sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 01 de Março de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santo Albino, bispo, +550,   S. Rosendo, bispo, +977

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. João Clímaco : "Tem piedade de mim que sou pecador"


Evangelho segundo S. Lucas 18,9-14.

Disse também a seguinte parábola, a respeito de alguns que confiavam muito em si mesmos, tendo-se por justos e desprezando os demais: «Dois homens subiram ao templo para orar: um era fariseu e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, de pé, fazia interiormente esta oração: 'Ó Deus, dou-te graças por não ser como o resto dos homens, que são ladrões, injustos, adúlteros; nem como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo quanto possuo.' O cobrador de impostos, mantendo-se à distância, nem sequer ousava levantar os olhos ao céu; mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador.' Digo-vos: Este voltou justificado para sua casa, e o outro não. Porque todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. João Clímaco (c. 575 - c. 650), monge no Monte Sinai
A Escada Santa, cp. 28

"Tem piedade de mim que sou pecador"


Que a vossa oração seja muito simples; uma só palavra bastou ao publicano e ao filho pródigo para obterem o perdão de Deus (Lc 15,21)... Não rebusquem as palavras da vossa oração; quantas vezes o balbuciar simples e monótono das crianças não dobrou a vontade dos seus pais?! Não se lancem, pois, em longos discursos para que o vosso espírito não se distraia na busca das palavras. Uma só palavra do publicano tocou a misericórdia de Deus; uma só palavra cheia de fé salvou o bom ladrão (Lc 23,42). O palavreado na oração enche muitas vezes o espírito de imagens e distrai-o, ao passo que uma só palavra tem, muitas vezes, o efeito de o concentrar. Sentem-se consolados, agarrados por uma palavra da vossa oração? Então, detenham-se nela porque é o vosso anjo que reza convosco. Não se convençam demais, mesmo se atingiram a pureza, mas vivam em grande humildade e então hão-de sentir grande confiança. Mesmo se já subiram a escada da perfeição, rezem para pedir o perdão dos vossos pecados; escutem o que diz S. Paulo: "Sou o primeiro dos pecadores" (1Tm 1,15)... Se estiverem revestidos de mansidão e libertos de toda a cólera, já não vos custará muito para libertarem o vosso espírito do cativeiro.
    
Enquanto não conseguirmos uma oração verdadeira, assemelhamo-nos aos que ensinam as crianças a dar os primeiros passos. Trabalhem para elevar o vosso pensamento ou, melhor, para confiná-lo às palavras da vossa oração; se a fraqueza da infância o fizer cair, ergam-no. Porque o espírito é instável por natureza mas Aquele que pode tudo fortalecer pode estabilizar também o vosso espírito... O primeiro degrau da oração consiste, pois, em expulsar com uma palavra simples as sugestões do espírito no próprio momento em que elas se apresentam. O segundo é guardar o nosso pensamento apenas para o que dizemos e pensamos. O terceiro é a entrega da alma ao Senhor.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 29 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santo Osvaldo, bispo, mártir,+992,  S. Gregório de Narek, religioso, +1010

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo António : "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração"


Evangelho segundo S. Marcos 12,28-34.

Aproximou-se dele um escriba que os tinha ouvido discutir e, vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu: «O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.» O escriba disse-lhe: «Muito bem, Mestre, com razão disseste que Ele é o único e não existe outro além dele; e amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios.» Vendo que ele respondera com sabedoria, Jesus disse: «Não estás longe do Reino de Deus.» E ninguém mais ousava interrogá-lo.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo António (c. 1195-1231), franciscano, doutor da Igreja
Sermões sobre os domingos e festas dos santos

"Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração"


«Amarás o Senhor teu Deus». 'Teu' Deus - é o que está dito e essa é uma razão para o amares ainda mais; nós amamos muito mais o que é nosso do que aquilo que nos é estranho. É certo que o Senhor teu Deus merece ser amado; ele fez-se teu servo, para que lhe pertenças e não te envergonhes de o servir... Ao longo de trinta anos, o teu Deus fez-se teu servo, por causa dos teus pecados, para te arrancar à servidão do diabo. Amarás, portanto, o Senhor teu Deus. Aquele que te fez, fez-se teu servo, por tua causa; entregou-se inteiro a ti, a fim de que tu próprio te entregues. Quando eras infeliz, ele reconstruiu a tua felicidade, entregou-se a ti para te devolver a ti mesmo.

Amarás, portanto, o Senhor teu Deus «com todo o teu coração» 'Todo': não podes guardar para ti nenhuma parte de ti mesmo. Ele quer a oferenda de tudo o que és. Comprou-te totalmente entregando-se totalmente, para te possuir, só ele, a ti, na totalidade. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração. Não faças como Ananias e Safira, que guardaram para si uma parte deles mesmos, porque então poderias morrer como eles morreram (Act 5,1sg). Ama, pois, totalmente e não em parte. Porque Deus não tem partes; está inteiro em todo o lugar. Não quer partilhas no teu ser, ele que está todo inteiro no seu Ser. Se reservares para ti uma parte de ti mesmo, és teu e não dele.  
      
Queres então possuir tudo? Dá-lhe o que és e ele dar-te-á o que é. Não terás mais nada teu; mas tê-lo-ás inteiro em todo o teu ser.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 28 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Romão, confessor, séc. V,   S. Torcato, bispo, séc. I

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Simeão o Novo Teólogo : "Quem não recolhe comigo, dispersa"


Evangelho segundo S. Lucas 11,14-23.

Jesus estava a expulsar um demónio mudo. Quando o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.» Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-lhes: «Todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado e cairá casa sobre casa. Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Se é por Belzebu que Eu expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Simeão o Novo Teólogo (c. 949 - 1022), monge ortodoxo
Catequese 27

"Quem não recolhe comigo, dispersa"


O teu Mestre não se zanga quando o insultam; e tu, enervas-te? Ele suporta escarros, bofetados, chicotadas; e tu não podes aceitar uma palavra dura? Ele acolhe a cruz, uma morte desonrosa, a tortura dos cravos; e tu não aceitas cumprir os serviços menos honrosos? Como irás tornar-te participante da sua glória (1 Pe 5,1) se não aceitas tornar-te participante da sua morte desonrosa? Na verdade, foi em vão que abandonaste as riquezas, se não quiseres tomar a cruz, tal como ele ordenou com a sua palavra de verdade: «Vende o que tens e dá-o aos pobres», prescreve ele ao jovem rico, assim como a todos nós, «toma a tua cruz», «vem e segue-me» (Mt 19,21.16,24). Tu fizeste bem em partilhar as tuas riquezas, mas não aceitaste tomar a cruz, isto é, suportar com valentia o assalto de todas as provações; perdeste-te no caminho da vida e separaste-te, para tua desgraça, do teu Deus dulcíssimo e do teu Mestre
    
Peço-vos, meus irmãos, observemos todos os mandamentos de Cristo, suportemos até à morte, por amor do Reino dos céus, as provações que nos assaltam, a fim de participarmos na glória de Deus, de ter parte na vida eterna e de herdar o gozo dos bens indizíveis, em Cristo Jesus nosso Senhor.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 27 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, confessor, +1862,   S. Leandro, bispo, +600

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Epifânio de Benevento : «Para se cumprir totalmente a Escritura» (Jo 19,28)


Evangelho segundo S. Mateus 5,17-19.

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Epifânio de Benevento (sécs. V-VI), bispo
Comentário sobre os quatro evangelhos, PLS 3, 852

«Para se cumprir totalmente a Escritura» (Jo 19,28)


«Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição» […] Naquele tempo, com efeito, o Senhor exerceu o poder para cumprir na sua pessoa todos os mistérios que a Lei anunciava acerca de Si. Porque, na Paixão, Ele concretizou todas as profecias. Quando, segundo a profecia do bem-aventurado David (Sl 68,22), lhe ofereceram uma esponja embebida em vinagre para acalmar a sede, Ele aceitou-a dizendo: «Tudo está consumado». Depois, inclinando a cabeça, entregou o espírito (Jo 19,30).

Não só Ele realizou pessoalmente tudo o que disse, como também nos confiou os seus mandamentos, para que os puséssemos em prática. Ainda que os Antigos não tenham podido observar os mandamentos mais elementares da Lei (Act 15,10), Ele prescreveu-nos que seguíssemos os mais difíceis, por meio da graça e do poder que vêm da cruz.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 26 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Porfírio de Gaza, bispo, +420

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São João Crisóstomo : «Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido» (Mt 6,12)


Evangelho segundo S. Mateus 18,21-35.

Então, Pedro aproximou-se e perguntou-lhe: «Senhor, se o meu irmão me ofender, quantas vezes lhe deverei perdoar? Até sete vezes?» Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Por isso, o Reino do Céu é comparável a um rei que quis ajustar contas com os seus servos. Logo ao princípio, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo com que pagar, o senhor ordenou que fosse vendido com a mulher, os filhos e todos os seus bens, a fim de pagar a dívida. O servo lançou-se, então, aos seus pés, dizendo: 'Concede-me um prazo e tudo te pagarei.' Levado pela compaixão, o senhor daquele servo mandou-o em liberdade e perdoou-lhe a dívida. Ao sair, o servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia cem denários. Segurando-o, apertou-lhe o pescoço e sufocava-o, dizendo: 'Paga o que me deves!' O seu companheiro caiu a seus pés, suplicando: 'Concede-me um prazo que eu te pagarei.' Mas ele não concordou e mandou-o prender, até que pagasse tudo quanto lhe devia. Ao verem o que tinha acontecido, os outros companheiros, contristados, foram contá-lo ao seu senhor. O senhor mandou-o, então, chamar e disse-lhe: 'Servo mau, perdoei-te tudo o que me devias, porque assim mo suplicaste; não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?' E o senhor, indignado, entregou-o aos verdugos até que pagasse tudo o que devia. Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia e posteriormente de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre S. Mateus, nº 61

«Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido» (Mt 6,12)


Cristo pede-nos portanto duas coisas: que condenemos os nossos pecados, que perdoemos os dos outros; que façamos a primeira coisa por causa da segunda, a qual nos será então mais fácil, pois aquele que pensa nos seus próprios pecados será menos severo para com o seu companheiro de miséria. E devemos perdoar não por palavras apenas, mas «do fundo do coração», para que contra nós não se vire o ferro com que pensamos bater nos outros. Que mal te pode fazer o teu inimigo, que seja comparável àquele que a ti próprio fazes? […] Se te deixas chegar à indignação e à cólera, serás ferido não pela injúria que ele fez contra ti, mas por esse teu ressentimento.

Portanto não digas: «Ele ultrajou-me, caluniou-me, fez-me coisas miseráveis.» Quanto mais disseres que te fez mal, mais mostras, afinal, que te fez bem, pois deu-te ocasião para te purificares dos pecados. Assim, quanto mais ele te ofender, mais te põe em estado de obteres de Deus o perdão para as tuas faltas. Porque, se nós quisermos, ninguém nos poderá prejudicar;  e até os nossos inimigos nos prestarão assim um grande serviço […] Considera portanto a vantagem que retiras das injúrias, se as sofreres com humildade e mansidão.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


domingo, 24 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 25 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Sebastião de Aparício, leigo, confessor, +1600

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Guilherme de Saint-Thierry : "Havia muitas viúvas em Israel"


Evangelho segundo S. Lucas 4,24-30.

Acrescentou, depois: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua pátria. Posso assegurar-vos, também, que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que vivia em Sarepta de Sídon. Havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado senão o sírio Naaman.» Ao ouvirem estas palavras, todos, na sinagoga, se encheram de furor. E, erguendo-se, lançaram-no fora da cidade e levaram-no ao cimo do monte sobre o qual a cidade estava edificada, a fim de o precipitarem dali abaixo. Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu-o seu caminho.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Guilherme de Saint-Thierry (c. 1085-1148), monge beneditino, depois cisterciense
A Contemplação de Deus, 12

"Havia muitas viúvas em Israel"


Infeliz da minha alma, que se encontra nua a transida, Senhor; e que deseja ser aquecida ao calor do Teu amor. […] Na imensidão do deserto do meu coração, não apanho uns raminhos, como a viúva de Sarepta, junto apenas estas vergônteas, a fim de preparar qualquer coisa para comer, com um punhado de farinha e uma gota de azeite, e em seguida, entrando na tenda onde habito, morrer (1Rs 17, 10ss.). Mas não morrerei tão depressa; não, Senhor, antes viverei para propalar as Tuas obras (Sl 117, 17).

Aqui me encontro, pois, na minha solidão […] e abro a boca para Ti, Senhor, procurando o sopro da vida. Por vezes, Senhor […] tu metes-me qualquer coisa na boca do coração; mas não me permites saber do que se trata. Provo um sabor tão doce, tão suave, tão reconfortante, que outro não busco; quando o recebo, porém, não me permites discernir de que se trata. […] Quando o recebo, tenho vontade de o reter e o ruminar, de o saborear, mas ele passa bem depressa. […]

Aprendo pela experiência o que dizes do Espírito no Evangelho: "Ninguém sabe de onde vem nem para onde vai" (Jo 3, 8). Com efeito, tudo quanto tive o cuidado de confiar à minha memória, a fim de poder revê-lo quando quisesse, submetendo-o assim à minha vontade, tudo isso encontro morto e insípido. Oiço as Tuas palavras: "O Espírito sopra onde quer", e descubro em mim que Ele não sopra quando eu quero, mas quando Ele quer. […]

Para Ti, pois, Senhor, para Ti se voltam os meus olhos (Sl 122, 1). […] Quanto tempo tardarás? Quanto tempo se demorará a minha alma junto a Ti, infeliz, ansiosa, em cuidados? (Sl 12, 2). Esconde-me, peço-Te, no segredo do Teu rosto, longe das intrigas dos homens; protege-me na tenda, longe da guerra das línguas (Sl 31, 21).





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sábado, 23 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 24 de Fevereiro de 2008

3º Domingo da Quaresma (semana III do saltério)
Hoje a Igreja celebra : S. Sérgio, mártir, +304

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Bem-aventurada Teresa de Calcutá : "Dá-me de beber"


Evangelho segundo S. João 4,5-42.

Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacob tinha dado ao seu filho José. Ficava ali o poço de Jacob. Então Jesus, cansado da caminhada, sentou-se, sem mais, na borda do poço. Era por volta do meio-dia. Entretanto, chegou certa mulher samaritana para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-me de beber.» Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Disse-lhe então a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?» É que os judeus não se dão bem com os samaritanos. Respondeu-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é que te diz: 'dá-me de beber', tu é que lhe pedirias, e Ele havia de dar-te água viva!» Disse-lhe a mulher: «Senhor, não tens sequer um balde e o poço é fundo... Onde consegues, então, a água viva? Porventura és mais do que o nosso patriarca Jacob, que nos deu este poço donde beberam ele, os seus filhos e os seus rebanhos?» Replicou-lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede; mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há-de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna.» Disse-lhe a mulher: «Senhor, dá-me dessa água, para eu não ter sede, nem ter de vir cá tirá-la.» Respondeu-lhe Jesus: «Vai, chama o teu marido e volta cá.» A mulher retorquiu-lhe: «Eu não tenho marido.» Declarou-lhe Jesus: «Disseste bem: 'não tenho marido', pois tiveste cinco e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste verdade.» Disse-lhe a mulher: «Senhor, vejo que és um profeta! Os nossos antepassados adoraram a Deus neste monte, e vós dizeis que o lugar onde se deve adorar está em Jerusalém.» Jesus declarou-lhe: «Mulher, acredita em mim: chegou a hora em que, nem neste monte, nem em Jerusalém, haveis de adorar o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. Mas chega a hora e é já em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são assim os adoradores que o Pai pretende. Deus é espírito; por isso, os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.» Disse-lhe a mulher: «Eu sei que o Messias, que é chamado Cristo, está para vir. Quando vier, há-de fazer-nos saber todas as coisas.» Jesus respondeu-lhe: «Sou Eu, que estou a falar contigo.» Nisto chegaram os seus discípulos e ficaram admirados de Ele estar a falar com uma mulher. Mas nenhum perguntou: 'Que procuras?', ou: 'De que estás a falar com ela?' Então a mulher deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àquela gente: «Eia! Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz! Não será Ele o Messias?» Eles saíram da cidade e foram ter com Jesus. Entretanto, os discípulos insistiam com Ele, dizendo: «Rabi, come.» Mas Ele disse-lhes: «Eu tenho um alimento para comer, que vós não conheceis.» Então os discípulos começaram a dizer entre si: «Será que alguém lhe trouxe de comer?» Declarou-lhes Jesus: «O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra. Não dizeis vós: 'Mais quatro meses e vem a ceifa'? Pois Eu digo-vos: Levantai os olhos e vede os campos que estão doirados para a ceifa. Já o ceifeiro recebe o seu salário e recolhe o fruto em ordem à vida eterna, de modo que se alegram ao mesmo tempo aquele que semeia e o que ceifa. Nisto, porém, é verdadeiro o ditado: 'um é o que semeia e outro o que ceifa'. Porque Eu enviei-vos a ceifar o que não trabalhastes; outros se cansaram a trabalhar, e vós ficastes com o proveito da sua fadiga.» Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram nele devido às palavras da mulher, que testemunhava: «Ele disse-me tudo o que eu fiz.» Por isso, quando os samaritanos foram ter com Jesus, começaram a pedir-lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Então muitos mais acreditaram nele por causa da sua pregação, e diziam à mulher: «Já não é pelas tuas palavras que acreditamos; nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é verdadeiramente o Salvador do mundo.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Carta a toda a sua comunidade, dita "Testamento espiritual"

"Dá-me de beber"


As palavras de Jesus "Tenho sede" (Jo 19,28), que estão escritas na parede de todas as nossas capelas, não fazem parte do passado mas estão vivas, aqui e agora; elas são ditas para vós. Acreditais nisso? Se sim, ouvireis e sentireis a sua presença. Deixai-o tornar-se tão íntimo em vós como ele o é em mim; essa será a maior alegria que lhe podereis oferecer. Tentarei ajudar-vos a compreender isso, mas é Jesus, ele próprio, o único a poder dizer-vos "Tenho sede!" Escutai o vosso próprio nome. E não apenas uma vez. Todos os dias. Se escutardes com o vosso coração, vós ouvireis, vós compreendereis.

Porque é que Jesus disse: "Tenho sede"? Qual é o sentido? É tão difícil de explicar por palavras… Contudo, se deveis reter alguma coisa desta carta, que seja esta: "Tenho sede" é uma palavra muito mais profunda do que se Jesus tivesse simplesmente dito "Amo-vos". Enquanto não souberdes, e de uma forma muito íntima, que Jesus tem sede de vós, ser-vos-á impossível saber o que ele quer ser para vós; nem o que ele quer que vós sejais para ele. O coração e a alma das Missionárias da Caridade consistem exclusivamente nisto: a sede do coração de Jesus, escondida nos pobres. Eis a única fonte de toda a nossa vida. Ela dá-vos, ao mesmo tempo o objectivo… e o espírito da nossa Congregação. Estancar a sede de Jesus vivo no meio de nós é a nossa única razão de ser e o nosso único objectivo. Podemos dizer o mesmo de nós próprias, a saber, que essa é a nossa única razão de viver?





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 23 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Policarpo, bispo, mártir, +155

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Sto. André de Creta : "Aqui morro de fome! Vou regressar para casa de meu pai"


Evangelho segundo S. Lucas 15,1-3.11-32.

Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem. Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e come com eles.» Jesus propôs-lhes, então, esta parábola: Disse ainda: «Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte dos bens que me corresponde.' E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais novo, juntando tudo, partiu para uma terra longínqua e por lá esbanjou tudo quanto possuía, numa vida desregrada. Depois de gastar tudo, houve grande fome nesse país e ele começou a passar privações. Então, foi colocar-se ao serviço de um dos habitantes daquela terra, o qual o mandou para os seus campos guardar porcos. Bem desejava ele encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. E, caindo em si, disse: 'Quantos jornaleiros de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e vou dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus jornaleiros.' E, levantando-se, foi ter com o pai. Quando ainda estava longe, o pai viu-o e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço e cobriu-o de beijos. O filho disse-lhe: 'Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho.' Mas o pai disse aos seus servos: 'Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o; vamos fazer um banquete e alegrar-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.' E a festa principiou. Ora, o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se de casa ouviu a música e as danças. Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. Disse-lhe ele: 'O teu irmão voltou e o teu pai matou o vitelo gordo, porque chegou são e salvo.' Encolerizado, não queria entrar; mas o seu pai, saindo, suplicava-lhe que entrasse. Respondendo ao pai, disse-lhe: 'Há já tantos anos que te sirvo sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos; e agora, ao chegar esse teu filho, que gastou os teus bens com meretrizes, mataste-lhe o vitelo gordo.' O pai respondeu-lhe: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; estava perdido e foi encontrado.'»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Sto. André de Creta (660-740), monge e bispo
Grande Cânone da liturgia ortodoxa para a Quaresma, 1ª ode

"Aqui morro de fome! Vou regressar para casa de meu pai"


Por onde começar a chorar o que fiz ao longo da vida?
Quais serão os primeiros acordes desse canto de luto?
Concede-me, ó Cristo, o perdão dos meus pecados...

Tal como o oleiro amassando a argila,
tu me deste, ó meu Criador, carne e ossos, espírito e vida.
Senhor que me criaste, meu juiz e meu Salvador,
traz-me hoje de volta para ti.

Ó meu Salvador, diante de ti confesso as minhas faltas.
Eu caí sob os golpes do Inimigo.
Eis as chagas com que os meus pensamentos assassinos,
quais salteadores, mutilaram a minha alma e o meu corpo (Lc 10,20sg).

Eu pequei, ó Salvador, mas sei que amas o homem.
É a tua ternura que nos castiga
e a tua misericórdia é como o fogo.
Vês-me chorar e vens a mim
tal como o Pai acolhe o filho pródigo.

Desde a juventude, ó meu Salvador, desprezei os teus mandamentos.
Passei a vida em paixões e inconsciências.
Grito por ti: antes que chegue a morte,
salva-me...

Em coisas vãs dissipei o património da minha alma.
Não colhi os frutos do fervor e tenho fome.
E grito: Pai de ternura, vem a mim,
guarda-me na tua misericórdia.

Aquele que os ladrões assaltaram (Lc 10,30sg),
sou eu no desvario dos meus pensamentos.
Eles atacam-me, ferem-me.
Inclina-te sobre mim, Cristo Salvador, e cura-me.

O sacerdote viu-me e afastou-se.
O levita viu-me, nu e sofrendo, e passou adiante.
Mas tu, Jesus nascido de Maria,
tu paras e socorres-me...

Lanço-me a teus pés, Jesus,
pequei contra o teu amor.
Liberta-me deste fardo pesado demais
e, na tua misericórdia, acolhe-me.

Não entres em juizo contra mim,
não reveles as minhas acções,
não prescrutes motivos e desejos.
Mas, na tua compaixão, ó Todo-Poderoso,
fecha os olhos às minhas faltas e salva-me.

Eis o tempo do arrependimento. Venho a ti.
Liberta-me do pesado fardo dos meus pecados
e, na tua ternura, dá-me lágrimas de arrependimento.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Cadeira de São Pedro,   Beato Diogo Carvalho, presbítero, mártir, +1624

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Leão Magno : "Sobre esta pedra construirei a minha Igreja"


Evangelho segundo S. Mateus 16,13-19.

Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.» Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Leão Magno (? - cerca 461), papa e doutor da Igreja
4º Sermão para o aniversário da sua ordenação

"Sobre esta pedra construirei a minha Igreja"


Nada escapava à sabedoria e ao poder de Cristo: os elementos da natureza estavam ao seu serviço, os espíritos obedeciam-lhe, os anjos serviam-no… E, contudo, no universo inteiro, só Pedro foi escolhido para presidir à chamada dos povos, à direcção de todos os apóstolos e de todos os Padres da Igreja. Assim, embora haja no povo de Deus muitos padres e muitos pastores, Pedro governá-los-ia pessoalmente a todos, como Cristo também os governa com o título de chefe…

O Senhor pergunta a todos os apóstolos qual é a opinião dos homens a seu respeito. E eles dizem todos a mesma coisa, bem como expõem longamente as dúvidas provenientes da ignorância humana. Mas assim que o Senhor exige conhecer os sentimentos dos próprios discípulos, o primeiro a confessar o Senhor é aquele que é o primeiro na dignidade de apóstolo. Como ele disse: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo", Jesus respondeu-lhe: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelaram, mas meu Pai que está nos céus". Foi a inspiração do céu que te instruiu; não foi a carne nem o sangue que te permitiram descobrir-me, mas aquele do qual eu sou o Filho único.

"E eu, declaro-te", quer dizer; tal como meu Pai te manifestou a minha divindade, também eu te faço conhecer a tua superioridade. "Tu és Pedro", quer dizer: Eu sou a rocha inabalável, a pedra angular que de dois povos fez um só (Ef 2,14), o fundamento que ninguém pode substituir por outro (1Co 3,11), mas também tu és pedra, porque és sólido pela minha força, e o que me é próprio pelo meu poder, tu o tens em comum comigo pelo facto de estares em comunhão comigo. "Sobre esta pedra, construirei a minha Igreja". Sobre a solidez deste fundamento, disse ele, eu construirei um templo eterno, e a minha Igreja, cujo cume chegará ao céu, elevar-se-á sobre o fundamento desta fé.  





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 21 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Pedro Damião, bispo, Doutor da Igreja, +1072

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São João Crisóstomo : "Não vos esqueçais da hospitalidade"


Evangelho segundo S. Lucas 16,19-31.

«Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas. Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas. Ora, o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio. Então, ergueu a voz e disse: 'Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas chamas.' Abraão respondeu-lhe: 'Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado. Além disso, entre nós e vós há um grande abismo, de modo que, se alguém pretendesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo, nem tão pouco vir daí para junto de nós.' O rico insistiu: 'Peço-te, pai Abraão, que envies Lázaro à casa do meu pai, pois tenho cinco irmãos; que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.' Disse lhe Abraão: 'Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam!' Replicou-lhe ele: 'Não, pai Abraão; se algum dos mortos for ter com eles, hão-de arrepender-se.' Abraão respondeu-lhe: 'Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os mortos.'»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia, depois de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilia sobre Lázaro

"Não vos esqueçais da hospitalidade"


A propósito desta parábola, convém perguntarmos a nós próprios por que motivo o rico vê Lázaro no seio de Abraão e não em companhia de outro justo. É que Abraão foi hospitaleiro. Aparece, pois, ao lado de Lázaro, para acusar o rico de não ter sido hospitaleiro. Com efeito, o patriarca procurava reter os mais simples transeuntes, dando-lhes acesso à sua tenda (Gn 18, 1ss.). O rico, pelo contrário, apenas mostrara desdém por aquele que vivia diante de sua casa. Ora, tratava-se de um homem que, dispondo de tanto dinheiro, podia dar segurança ao pobre. Mas continuou a ignorá-lo, dia após dia, não lhe proporcionando a ajuda de que ele tinha necessidade.

O patriarca não agiu desta forma, bem pelo contrário! Sentado à entrada da tenda, estendia a mão a quantos passavam, qual pescador que lança a rede ao mar para apanhar o peixe, apanhando muitas vezes também ouro e pedras preciosas. Assim, apanhando os homens na sua rede, aconteceu a Abraão apanhar também anjos, e – coisa espantosa! – sem disso se precaver.

O próprio Paulo se mostra espantado, tendo-nos deixado a seguinte exortação: "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, sem o saberem, hospedaram anjos" (Heb 13, 2). E Paulo tem razão em dizer "sem o saberem". Se Abraão tivesse sabido que aqueles que acolhia com tanta benevolência eram anjos, nada teria feito de extraordinário ou de admirável em assim os acolher. Se recebe este elogio é, pois, porque ignorava a identidade daquelas personagens. Com efeito, tomou por homens vulgares estes viajantes que tão generosamente convidou para sua casa. Também tu sabes mostrar-te apressado em receber uma personagem célebre, mas tal não é motivo de espanto. […] Em contrapartida, é realmente admirável reservar um acolhimento cheio de bondade à gente normal que não conhecemos.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 20 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Beato Francisco Marto, vidente de Fátima, +1919,   Beata Jacinta Marto, vidente de Fátima, +1920

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : "Eis que subimos a Jerusalém"


Evangelho segundo S. Mateus 20,17-28.

Ao subir a Jerusalém, pelo caminho, chamou à parte os Doze e disse-lhes: «Vamos subir a Jerusalém e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei, que o vão condenar à morte. Hão-de entregá-lo aos pagãos, que o vão escarnecer, açoitar e crucificar. Mas Ele ressuscitará ao terceiro dia.» Aproximou-se então de Jesus a mãe dos filhos de Zebedeu, com os seus filhos, e prostrou-se diante dele para lhe fazer um pedido. «Que queres?» perguntou-lhe Ele. Ela respondeu: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem um à tua direita e o outro à tua esquerda, no teu Reino.» Jesus retorquiu: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu estou para beber?» Eles responderam: «Podemos.» Jesus replicou-lhes: «Na verdade, bebereis o meu cálice; mas, o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence a mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado.» Ouvindo isto, os outros dez ficaram indignados com os dois irmãos. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações as governam como seus senhores, e que os grandes exercem sobre elas o seu poder. Não seja assim entre vós. Pelo contrário, quem entre vós quiser fazer se grande, seja o vosso servo; e quem, no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Discurso sobre o salmo 121

"Eis que subimos a Jerusalém"


Nos "Salmos da Subida", o salmista aspira a Jerusalém, afirmando que deseja subir. Subir para onde? Desejará atingir o sol, a lua, as estrelas? Não. O que está no céu é a Jerusalém eterna, onde habitam os anjos, nossos concidadãos (Heb 12, 22). Nesta terra, nós estamos exilados, longe deles. No percurso do exílio, suspiramos; na cidade, exultaremos de alegria.

Durante a viagem, encontramos alguns companheiros que já viram a cidade e que nos animam a correr para ela. Eles arrancaram ao salmista um grito de alegria: "Exultei quando me disseram: 'Iremos para a casa do Senhor'" (Sl 121, 1). […] "Iremos para a casa do Senhor": corramos, pois, corramos, porque chegaremos à casa do Senhor. Corramos sem parar; aqui, não há lassidão. Corramos para a casa do Senhor e exultemos de alegria com aqueles que nos chamam, os que foram os primeiros a contemplar a nossa pátria. Eles chamam de longe os que os seguem, bradando: "Iremos para a casa do Senhor; vinde, correi!" Os apóstolos viram essa casa e chamam-nos: "Correi, vinde, segui-nos! Iremos para a casa do Senhor!"

E que responde cada um de nós? "Exultei quando me disseram: 'Iremos para a casa do Senhor'". Alegrei-me nos profetas, alegrei-me nos apóstolos, porque todos eles me disseram: "Iremos para a casa do Senhor".





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 19 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Conrado de Placência, confessor, +1351

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Máximas dos Padres do deserto : «Quem se humilha será exaltado»


Evangelho segundo S. Mateus 23,1-12.

Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos. Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados 'mestres' pelos homens. Quanto a vós, não vos deixeis tratar por 'mestres', pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. E, na terra, a ninguém chameis 'Pai', porque um só é o vosso 'Pai': aquele que está no Céu. Nem permitais que vos tratem por 'doutores', porque um só é o vosso 'Doutor': Cristo. O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Máximas dos Padres do deserto (sécs. IV e V)
Macário 11 (a partir da trad. Solesmes 1966, p.217)

«Quem se humilha será exaltado»


Um dia, regressava Padre Macário do pântano para a cela levando umas folhas de palmeira. No caminho o diabo veio ao seu encontro, com uma gadanha: quis feri-lo com ela, mas não conseguiu. Disse-lhe então: «Macário, por tua causa passo por muitos tormentos, pois não posso vencer-te. No entanto, faço tudo o que tu fazes: tu jejuas, e eu nunca como; fazes vigília, e eu nada durmo. Só me suplantas num aspecto». «Em qual?», perguntou Macário. «Na humildade, é ela que não me deixa vencer-te».






Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


domingo, 17 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 18 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Bernardete Soubirous, religiosa, + 1879,   S. Teotónio, religioso, +1162

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Youssef Bousnaya : «Sede misericordiosos como misericordioso é vosso Pai»


Evangelho segundo S. Lucas 6,36-38.

Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.» «Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e ser-vos-á dado: uma boa medida, cheia, recalcada, transbordante será lançada no vosso regaço. A medida que usardes com os outros será usada convosco.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Youssef Bousnaya (c. 869-979), monge sírio
Vida e doutrina de Rabban Youssef Bousnaya, por Jean Bar Kaldoum

«Sede misericordiosos como misericordioso é vosso Pai»


A misericórdia é a imagem de Deus, e o homem misericordioso é, em verdade, um Deus que habita na terra. Tal como Deus é misericordioso para com todos, sem fazer distinções, também o homem misericordioso distribui os seus dons por todos de igual forma.
Meu filho, sê misericordioso e distribui por todos os teus dons, para que possas elevar-te ao grau da divindade […]. Não te deixes seduzir por este pensamento que poderás achar atraente: « Mais vale ser misericordioso para com o que tem fé que para com quem nos é estranho». Não é essa a misericórdia perfeita que imita a Deus e que distribui os dons por todos, sem inveja, «que igualmente faz o Sol levantar-se sobre os bons e os maus e a chuva cair sobre os justos e os pecadores» (Mt 5,45) […]
«Deus é amor» (1 Jo 4,8); a sua essência é amor, e o amor é a sua própria essência. Por amor, o nosso Criador foi levado a produzir a nossa criação. O homem que possui a caridade é verdadeiramente Deus no meio dos homens.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sábado, 16 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 17 de Fevereiro de 2008

2º Domingo da Quaresma (semana II do saltério)
Hoje a Igreja celebra : Santos Fundadores da Ordem dos Servitas, século XIV

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Leão Magno : "Este é o meu Filho bem-amado...; escutai-O!"


Evangelho segundo S. Mateus 17,1-9.

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.» Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados. Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.» Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém. Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Leão Magno (? - c. 461), papa e doutor da Igreja
Sermão 51

"Este é o meu Filho bem-amado...; escutai-O!"


Os apóstolos, que precisavam de ser confirmados na sua fé, receberam no prodígio da Transfiguração um ensinamento adequado para os levar ao conhecimento de todas as coisas. Com efeito, Moisés e Elias, quer dizer, a Lei e os profetas, apareceram conversando com o Senhor... Tal como diz S. João: "A Lei foi comunicada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (1,17).
      
O apóstolo Pedro estava, por assim dizer, arrebatado em êxtase com o desejo dos bens eternos; cheio de alegria com tal visão, desejava habitar com Jesus naquele lugar em que a Sua glória, assim manifestada, o cumulava de júbilo. Por isso, diz: "Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Mas o Senhor não respondeu a esta proposta, querendo naturalmente mostrar não que aquele desejo era mau mas que era deslocado. Porque o mundo só podia ser salvo pela morte de Cristo e o exemplo do Senhor exortava a fé dos crentes a compreender que, sem que nos seja permitido duvidar da felicidade prometida, é preciso, no meio das tentações desta vida, pedir mais a paciência do que a glória, porque a felicidade do Reino não pode preceder o tempo do sofrimento.  
    
Foi por isso que, enquanto ele falava ainda, uma nuvem luminosa os envolveu e do meio da nuvem uma voz proclamou: "Este é o meu Filho bem-amado, em quem pus todo o meu amor; escutai-O"... "Este é o meu Filho, por Ele tudo foi feito e sem Ele nada foi feito" (Jo 1,3). Tudo o que Eu faço, Ele o faz também; tudo o que Eu realizo, Ele o realiza comigo, inseparavelmente, sem diferença (Jo 5,17-19)... Este é o meu Filho, que não se apropriou ciosamente dessa igualdade que tinha comigo, não reivindicou o seu direito, mas, sem deixar a minha glória divina, humilhou-se até à condição de servo (Fl 2,6sg), para cumprir o nosso desígnio comum da restauração do género humano. Escutai pois sem hesitações Aquele que tem toda a minha complacência, Aquele cuja doutrina me revela, cuja humanidade me glorifica, porque Ele é a Verdade e a Vida (Jo 14,6). Ele é o meu poder e a minha sabedoria (1Co 1,24). Escutai-O, a Ele que resgata o mundo com o seu sangue..., a Ele que abre o caminho do céu pelo suplício da sua cruz.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 16 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Beato José Allamano, presbítero, fundador, +1926

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Fulgêncio : "Porém, Eu digo-vos: amai os vossos inimigos"


Evangelho segundo S. Mateus 5,43-48.

«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Fulgêncio (467-532), bispo
Sermão 5

"Porém, Eu digo-vos: amai os vossos inimigos"


"Não devais a ninguém coisa alguma a não ser o amor mútuo" (Rom 13, 8). Que dívida espantosa, irmãos, este amor que o apóstolo Paulo nos ensina a pagar, sem nunca cessarmos de ser devedores. Dívida feliz, esta, dívida sagrada, portadora de juros no céu, cumulada de riquezas eternas! […] Recordemos também as palavras do Senhor: "Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos amaldiçoam, rezai pelos que vos caluniam" (Lc 6, 27). E qual será a recompensa deste labor? […] "Sereis filhos do Altíssimo" (v. 35).

E o apóstolo Paulo revela-nos o que será dado a estes filhos de Deus: seremos "filhos e também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo" (Rom 8, 17). Escutai, pois, cristãos, escutai filhos de Deus, escutai, herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo! Se quereis possuir a herança do vosso Pai, pagai a vossa dívida de amor, não só aos vossos amigos, mas também aos vossos inimigos. A ninguém recuseis este amor, que é o tesouro comum de todos os homens de boa vontade. Possuí-o, pois, todos juntos e, a fim de o aumentar, dai-o tanto aos maus como aos bons. Porque este bem, que apenas pode ser possuído em conjunto, não é da terra mas do céu; e a parte de um jamais reduz a parte de outro. […]

O amor é um dom de Deus: "O amor de Deus foi derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi concedido" (Rom 5, 5). […] O amor é a raiz de todos os bens, da mesma maneira que, diz São Paulo, a avareza é a raiz de todos os males (1 Tim 6, 10). […] O amor está sempre satisfeito porque, quando mais multiplica os seus dons, mais abundantemente Deus no-los dispensa. Eis por que motivo, enquanto o avarento empobrece com tudo aquilo que açambarca, o homem que paga as suas dívidas de amor enriquece com tudo aquilo que dá.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 15 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Cláudio La Colombière, presbítero, + 1682

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Cipriano : «Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão»


Evangelho segundo S. Mateus 5,20-26.

Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.» «Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil' será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar 'louco' será réu da Geena do fogo. Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Cipriano (c. 200-258), bispo de Cartago e mártir


«Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão»


Deus mandou que os homens sejam pacíficos e vivam em bom acordo, que vivam "unânimes na sua casa" (Sl 67,7 vulg). Quer que perseveremos, uma vez que fomos regenerados pelo baptismo, em viver na condição em que esse segundo nascimento nos colocou. Porque somos filhos de Deus, Ele quer que permaneçamos na sua paz e, porque recebemos um mesmo baptismo, que vivamos em unidade de coração e de pensamentos.
      
É por isso que Deus não aceita o sacrifício daquele que vive em dissensão. Ordena-lhe que se afaste do altar para primeiro se reconciliar com o seu irmão, a fim de que Deus possa atender as orações apresentadas em paz. O maior sacrifício que se pode apresentar a Deus é a nossa paz, é a concórdia fraterna, é o povo reunido pela unidade que existe entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 14 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Metódio, monge, co-patrono da Europa, +885.,   São Cirilo, bispo, +868, co-patrono da Europa

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
João Paulo II: Santos Cirilo e Metódio, missionários que sabiam ler os "sinais dos tempos" (Gaudium et Spes, Vaticano II)


Evangelho segundo S. Lucas 10,1-9.

Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus já está próximo de vós.'


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

João Paulo II
Homilia de 14/2/85 (trad. DC 1893, p. 367 © Libreria Editrice Vaticana)

Santos Cirilo e Metódio, missionários que sabiam ler os "sinais dos tempos" (Gaudium et Spes, Vaticano II)


O desejo intenso da união espiritual de todos os crentes em Cristo inspirou os dois santos irmãos Cirilo e Metódio na sua missão, a que deram como objectivo fazer, dos povos evangelizados por eles na Europa nascente, um traço de união entre o Oriente e o Ocidente. Para tal, Cirilo e Metódio decidiram traduzir em língua eslava os livros sagrados , "lançando assim as bases de toda a literatura que esses mesmos povos haviam de desenvolver nas suas línguas"... Louvar a Deus na sua própria língua, tornarem-se conscientes da identidade nacional e cultura próprias, assegurar a união mais profunda entre todos os cristãos, quer do Oriente quer do Ocidente: não foi esse o programa missionário confirmado e recomendado ainda recentemente pelo Concílio Vaticano II?

O facto de que tal programa tenha sido aprovado e encorajado pela Sé de Roma há já onze séculos foi certamente um dos grandes "sinais dos tempos" que anunciavam antecipadamente um novo rosto da Europa nascente. Apesar dos altos e dos baixos e das grandes dificuldades que se produziram ao longo da história, podemos reconhecer que a liturgia eslava e a cultura que foi edificada sobre as bases lançadas pelos dois santos irmãos são ainda hoje testemunho inegável da continuidade viva da herança de Cirilo e Metódio. Aliás, o desejo da plena união dos cristãos fez-se muitas vezes sentir entre os povos eslavos, especialmente nas épocas mais difíceis.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 13 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Catarina de Ricci, religiosa, +1590

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Romano: «Os Ninivitas converteram-se em resposta à pregação de Jonas; ora aqui está quem é maior que Jonas»


Evangelho segundo S. Lucas 11,29-32.

Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas. Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração. A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão! Os ninivitas hão-de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é maior do que Jonas.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Romano, o Melodista (? – c. 560), compositor de hinos
Hino 51

«Os Ninivitas converteram-se em resposta à pregação de Jonas; ora aqui está quem é maior que Jonas»


Abre, Senhor, abre-me a porta da tua misericórdia antes da minha hora de partir (Mt 25,11). Porque eu tenho de partir, de ir até Ti e de me justificar de tudo o que eu digo em palavras, do que faço em acções e dos pensamentos que guardo no meu coração. «Mesmo o rumor das murmurações não escapará ao teu ouvido» (Sb 1,10). David  diz-Te no seu salmo: «Os teus olhos viram-me em embrião, no teu livro está tudo escrito« (Sl 138, 13.16). Ao leres nele as marcas das minhas más acções, grava-as na tua cruz, pois é nela que eu me glorifico (Ga 6,14), gritando-Te: «Abre-nos a porta» […]

O espírito endureceu-se-nos a tal ponto que, quando ouvimos falar das calamidades que aconteceram a alguém, em nada nos corrigimos (Lc 13,1s). «Não há quem seja sensato, quem procure a Deus; estamos extraviados, estamos pervertidos» (Sl 13,2-3). Os Ninivitas, naquele tempo, arrependeram-se a um único apelo do profeta. Mas, nós, não compreendemos apelo nem ameaça. Com suas lágrimas, Ezequias pôs em fuga os Assírios suscitando contra eles a justiça do alto (2 Rs 19). Ora eis que os Assírios […] nos puseram cativos, e não chorámos nem gritámos: «Abre-nos a porta».

Divino Senhor, de todos juiz, não esperes que mudemos de atitude; tu não precisas das nossas boas acções, pois cada um de nós se dedica a más acções pelo pensamento e pela vontade. Porque é assim, Salvador, governa os nossos dias segundo a tua vontade, sem esperares a nossa conversão, pois talvez ela não se dê. E, ainda que ela venha a acontecer, será por pouco tempo, não persistirá até ao fim. Como a semente que cai entre as pedras, como a erva nos telhados, ela secará sem chegar a crescer (Mc 4,5 ; Sl 128,6). Estende pois a tua misericórdia sobre nós e todos os que pedem: «Abre-nos a porta».





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 12 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Eulália de Barcelona, virgem e mártir, +304

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : «Se perdoardes aos homens as suas faltas, vosso Pai celeste também vos perdoará»


Evangelho segundo S. Mateus 6,7-15.

Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» «Rezai, pois, assim:'Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome, venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.' Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (África do Norte) e doutor da Igreja
Sermão 83

«Se perdoardes aos homens as suas faltas, vosso Pai celeste também vos perdoará»


Todo o homem é devedor para com Deus e todo o homem tem no seu irmão um devedor. De facto, quem não tem dívidas para com Deus, à excepção de quem não se encontra em pecado? E quem não teria o seu irmão por devedor, à excepção do que nunca foi ofendido por ninguém? Todos os homens são portanto devedores e credores em simultâneo. […] Um mendigo pede-te esmola e tu, tu és o mendigo de Deus, porque todos somos, quando Lhe rezamos, os mendigos de Deus. Ficamos, ou melhor, prostramo-nos à porta do nosso Pai de família (cf Lc 11,5s); suplicamos-Lhe lamentando-nos, desejosos de receber d'Ele uma graça, e essa graça, é o próprio Deus. Que te pede o mendigo? Pão. E tu, que pedes tu a Deus que não seja Cristo, Ele que disse: «Eu sou o pão vivo que desceu do céu» (Jo 6,51). Quereis ser perdoados? Perdoai. «Perdoai, e ser-vos-á perdoado». Quereis receber? «Dai, e ser-vos-á dado» (Lc 6,37). […]

Estejamos prontos para perdoar todas as faltas que cometerem contra nós, se queremos que Deus nos perdoe. Sim, verdadeiramente, se considerarmos os nossos pecados e passarmos em revista as faltas que cometemos, não sei se poderíamos adormecer sem sentir todo o peso da nossa dívida. Eis porque em cada dia apresentamos a Deus os nossos pedidos, que em cada dia as orações que fazemos Lhe chegam aos ouvidos, que em cada dia nos prostamos, dizendo: «Perdoa as nossas dívidas como nós perdoamos a quem nos deve». Que dívidas queres que te sejam perdoadas? Todas, ou uma parte? Vais responder: todas. Faz portanto o mesmo para quem te está devedor.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


domingo, 10 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 11 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Nossa Senhora de Lourdes

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Beata Teresa de Calcutá : «Foi a mim que o fizestes»


Evangelho segundo S. Mateus 25,31-46.

«Quando o Filho do Homem vier na sua glória, acompanhado por todos os seus anjos, há-de sentar-se no seu trono de glória. Perante Ele, vão reunir-se todos os povos e Ele separará as pessoas umas das outras, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. À sua direita porá as ovelhas e à sua esquerda, os cabritos. O Rei dirá, então, aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era peregrino e recolhestes-me, estava nu e destes-me que vestir, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes ter comigo.' Então, os justos vão responder-lhe: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te?' E o Rei vai dizer-lhes, em resposta: 'Em verdade vos digo: Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.' Em seguida dirá aos da esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o diabo e para os seus anjos! Porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, era peregrino e não me recolhestes, estava nu e não me vestistes, doente e na prisão e não fostes visitar-me.' Por sua vez, eles perguntarão: 'Quando foi que te vimos com fome, ou com sede, ou peregrino, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te socorremos?' Ele responderá, então: 'Em verdade vos digo: Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.' Estes irão para o suplício eterno, e os justos, para a vida eterna.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Oraçãoi: "Procurando o Coração de Deus", com o Irmão Roger

«Foi a mim que o fizestes»


Se mostramos tanto amor para com os pobres é porque neles encontramos hoje Jesus, Ele que é a Palavra de Deus feita carne. Quanto mais estivermos unidos a Deus, mais crescerá o nosso amor pelos pobres e a nossa disponibilidade para os servir do fundo do nosso coração...
      
Não procureis Deus nos países distantes; Ele está bem perto de vós; está convosco. Tende sempre as vossas lâmpadas acesas (Mt 25,1s) e descobri-lo-eis constantemente. Vigiai e rezai (Lc 21,36).
     
Jesus oferece a sua amizade duradoura, fiável, pessoal, a cada um de nós; exprime-a com ternura e amor. Uniu-nos a Ele para sempre. E agora, com o nosso trabalho, pomos esse amor em prática. Jesus veio ao mundo fazendo o bem e nós tentamos agora imitá-lo, porque creio que Deus ama o mundo através de nós. Vejo tantas pessoas na rua, pessoas que ninguém quer, de quem ninguém se ocupa, pessoas ávidas de amor. Elas são Jesus.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Hoje, dia 11 de Fevereiro, passam 150 anos sobre as aparições da Imaculada Conceição em Lourdes. O Santo Padre concede indulgência plenária, nas condições do costume, a todos os que hoje venerarem uma imagem da Nossa Senhora de Lourdes em lugar público. Não percamos esta oportunidade.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 10 de Fevereiro de 2008

1º Domingo da Quaresma (semana I do saltério)
Hoje a Igreja celebra : Santa Escolástica, virgem, +543

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Isaac o Sírio : "Então o demónio deixou-o"


Evangelho segundo S. Mateus 4,1-11.

Então, o Espírito conduziu Jesus ao deserto, a fim de ser tentado pelo diabo. Jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se Tu és o Filho de Deus, ordena que estas pedras se convertam em pães.» Respondeu-lhe Jesus: «Está escrito: Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.» Então, o diabo conduziu o à cidade santa e, colocando o sobre o pináculo do templo, disse-lhe: «Se Tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, pois está escrito: Dará a teu respeito ordens aos seus anjos; eles suster-te-ão nas suas mãos para que os teus pés não se firam nalguma pedra.» Disse-lhe Jesus: «Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus!» Em seguida, o diabo conduziu-o a um monte muito alto e, mostrando-lhe todos os reinos do mundo com a sua glória, disse-lhe: «Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.» Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto.» Então, o diabo deixou-o e chegaram os anjos e serviram-no.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Isaac o Sírio (sec. VII), monge em Ninive, perto de Mossul no actual Iraque
Discursos ascéticos, 1ª série, nº 85

"Então o demónio deixou-o"


Tal como os olhos sãos desejam a luz, assim  o jejum efectuado com discernimento suscita o desejo da oração. Quando um homem começa a jejuar, deseja comunicar com Deus nos pensamentos do seu espírito. Com efeito, o corpo que jejua não suporta dormir toda a noite no seu leito. Quando o jejum sela a boca do homem, este medita em estado de contrição, o seu coração reza, o seu rosto está sério, os maus pensamentos deixam-no; é inimigo das cobiças e das conversas vãs. Nunca se viu um homem jejuar com discernimento e ser assaltado por maus desejos. O jejum feito com discernimento é uma grande casa que protege muito bem…

Porque o jejum é a ordem que foi dada desde o início à nossa natureza, para não comer o fruto da árvore (Gn 2,17), e é daí que vem aquilo que nos engana… Foi também por aí que o Salvador começou, quando se revelou ao mundo no Jordão. Com efeito, depois do baptismo, o Espírito levou-o ao deserto, onde jejuou quarenta dias e quarenta noites.

Todos os que partem para o seguir fazem doravante o mesmo: é sobre este fundamento que põem o início do seu combate, porque tal arma foi forjada por Deus… E quando agora o diabo vê essa arma na mão de um homem, este adversário e tirano tem medo. Ele pensa imediatamente na derrota que o Salvador lhe infligiu no deserto, recorda-se e a sua força é quebrada. Consome-se assim que vê a arma que nos deu aquele que nos conduz ao combate. Que arma pode ser mais poderosa e reanimar tanto o coração na sua luta contra os espíritos do mal?        





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 09 de Fevereiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Apolónia, virgem, mártir, + 249

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Richard Rolle : "Eu vim para chamar... os pecadores, para que se convertam"


Evangelho segundo S. Lucas 5,27-32.

Depois disto, Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no posto de cobrança. Disse-lhe: «Segue-me.» E ele, deixando tudo, levantou-se e seguiu-o. Levi ofereceu-lhe, em sua casa, um grande banquete; e encontravam-se com eles, à mesa, grande número de cobradores de impostos e de outras pessoas. Os fariseus e os doutores da Lei murmuravam, dizendo aos discípulos: «Porque comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?» Jesus tomou a palavra e disse-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os que estão doentes. Não foram os justos que Eu vim chamar ao arrependimento, mas os pecadores.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Richard Rolle (c. 1300-1349), ermita inglês
O Cântico do Amor, 32

"Eu vim para chamar... os pecadores, para que se convertam"


Na cruz, Cristo chama com grandes gritos... Ele oferece a paz e dirige-se a ti, desejando ver-te abraçar o amor...:
«Pensa só nisto, meu bem-amado! Eu, que sou o Criador sem limite, desposei a carne para ser capaz de nascer de uma mulher. Eu, que sou Deus, apresentei-me aos pobres como seu companheiro. Foi uma mãe humilde, a que escolhi. Foi com os publicanos que comi. Os pecadores nunca me inspiraram aversão. Quanto aos perseguidores, pude suportá-los. Experimentei o chicote e "humilhei-me até à morte, e morte de cruz" (Fl 2,8). "Que deveria ter feito e não fiz?" (Is 5,4) Abri o meu lado com a lança. A minha carne ensanguentada, porque não olhas para ela? A minha cabeça inclinada (Jo 19,30), porque não lhe prestas atenção? Aceitei que me contassem no número dos condenados e eis que, submergido em sofrimentos, morro por ti, para que tu vivas para mim. Se não fazes grande caso de ti mesmo, se não procuras libertar-te dos laços da morte, arrepende-te, pelo menos agora, por causa de mim, que derramei por ti o bálsamo tão precioso do meu próprio sangue. Olha-me a morrer e pára nessa encosta de pecado. Sim, deixa de pecar: custaste-me tão caro!
Por ti encarnei, por ti também nasci, por ti me submeti à Lei, por ti fui baptizado, esmagado de opróbrios, preso, amarrado, coberto de escarros, escarnecido, flagelado, ferido, pregado na cruz, embebedado com vinagre e, por fim, imolado. Por ti. O meu lado está aberto: agarra o meu coração. Corre, abraça-te ao meu pescoço: ofereço-te o meu beijo. Eu adquiri-te como minha parte da herança, por forma a que nenhum outro te tenha em seu poder. Entrega-te todo a mim que me entreguei totalmente por ti.»





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.