sábado, 14 de fevereiro de 2009

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 15 de Fevereiro de 2009

6º Domingo do Tempo Comum - Ano B


Sexto Domingo do Tempo Comum (semana I do saltério)
Hoje a Igreja celebra : S. Cláudio La Colombière, presbítero, + 1682

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Pascásio Radberto : «Quero, fica purificado.»


Evangelho segundo S. Marcos 1,40-45.

Um leproso veio ter com Ele, caiu de joelhos e suplicou: «Se quiseres, podes purificar-me.» Compadecido, Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: «Quero, fica purificado.» Imediatamente a lepra deixou-o, e ficou purificado. E logo o despediu, dizendo-lhe em tom severo: «Livra-te de falar disto a alguém; vai, antes, mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que foi estabelecido por Moisés, a fim de lhes servir de testemunho.» Ele, porém, assim que se retirou, começou a proclamar e a divulgar o sucedido, a ponto de Jesus não poder entrar abertamente numa cidade; ficava fora, em lugares despovoados. E de todas as partes iam ter com Ele.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Pascásio Radberto ( ? – c.849), monge beneditino
Comentário sobre o Evangelho de S. Mateus, 5, 8; CCM 56 A, 475-476 (a partir da trad. Delhougne, Les Pères commentent, p. 243)

«Quero, fica purificado.»


O Senhor cura, a cada dia, a alma de todo o homem que Lho implora, que piamente O adora e que com fé proclama estas palavras: «Senhor, se quiseres, podes purificar-me», ainda que sejam muitas as faltas que cometeu. «É que acreditar de coração leva a obter a justiça, e confessar com a boca leva a obter a salvação» (Rom 10,10). Devemos pois pedir a Deus com toda a confiança, sem nunca duvidar do seu poder [...]. É essa a razão por que prontamente o Senhor assim responde ao leproso que Lhe suplica: «Quero, fica purificado». Porque, no justo momento em que o pecador começar a rezar com verdadeira fé, logo a mão do Senhor trata de sarar a lepra da sua alma [...].

Conselho excelente nos dá aquele leproso sobre a maneira de orar. Não põe em dúvida a vontade do Senhor, como se se recusasse a acreditar na Sua bondade. Mas, consciente da gravidade das suas faltas, não quer pressupor essa vontade. Ao dizer que o Senhor, se o quiser, pode purificá-lo, afirma que esse poder pertence ao Senhor, ao mesmo tempo que afirma a sua fé [...]. Se a fé for fraca, deve em primeiro lugar ser fortificada. Só então poderá revelar-se em toda a sua força para obter a cura da alma e do corpo.

É sem dúvida desta fé que nos fala o apóstolo Pedro, quando diz: «Não fez qualquer distinção entre eles e nós, visto ter purificado os seus corações pela fé» (Act 15,9). [...] A fé pura, vivida no amor, mantida pela perseverança, paciente na espera, humilde na sua afirmação, firme na confiança, cheia de respeito na oração e de sabedoria quanto ao que nela é pedido, está segura de que ouvirá, em todas as circunstâncias, aquelas palavras do Senhor: «Quero, fica purificado».





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.