisamente queremos evitar. Aquele que se agarra aos bens transitórios será certamente arrastado até onde vão ter, à deriva, essas coisas a que se apega.

A primeira coisa a fazer é pois abstermo-nos de amar os bens materiais ; a segunda, não pormos total confiança naqueles bens que nos são confiados para ser usados e não para ser desfrutados. A alma que se prende a bens perecíveis, apenas, depressa perde a sua própria estabilidade. O turbilhão da vida actual arrasta quem nele se deixa ir, e é uma tonta ilusão, para aquele que é levado nesta corrente, nela querer manter-se de pé.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 09 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Dedicação da Basílica de Latrão

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Bernardo : Festa da dedicação de uma igreja, festa do povo de Deus


Evangelho segundo S. João 2,13-22.

Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nos seus postos. Então, fazendo um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas pelo chão e derrubou-lhes as mesas; e aos que vendiam pombas, disse-lhes: «Tirai isso daqui. Não façais da Casa de meu Pai uma feira.» Os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devora. Então os judeus intervieram e perguntaram-lhe: «Que sinal nos dás de poderes fazer isto?» Declarou-lhes Jesus, em resposta: «Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei!» Replicaram então os judeus: «Quarenta e seis anos levou este templo a construir, e Tu vais levantá-lo em três dias?» Ele, porém, falava do templo que é o seu corpo. Por isso, quando Jesus ressuscitou dos mortos, os seus discípulos recordaram-se de que Ele o tinha dito e creram na Escritura e nas palavras que tinha proferido.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja
Sermão 5 para a Dedicação

Festa da dedicação de uma igreja, festa do povo de Deus


Hoje, meus irmãos, celebramos uma grande festa; é a festa da casa do Senhor, do templo de Deus, da cidade do Rei eterno, da Esposa de Cristo... Perguntemo-nos, então, o que pode ser a casa de Deus, o seu templo, a sua cidade, a sua Esposa. Tenho de o dizer com temor e respeito: somos nós. Sim, nós somos tudo isso, mas no coração de Deus. Somo-lo pela sua graça e não pelos nossos méritos... A humilde confissão das nossas penas provoca a sua compaixão. Esta confissão dispõe Deus a vir em socorro da nossa fome como um pai de família e a fazer-nos encontrar junto dele pão em abundância. Somos, portanto, a sua casa onde nunca falta o alimento da vida...
      
"Sede santos, está escrito, porque eu, o vosso Senhor, sou santo" (Lv 11,44). E o apóstolo Paulo diz-nos: "Não sabeis que os vossos corpos são o templo do Espírito Santo e que o Espírito Santo tem em vós a sua morada?" Mas bastará a própria santidade? Segundo o apóstolo, é necessário também a paz: "Procurai, diz ele, viver em paz com toda a gente e também a santidade, sem a qual ninguém verá a Deus" (He 12,14). É esta paz que nos faz viver juntos, unidos como irmãos, é ela que constroi para o nosso Rei uma cidade toda nova chamada Jerusalém, o que quer dizer: visão da paz...
      
Por fim, é o próprio Deus quem nos diz: "Desposei-te na fé, desposei-te no julgamento e na justiça" (a dele, não a nossa), "desposei-te na ternura e na misericórdia" (Os 2,22.21). Não é verdade que ele se comportou como um esposo? Não vos amou como um esposo, com o ciúme dum esposo? Então, como poderíeis não vos considerar como a esposa? Assim, meus irmãos, uma vez que temos a prova de que somos a casa do Pai de família por causa da abundância dos bens que recebemos, o templo de Deus por causa da nossa santificação, a cidade do grande Rei por causa da nossa comunhão de vida, a esposa do Esposo imortal por causa do amor, parece-me que posso afirmar sem receio: esta festa é a nossa festa!





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 08 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Beata Isabel da Trindade, religiosa, +1906

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Pedro Crisólogo : Deus à procura de uma só ovelha para salvação de todas


Evangelho segundo S. Lucas 15,1-10.

Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem. Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.» Jesus propôs-lhes, então, esta parábola: «Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar? Ao encontrá-la, põe na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.' Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.» «Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perde uma, não acende a candeia, não varre a casa e não procura cuidadosamente até a encontrar? E, ao encontrá-la, convoca as amigas e vizinhas e diz: 'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida.' Digo-vos: Assim há alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja
Sermão 168, 4-6

Deus à procura de uma só ovelha para salvação de todas


O facto de encontrarmos um objecto que tínhamos perdido enche-nos de uma alegria nova cada vez que ocorre. E esta alegria é maior do que a que experimentávamos, antes de o perder, quando aquele objecto estava bem guardado. Mas a parábola da ovelha perdida fala mais da ternura de Deus do que da maneira como os homens habitualmente se comportam. E ela exprime uma verdade profunda. Abandonar o que tem importância por amor do que há de mais humilde é próprio do poder divino, não da cobiça humana. Porque Deus faz mesmo existir o que não é; parte à procura do que está perdido, guardando o que deixou ficar para trás, e encontra o que se tinha transviado sem perder o que está à sua guarda.

É por isso que este pastor não é da terra mas do céu. A parábola não é de forma alguma a representação de obras humanas, mas esconde mistérios divinos, como é demonstrado cabalmente pelos números que menciona: "Se um de vós, diz o Senhor, tiver cem ovelhas e perder uma..." Como vedes, a perda de uma só ovelha magoou o pastor, tanto como se o rebanho inteiro, privado da sua protecção, se tivesse metido por um caminho errado. É por isso que, deixando as outras noventa e nove, ele parte à procura de uma só, não se ocupa senão de uma só, a fim de as encontrar e, nela, as salvar a todas.    





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


terça-feira, 6 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 07 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Maria, Medianeira de todas as Graças


Evangelho segundo S. Lucas 14,25-33.

Seguiam com ele grandes multidões; e Jesus, voltando-se para elas, disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo e não me tem mais amor que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo. Quem dentre vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro para calcular a despesa e ver se tem com que a concluir? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, não a podendo acabar, todos os que virem comecem a troçar dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não pôde acabar.' Ou qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro para examinar se lhe é possível com dez mil homens opor-se àquele que vem contra ele com vinte mil? Se não pode, estando o outro ainda longe, manda-lhe embaixadores a pedir a paz. Assim, qualquer de vós, que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.»


Da Bíblia Sagrada





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.