quinta-feira, 10 de julho de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 11 de Julho de 2008

Hoje a Igreja celebra : São Bento, abade, patrono da Europa, +547

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Bem-aventurado João XXIII : «Sede prudentes como as serpentes e cândidos como as pombas»


Evangelho segundo S. Mateus 10,16-23.

«Envio-vos como ovelhas para o meio dos lobos; sede, pois, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas suas sinagogas; sereis levados perante governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e dos pagãos. Mas, quando vos entregarem, não vos preocupeis nem como haveis de falar nem com o que haveis de dizer; nessa altura, vos será inspirado o que tiverdes de dizer. Não sereis vós a falar, mas o Espírito do vosso Pai é que falará por vós. O irmão entregará o seu irmão à morte, e o pai, o seu filho; os filhos hão-de erguer se contra os pais e hão-de causar-lhes a morte. E vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: Não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do Homem.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Bem-aventurado João XXIII (1881-1963), Papa
Diário da Alma

«Sede prudentes como as serpentes e cândidos como as pombas»


É preciso tratar toda a gente com respeito, com prudência e com uma simplicidade evangélica... É conforme com o exemplo de Jesus fazer prova da mais atraente simplicidade, sem contudo se abdicar da prudência dos sábios e dos santos que Deus ajuda. A simplicidade pode suscitar, não digo o desprezo, mas uma consideração mínima por parte dos maus. Pouco importa se os maus, de quem não se deve fazer caso, podem inflingir alguma humilhação pelos seus julgamentos e pelos seus gracejos; tudo reverte em seu prejuizo e confusão. Aquele que é «simples, recto e temente a Deus» é sempre o mais digno e o mais forte. Na condição, evidentemente, de se firmar numa prudência sábia e afável.

É simples aquele que não se envergonha de confessar o Evangelho, mesmo diante dos homens que não vêem nEle mais do que uma fraqueza e uma infantilidade, e de o confessar em todas as suas partes e em todas as ocasiões, na presença de não importa quem. Ele não se deixa enganar ou conduzir no seu julgamente pelo próximo, e não perde a serenidade da sua alma, qualquer que seja a atitude que os outros tomem para consigo.

O prudente é aquele que sabe calar uma parte da verdade que seria inoportuno manifestar, e que pode calar-se sem que o seu silêncio altere ou falsifique a parte de verdade que diz; é aquele que sabe atingir as boas finalidades que se propõe, escolhendo os meios mais eficazes...; é aquele que, em todas as circunstâncias, distingue o essencial e não se deixa embaraçar pelo acessório...; é aquele que, à partida de tudo isto, espera o sucesso em Deus, apenas...

A simplicidade não contradiz em nada a prudência, nem inversamente. A simplicidade é amor; a prudência é pensamento. O amor reza, a inteligência vela. «Vigiai e orai» (Mt 26,41). Numa conciliação perfeita. O amor é como a pomba que geme; a inteligência, voltada para a acção, é como a serpente que nunca cai por terra nem se magoa, porque vai tacteando com a cabeça todas as irregularidades do seu caminho.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.