domingo, 7 de fevereiro de 2010

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 08 de Fevereiro de 2010

Segunda-feira da 5ª semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : S. Jerónimo Emiliano, presbítero, +1537,  Santa Josefina Bakhita, religiosa, +1947

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Cirilo de Alexandria : «Quantos O tocavam ficavam curados»


Evangelho segundo S. Marcos 6,53-56.

Finda a travessia, aproximaram-se de Genesaré e aportaram. Assim que saíram do barco, reconheceram-no. Acorreram de toda aquela região e começaram a levar os doentes nos catres para o lugar onde sabiam que Ele se encontrava. Nas aldeias, cidades ou campos, onde quer que entrasse, colocavam os doentes nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar pelo menos as franjas das suas vestes. E quantos o tocavam ficavam curados.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo e Doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho de S. João, 4

«Quantos O tocavam ficavam curados»


Mesmo para ressuscitar os mortos, o Salvador não Se contenta em agir pela Sua palavra, apesar de portadora das ordens divinas. Para esta magnífica obra, toma em cooperação, se assim se pode dizer, a Sua própria carne, para mostrar que esta tem o poder de dar a Vida, e para que se perceba que forma uma só coisa com Ele: que é realmente a Sua própria carne e não um corpo estranho a Ele.

Foi o que se passou quando Ele ressuscitou a filha do chefe da sinagoga, ao dizer-lhe: «Levanta-te, minha filha!» (Mc 5, 41) Tomou-lhe a mão, segundo o que está escrito. Devolveu-a à vida, como Deus que era, com uma ordem toda poderosa, e também lhe deu vida pelo contacto com a Sua santa carne – testemunhando assim que, tanto no Seu corpo, como na Sua palavra, se processava uma nova energia divina. E ainda, quando chegou a uma vila chamada Naim, onde o filho único de uma viúva ia a sepultar, Ele tocou no caixão e disse: «Jovem, Eu te ordeno: Levanta-te!» (Lc 7, 14)

Assim, não só confere à sua Palavra o poder de ressuscitar os mortos, mas também, para mostrar que o Seu corpo está vivo, toca nos mortos, e pela Sua carne faz passar a vida para os cadáveres. Se, apenas com o contacto da Sua carne sagrada, devolve a vida a um corpo em decomposição, qual não será o proveito que encontraremos na Sua eucaristia viva quando fizermos dEla o nosso alimento? Ela transformará totalmente no Seu bem próprio, que é a imortalidade, todos os que nEla participarem.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.