sábado, 26 de setembro de 2009

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 27 de Setembro de 2009

26º Domingo do Tempo Comum - Ano B


Vigésimo Sexto Domingo do Tempo Comum (semana II do saltério)
Hoje a Igreja celebra : S. Vicente de Paulo, presbítero, fundador, +1660

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : «Seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de  


Evangelho segundo S. Marcos 9,38-43.45.47-48.

Disse-lhe João: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome, alguém que não nos segue, e quisemos impedi-lo porque não nos segue.» Jesus disse-lhes: «Não o impeçais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim. Quem não é contra nós é por nós. Sim, seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.» «E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos, e lançarem-no ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo que não se apaga, Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida, do que, com os dois pés, seres lançado à Geena, E se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus, do que, com os dois olhos, seres lançado à Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (África do Norte) e Doutor da Igreja
3º Sermão sobre o Salmo 36 (a partir da trad. de Solesmes,  

«Seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de  


Dá os bens deste mundo e receberás os bens eternos. Dá a terra e  
receberás o céu. Mas a quem os dar? [...] Escuta o que a Escritura te  
diz sobre como emprestar ao próprio Senhor: «Quem dá ao pobre empresta  
ao Senhor» (Pr 19,17). Deus não precisa de ti, seguramente: mas outro  
precisará. O que deres a um, outro o receberá. Porque o pobre nada tem  
para te dar; bem o queria, mas nada encontra para dar; nele há  
apenas essa vigilante vontade de rezar por ti. Mas quando um pobre  
reza por ti, é como se dissesse a Deus: «Senhor, recebi um empréstimo,  
sê a minha caução». E então, se o pobre com quem lidas está  
insolvente, tem um bom fiador, pois Deus diz-te: «Dá em segurança, sou  
Eu quem responde por ele [...], sou Eu quem dará, sou Eu quem recebe, é  
a Mim que dás.»

Acreditas que Deus te diz: «Sou Eu quem recebe, é a Mim que dás?» Sim,  
seguramente, pois Cristo é Deus, e nisto não pode haver dúvida. Porque  
Ele disse: «Tive fome e destes-Me de comer». E como lhe perguntamos:  
«Senhor, quando foi que te vimos com fome?», Ele quer mostrar que é de  
facto o fiador dos pobres, que responde por todos os seus membros  
[...]. Ele declara-nos: «Sempre que fizestes isto a um destes Meus  
irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25, 35ss).





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.