domingo, 14 de junho de 2009

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 15 de Junho de 2009

Segunda-feira da 11ª semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : Santa Maria Micaela do Santíssimo Sacramento, virgem, fundadora, +1865

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Doroteu de Gaza : «Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau»


Evangelho segundo S. Mateus 5,38-42.

«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá-a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Doroteu de Gaza (c. 500-?), monge na Palestina
Instruções, n° 1, 6-8 (trad. SC 92, p. 155 rotação)

«Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau»


A Lei dizia: «Olho por olho, dente por dente» (Ex 21,24). Mas o Senhor exorta-nos, não somente a recebermos com paciência a bofetada de quem a dá, mas ainda a apresentar-lhe humildemente outra face. A intenção da Lei era ensinar-nos a não fazer o que não queríamos sofrer. Por conseguinte, impedia-nos de fazer o mal pelo medo de sofrer. Mas o que é pedido agora é que rejeitemos o ódio, o amor ao prazer, o amor à glória e as outras más tendências. [...]

Cristo ensina-nos, pelos santos mandamentos, como nos purificarmos das nossas paixões, para que não nos façam recair de novo nos mesmos pecados. Mostra-nos a causa que nos leva ao desprezo e à transgressão dos preceitos de Deus; fornece-nos também o remédio, de modo que possamos obedecer e ser salvos.

Qual é então este remédio e qual é a causa deste desprezo? Escutai o que diz Nosso Senhor: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito» (Mt 11,29). Eis que, numa só palavra, Ele mostra-nos a raiz e a causa de todos os males, bem como o seu remédio, fonte todos os bens. Mostra-nos que é o orgulho que nos faz cair, e que é impossível obter misericórdia se não pela disposição contrária, que é a humildade. De facto, o orgulho gera o desprezo e a desobediência que leva à morte, enquanto a humildade leva à obediência e à salvação das almas; refiro-me à verdadeira humildade, não apenas de palavras e de atitudes, mas a uma disposição realmente humilde, no íntimo do coração e do espírito. É por isso que o Senhor diz: «Sou manso e humilde de coração». Aquele que quer encontrar o verdadeiro descanso para a sua alma aprenda então a humildade.






Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.