Sabado, dia 16 de Agosto de 2014 Sábado da 19ª semana do Tempo Comum Santo Estêvão, rei da Hungria, +1038, S. Roque, peregrino, séc. XIV
Comentário do dia Beata Teresa de Calcutá : «Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o Reino do Céu.»
Ezeq. 18,1-10.13b.30-32. O Senhor dirigiu-me a palavra, dizendo: "Porque proferis este provérbio à casa de Israel: 'Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos é que ficaram embotados'? Pela minha vida, diz o Senhor DEUS, não deveis repetir este provérbio em Israel. Todas as vidas me pertencem, tanto a vida do pai como a do filho, todas me pertencem. O que pecou é que morrerá." "Se alguém é justo, observa o direito e a justiça, não come nos lugares altos, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do seu próximo, não se aproxima de uma mulher durante o tempo da sua impureza; não oprime ninguém, restitui o que recebeu em fiança, não comete furtos, distribui pão aos famintos, cobre o nu; não empresta com usura e não recebe juros, afasta a mão do mal, e julga entre os homens segundo a verdade; se segue as minhas leis e observa os meus preceitos, tal homem é verdadeiramente justo e viverá" - oráculo do Senhor DEUS. "Mas, se ele gera um filho violento e sanguinário e que faz alguma destas coisas que o pai não fazia; empresta com usura e recebe juros, este, seguramente, não viverá. Depois de ter cometido todos estes crimes abomináveis, deverá morrer e o seu sangue cairá sobre ele." "Por isso, Eu vos julgarei a cada um segundo a sua maneira de agir, casa de Israel - oráculo do Senhor DEUS. Convertei-vos e afastai-vos dos vossos pecados; que não haja mais entre vós ocasião de pecado. Rejeitai todos os pecados que cometestes contra mim e criai um coração novo e um espírito novo. Porque quereis morrer, casa de Israel? Pois Eu não me comprazo com a morte de quem quer que seja - oráculo do Senhor DEUS. Convertei-vos e vivei."
Salmos 51(50),12-13.14-15.18-19. Criai em mim, ó Deus, um coração puro e fazei nascer dentro de mim um espírito firme. Não me afasteiss da vossa presença, nem me privais do vosso santo espírito!
Dai-me de novo a alegria da vossa salvação e sustentai-me com um espírito generoso. Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos e os transviados hão-de voltar para Vós.
Não te comprazes nos sacrifícios nem te agrada qualquer holocausto que eu te ofereça. O sacrifício agradável a Deus é o espírito contrito; ó Deus, não desprezes um coração contrito e arrependido.
Mateus 19,13-15. Naquele tempo, apresentaram umas crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos afastavam-nas. Jesus disse-lhes: «Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o Reino do Céu.» E, depois de lhes ter imposto as mãos, prosseguiu o seu caminho.
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário do dia:
Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade «No Greater Love»
«Deixai as crianças e não as impeçais de vir ter comigo, pois delas é o Reino do Céu.» Eis o caminho do amor confiante: ─ ter uma confiança absoluta, incondicional e inabalável em Deus nosso Pai que nos ama, mesmo quando tudo parece destinado ao fracasso. ─ buscar unicamente nele o nosso socorro e o nosso defensor. ─ recusar a dúvida e o desânimo, descarregando todas as nossas angústias e preocupações no Senhor"(Sl 54,23), e caminhar em perfeita liberdade. ─ ser audacioso e sem qualquer medo frente aos obstáculos, sabendo que «nada é impossível para Deus» (Lc 1,37). ─ contar em tudo com o nosso Pai que está no céu, num movimento espontâneo de abandono, como o das crianças, convencidos do nosso nada absoluto, mas corajosamente confiantes, até à ousadia, na sua bondade paternal. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário