terça-feira, 27 de setembro de 2016

simascatarina@portugalmail.pt


Quarta-feira, dia 28 de Setembro de 2016

Quarta-feira da 26ª semana do Tempo Comum

S. Venceslau, rei da Boémia, mártir, +935, S. Lourenço Ruiz e companheiros, mártires, ++1633-37

Comentário do dia
Beato John Henry Newman : «Seguir-Te-ei»

Job 9,1-12.14-16.

Job tomou a palavra e disse aos seus amigos:
«Na verdade, eu sei muito bem que é assim: como pode um homem ter razão contra Deus?
Se ele quisesse discutir com Deus, nem uma vez em mil poderia responder-Lhe.
O coração de Deus é sábio, a sua força é grande: quem se Lhe opôs e saiu ileso?
Ele desloca as montanhas sem elas saberem e as derruba no seu furor.
Sacode os alicerces da terra e abala as suas colunas.
Dá ordens ao sol e ele não nasce e põe um selo sobre as estrelas.
Sozinho Ele estende os céus e caminha sobre as ondas do mar.
Criou a Ursa Maior e o Orion, as Plêiades e as Constelações do Sul.
Faz prodígios insondáveis e maravilhas sem conta.
Se vier junto de mim, não O vejo, se passar a meu lado, não O sinto.
Se apanhar uma presa, quem Lho impedirá? Quem Lhe dirá: 'Que estais a fazer?'.
Como iria eu então responder-Lhe e encontrar argumentos contra Ele?
Embora eu tivesse razão, não devo replicar, só tenho de implorar Àquele que é meu juiz.
Ainda que eu O chamasse e Ele me respondesse, não tenho a certeza de que escutasse a minha voz».


Lucas 9,57-62.

Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos iam a caminho de Jerusalém, quando alguém Lhe disse: «Seguir-Te-ei para onde quer que fores».
Jesus respondeu-lhe: «As raposas têm as suas tocas, e as aves do céu os seus ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça».
Depois disse a outro: «Segue-Me». Ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai».
Disse-lhe Jesus: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o reino de Deus».
Disse-Lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família».
Jesus respondeu-lhe: «Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus».



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário do dia:

Beato John Henry Newman (1801-1890), teólogo, fundador do Oratório em Inglaterra
«Meditações e Devoções», 3.ª parte, 2, 2

«Seguir-Te-ei»

Jesus começou por renunciar a Maria e a José, bem como aos seus amigos secretos de cuja simpatia gozava; mas, quando chegou o tempo, teve de renunciar a ela. [...] Permaneçamos uns instantes ao pé de Maria, antes de seguirmos a marcha de seu Filho, Nosso Senhor. Aconteceu Jesus recusar a um que queria segui-Lo autorização para se afastar dos seus. E contudo, esse foi, aparentemente, o seu comportamento com sua Mãe. [...]

Ó Maria, pensamos na tua [...] dor de Mãe; pois não terá a dor causada pela partida de teu Filho sido uma das maiores? [...] Como foi que suportaste essa primeira separação, que passaste os primeiros dias longe dele? [...] Como conseguiste viver aqueles três longos anos do seu ministério? Certa vez, a princípio, tentaste aproximar-te (Mc 3,31); mas depois, nunca mais ouvimos falar de ti, até voltarmos a encontrar-te de pé ao lado da sua cruz.







Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.