quinta-feira, 13 de março de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 14 de Março de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Matilde, rainha da Prússia, +968

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Odes de Salomão : «Procuravam de novo prendê-Lo, mas Ele escapou-se-lhes das mãos»


Evangelho segundo S. João 10,31-42.

Então, os judeus voltaram a pegar em pedras para o apedrejarem. Jesus replicou-lhes: «Mostrei-vos muitas obras boas da parte do Pai; por qual dessas obras me quereis apedrejar?» Responderam-lhe os judeus: «Não te queremos apedrejar por qualquer obra boa, mas por uma blasfémia: é que Tu, sendo um homem, a ti próprio te fazes Deus.» Jesus respondeu-lhes: «Não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? Se ela chamou deuses àqueles a quem se dirigiu a palavra de Deus e a Escritura não se pode pôr em dúvida a mim, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo, como é que dizeis: 'Tu blasfemas', por Eu ter dito: 'Sou Filho de Deus'? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim; mas se as faço, embora não queirais acreditar em mim, acreditai nas obras, e assim vireis a saber e ficareis a compreender que o Pai está em mim e Eu no Pai.» Por isso procuravam de novo prendê-lo, mas Ele escapou-se-lhes das mãos. Depois, Jesus voltou a retirar-se para a margem de além-Jordão, para o lugar onde ao princípio João tinha estado a baptizar, e ali se demorou. Muitos vieram ter com Ele e comentavam: «Realmente João não realizou nenhum sinal milagroso, mas tudo quanto disse deste homem era verdade.» E muitos ali creram nele.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Odes de Salomão (texto cristão hebraico do princípio do séc. II)
n.º 28

«Procuravam de novo prendê-Lo, mas Ele escapou-se-lhes das mãos»


Como asas de pombas que protegem as crias […]
Assim são as asas do Espírito sobre o meu coração.
O meu coração rejubila e estremece
Qual criança no seio da mãe.

Cri e encontrei o descanso
Aquele em quem eu acreditei é fiel.
Abençoou-me
E a minha cabeça para Ele se voltou.
Gládio algum, ou espada
d'Ele me separará,

Preparei-me, antes da hora da perda,
Em seus braços incorruptíveis me acalentei.
A vida imortal a tal me levou, me constrangiu ;
E dela vem o Espírito que me habita ;
Que não pode morrer, porque é a vida.

[Fala Jesus Cristo :]
Os que me viram em espanto ficaram
Porque eu era perseguido.
Pensavam-me aniquilado,
Porque a seus olhos eu estava perdido.
Mas a opressão tornou-se a minha salvação.

Tornara-me objecto de desprezo.
Em mim nada havia que invejar ;
A todos fazia o bem,
E fui odiado por isso.
Como cães enraivecidos me cercaram (Sl 21, 17),
Insensatos que contra seus amos se revoltam;
Têm corrompida a inteligência, pervertido o espírito.

Retive as águas do meu lado direito,
Em mansidão suportei-lhes o rancor.
Não pereci, pois não era dessa casta,
O meu nascimento não foi como o seu.
Procuraram a minha morte e não o conseguiram ;
Eu era mais antigo que a sua memória.

Sobre Mim em vão se arremessaram
Os que Me perseguiam ;
Em vão procuraram extinguir
A memória d'Aquele que era antes deles.
Nada pode ultrapassar o desígnio do Altíssimo,
O seu coração é superior a toda a sabedoria.
Aleluia !





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.