domingo, 6 de maio de 2012

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 06 de Maio de 2012

5º Domingo da Páscoa - Ano B


Festa da Igreja : Quinto Domingo de Páscoa (semana I do saltério)
Santo do dia : Santa Benedita (ou Benta), religiosa, séc. VI,  Santo André Kim e 102 Companheiros, mártires coreanos, entre 1791 e 1866,  S. Lúcio, confessor, +1250

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Bem-aventurada Teresa de Calcutá : «Permanecei em Mim, que Eu permaneço em vós.»

Livro dos Actos dos Apóstolos 9,26-31.

Naqueles dias, Saulo chegou a Jerusalém e procurava reunir-se aos discípulos, mas todos tinham medo dele, não querendo acreditar que fosse um discípulo.
Barnabé tomou-o, então, consigo, levou-o aos Apóstolos e contou-lhes como ele, no caminho, tinha visto o Senhor, que lhe falara, e com que coragem ele anunciara o nome de Jesus em Damasco.
A partir desse dia, ficou com eles, indo e vindo por Jerusalém e confessando corajosamente o nome do Senhor.
Dirigia-se também aos helenistas e discutia com eles, mas estes planeavam a sua morte.
Os irmãos, porém, ao saberem disto, levaram-no para Cesareia e fizeram-no seguir para Tarso.
Entretanto, a Igreja gozava de paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, crescia como um edifício e caminhava no temor do Senhor e, com a assistência do Espírito Santo, ia aumentando.


Livro de Salmos 22(21),26b-27.28.30.31-32.

Cumprirei os meus votos
na presença dos teus fiéis.
Os pobres comerão e serão saciados; l
ouvarão o SENHOR, os que o procuram.
"Vivam para sempre os vossos corações."

Hão-de lembrar se do Senhor
e voltar se para Ele
todos os confins da terra;
hão-de prostrar-se diante dele
todos os povos e nações,

Diante dele hão-de prostrar-se
todos os grandes da terra;
diante dele hão-de inclinar-se
todos os que descem ao pó da terras.

Para Ele viverá a minha alma,
Há-de servi-l'O a minha descendência.
Falar-se-á do Senhor às gerações vindouras,
e a sua justiça será revelada
ao povo que há-de vir:
«Eis o que fez o Senhor»





1ª Carta de S. João 3,18-24.

Meus filhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade.
Por isto conheceremos que somos da verdade e, na sua presença, sentir-se-á tranquilo o nosso coração,
mesmo quando o coração nos acuse; pois Deus é maior que o nosso coração e conhece tudo.
Caríssimos, se o coração não nos acusa, então temos plena confiança diante de Deus,
e recebemos dele tudo o que pedirmos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que lhe é agradável.
E este é o seu mandamento: que acreditemos no Nome de seu Filho, Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, conforme o mandamento que Ele nos deu.
Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele; e é por isto que reconhecemos que Ele permanece em nós: graças ao Espírito que nos deu.


Evangelho segundo S. João 15,1-8.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda.
Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado.
Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem.
Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá.
Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.»



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
A Simple Path

«Permanecei em Mim, que Eu permaneço em vós.»

Amai a oração. Frequentemente, ao longo do dia, procurai sentir a necessidade de orar e, nesses momentos, esforçai-vos por fazê-lo. A oração expande o coração ao ponto em que ele poderá conter o dom que Deus nos faz de Si próprio. «Pedi, procurai» (Lc 11,9) e o vosso coração expandir-se-á o suficiente para O receber.


A seguinte oração, extraída do livro de orações da nossa comunidade, foi escolhida entre as que recitamos todos os dias. Que ela vos ajude. [...]


«Tornemo-nos ramos autênticos e ricos em uvas da vinha de Jesus, acolhendo-O na nossa vida como Lhe aprouver vir:
como Verdade ¬ para a dizer;
como vida para a viver;
como Luz para iluminar;
como Amor para ser amado;
como Caminho para o percorrer;
como Alegria para a dar;
como Paz para a propagar;
como sacrifício para o oferecer,  
na nossa família e à nossa volta.»







Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.