quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Evangelho do Dia


Sexta-feira, dia 12 de Dezembro de 2014

Sexta-feira da 2a semana do Advento
Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas (festa no Brasil)

Santa Joana Francisca de Chantal, religiosa, +1641

Comentário do dia
São Clemente de Alexandria : «A sabedoria de Deus é justificada»: Deus chama-nos à conversão

Is. 48,17-19.

Eis o que diz o Senhor, o teu redentor, o Santo de Israel: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te ensino o que é para teu bem e te conduzo pelo caminho que deves seguir.
Se tivesses atendido às minhas ordens, a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.
A tua posteridade seria como a areia, como os seus grãos, os frutos do teu ventre. O teu nome não seria aniquilado, nem destruído diante de mim.»


Salmos 1,1-2.3.4.6.

Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
mas antes se compraz na lei do Senhor,
e nela medita dia e noite.

É como árvore plantada à beira das águas:
dá fruto a seu tempo
e a sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido.

Bem diferente é a sorte dos ímpios:
são como a palha que o vento leva.
O Senhor vela pelo caminho dos justos,
mas o caminho dos pecadores leva à perdição.




Mateus 11,16-19.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É como os meninos sentados nas praças, que se interpelam uns aos outros, dizendo:
"Tocámos flauta e não dançastes; entoámos lamentações e não chorastes".
Veio João Baptista, que não comia nem bebia, e dizem que tinha o demónio com ele.
Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: 'É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores'. Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

São Clemente de Alexandria (150-c. 215), teólogo
Protréptico, 9, 87-88; SC 2

«A sabedoria de Deus é justificada»: Deus chama-nos à conversão

Ninguém é tão tocado pelas exortações dos outros santos como pelas do Senhor, com todo o seu amor pelos homens, pois a sua única preocupação é salvar o homem. Assim pois, para mais depressa levar os homens a salvarem-se, Ele exclama: «O Reino dos céus está próximo» (Mc 1,15), procurando converter os homens que se aproximam dele. Do mesmo modo, o apóstolo do Senhor torna-se […] intérprete da voz de Deus: «O Senhor está perto; para que aquele dia não vos surpreenda como um ladrão» (cf Fil 4,5; 1Tess 5,4).


Mas vós sentis tão pouco temor, ou antes, sois tão incrédulos que não credes, nem no próprio Senhor nem em Paulo, sobretudo quando este é preso por Cristo? (Fil 1,13) «Saboreai e vede como é bom o Senhor!» (Sl 33,9) A fé introduzir-vos-á, a experiência ensinar-vos-á, as Escrituras, qual pedagogo, guiar-vos-ão. Elas dizem-vos: «Vinde, meus filhos, ouvi-me. Eu vos ensinarei o temor do Senhor»; e depois, quando já cremos, acrescentam: «Quem é o homem que ama a vida e deseja largos dias? (Sl 33,12-13) – Somos nós, diremos, os adoradores do bem, os émulos dos bons. — Escutai então, "vós que estais longe", escutai, "vós que estais perto"» (Is 57,19). O Verbo não Se escondeu de ninguém; Ele é uma luz comum, que brilha para todos os homens, pois para Ele não há estranhos.


Corramos, pois, para a salvação, para o novo nascimento. Apressemo-nos, nós que somos muitos, a reunir-nos num só rebanho (Jo 10,16), persigamos a unidade seguindo apenas a Cristo. Assim, a união de muitas vozes, quando a sua dissonância e a sua dispersão tiverem sido submetidas à harmonia divina, constituirá finalmente uma única sinfonia. E o coração, obedecendo ao seu mestre, o Verbo, apenas encontrará repouso na própria verdade, quando puder dizer: «Abba, Pai» (Mc 14,36).







Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.