quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 23 de Novembro de 2012

Sexta-feira da 33ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : S.Clemente I, papa, mártir, +102,  S. Columbano, abade, +615

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Missal Romano: «A Minha casa será uma casa de oração» (Is 56,7)

Livro do Apocalipse 10,8-11.

A voz do céu, que eu, João,  tinha ouvido antes, falou-me de novo: «Vai, toma o livro aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e sobre a terra.»
Aproximei-me do anjo e pedi-lhe para me entregar o livrinho. Ele disse-me: «Toma e come-o. Ele vai amargar-te nas entranhas, mas, na tua boca, será doce como mel.»
Tomei o livrinho das mãos do anjo e comi-o: na minha boca era doce como mel; mas, depois de o comer, as minhas entranhas encheram-se de amargura.
Depois, disseram-me: «É necessário que continues a profetizar contra muitos povos, nações, línguas e reinos.»


Livro de Salmos 119(118),14.24.72.103.111.131.

As vossas palavras, Senhor, são mais doces que o mel.

Não há maior riqueza para mim, Senhor,
do que seguir a vossa vontade.
As vossas ordens são as minhas delícias
e os vossos decretos meus conselheiros.

Para mim vale mais a lei da vossa boca
do que milhões em ouro e prata.
Como são doces ao meu paladar as vossas palavras,
mais que o mel para a minha boca.

As vossas ordens são a minha herança eterna,
são a alegria do meu coração.
Eu abro a minha boca e aspiro,
porque estou ávido dos vossos mandamentos.





Evangelho segundo S. Lucas 19,45-48.

Naquele tempo, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores.
E dizia-lhes: «Está escrito: A minha casa será casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.»
Ensinava todos os dias no templo, e os sumos sacerdotes e os doutores da Lei, assim como os chefes do povo, procuravam matá-lo.
Não sabiam, porém, como proceder, pois todo o povo, ao ouvi-lo, ficava suspenso dos seus lábios.



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Missal Romano
Prefácio da Dedicação de uma igreja

«A Minha casa será uma casa de oração» (Is 56,7)

Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente,
é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação
dar-Vos graças sempre e em toda a parte,
por Cristo, Nosso Senhor.


Nesta casa visível, que nos destes a graça de construir,
incessantemente concedeis os Vossos favores
à Vossa família que, neste lugar, peregrina para Vós.


Aqui nos dais o sinal admirável da Vossa comunhão connosco,
e nos fazeis participar no mistério da Vossa aliança;
aqui edificais o Vosso templo, que somos nós,
e fazeis crescer a Igreja, presente em toda a terra,
na unidade do Corpo do Senhor,
que um dia tornareis perfeita
na visão de paz da celeste cidade de Jerusalém.


Por isso, com os anjos e os santos,
nós Vos louvamos no tempo da Vossa glória,
e Vos bendizemos e glorificamos,
cantando a uma só voz:


Santo, santo, santo...







Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.