domingo, 6 de julho de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 07 de Julho de 2008

Hoje a Igreja celebra : Beato Diogo de Carvalho, presbítero, mártir, +1624,   São Marcos Kitien Siang, mártir, +1900

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Cirilo de Alexandria : «Ele entrou e pegou na mão da menina»


Evangelho segundo S. Mateus 9,18-26.

Enquanto Jesus lhes dizia estas coisas, aproximou-se um chefe que se prostrou diante dele e disse: «Minha filha acaba de morrer, mas vem impor-lhe a tua mão e viverá.» Jesus, levantando-se, seguiu o com os discípulos. Então, uma mulher, que padecia de uma hemorragia há doze anos, aproximou se dele por trás e tocou-lhe na orla do manto, pois pensava consigo: 'Se eu, ao menos, tocar nas suas vestes, ficarei curada.' Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse-lhe: «Filha, tem confiança, a tua fé te salvou.» E, naquele mesmo instante, a mulher ficou curada. Quando chegou a casa do chefe, vendo os flautistas e a multidão em grande alarido, disse: «Retirai-vos, porque a menina não está morta: dorme.» Mas riam-se dele. Retirada a multidão, Jesus entrou, tomou a mão da menina e ela ergueu-se. A notícia espalhou-se logo por toda aquela terra.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Cirilo de Alexandria (380-444), bispo, doutor da Igreja
Comentário ao evangelho de João, 4; pg 73, 560

«Ele entrou e pegou na mão da menina»


Assim que Cristo entrou em nós pela sua própria carne, nós revivemos inteiramente; é inconcebível, ou mais ainda, impossível, que a vida não faça viver aqueles nos quais ela se introduziu. Como se cobre um tição ardente com um montão de palha para guardar intacto o germe do fogo, assim nosso Senhor Jesus Cristo esconde a vida em nós pela sua própria carne e coloca aí como uma semente de imortalidade que afasta toda a corrupção que trazemos em nós.

Não é pois apenas pela sua palavra que ele realiza a ressurreição dos mortos. Para mostrar que o seu corpo dá a vida, como tínhamos dito, ele toca os cadáveres e pelo seu corpo dá a vida a esses corpos já em vias de desintegração. Se o simples contacto da sua carne sagrada restitui a vida a esses mortos, que beneficio não encontraremos nós na sua eucaristia vivificante quando a recebemos!... Não será suficiente que apenas a nossa alma seja regenerada pelo Espírito para uma vida nova. O nosso corpo denso e terrestre também deve ser santificado pela sua participação num corpo também denso e da mesma origem que o nosso e deve ser chamado também à incorruptibilidade.  





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.