terça-feira, 1 de maio de 2018

padrecavalieri@uol.com.br


Quarta-feira, dia 02 de Maio de 2018

Quarta-feira da 5ª semana da Páscoa

Santo Atanásio, bispo, Doutor da Igreja, +373

Comentário do dia
São Luis-Maria Grignion de Monfort : Jesus, nosso tudo

Actos 15,1-6.

Naqueles dias, alguns homens que desceram da Judeia ensinavam aos irmãos de Antioquia: «Se não receberdes a circuncisão, segundo a Lei de Moisés, não podereis salvar-vos».
Isto provocou muita agitação e uma discussão intensa que Paulo e Barnabé tiveram com eles. Então decidiram que Paulo e Barnabé e mais alguns discípulos subissem a Jerusalém, para tratarem dessa questão com os Apóstolos e os anciãos.
Despedidos afavelmente pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, onde narravam a conversão dos gentios, causando grande contentamento a todos os irmãos.
Ao chegarem a Jerusalém, foram recebidos pela Igreja, pelos Apóstolos e pelos anciãos, e contaram tudo o que Deus tinha feito por seu intermédio.
Ergueram-se alguns homens do partido dos fariseus que tinham abraçado a fé, para dizerem que era preciso circuncidar os gentios e impor-lhes a observância da Lei de Moisés.
Então os Apóstolos e os anciãos reuniram-se para examinar o assunto.


João 15,1-8.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.
Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».



Tradução litúrgica da Bíblia



Comentário do dia:

São Luis-Maria Grignion de Monfort (1673-1716), pregador, fundador de comunidades religiosas
«Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem», § 61

Jesus, nosso tudo

[Jesus] é o único mestre que há de ensinar-nos, o único Senhor de quem havemos de depender, o único chefe a quem havemos de estar unidos, o único modelo com quem havemos de nos conformar, o único médico que há de curar-nos, o único pastor que há de alimentar-nos, o único caminho que há de conduzir-nos, a única verdade em que havemos de crer, a única vida que há de vivificar-nos, o nosso único tudo em todas as coisas, que há de bastar-nos. Não nos foi dado outro nome debaixo do céu para além do nome de Jesus, pelo qual devamos ser salvos. Deus não nos deu outro fundamento para a nossa salvação, para a nossa perfeição e a nossa glória, que não seja Jesus Cristo; todo o edifício que não assente sobre esta rocha firme assenta sobre areias movediças, e acabará inevitavelmente por cair, mais cedo ou mais tarde. Qualquer fiel que não esteja unido a Ele, como a cepa à videira, cairá, secará e apenas servirá para ser lançado ao fogo. Se estivermos em Jesus Cristo e Jesus Cristo estiver em nós, não temos de temer a condenação: nem os anjos dos Céus, nem os homens da Terra, nem os demónios dos infernos, nem qualquer outra criatura pode fazer-nos mal, porque ninguém pode separar-nos da caridade de Deus, que está em Jesus Cristo.







Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.