terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 20 de Janeiro de 2010


Hoje a Igreja celebra : S. Sebastião, mártir, +288,  S. Fabião (ou Fabiano), papa e mártir, +250

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Melitão de Sardes : Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus


Evangelho segundo S. Marcos 3,1-6.

Novamente entrou na sinagoga. E estava lá um homem que tinha uma das mãos paralisada. Ora eles observavam-no, para ver se iria curá-lo ao sábado, a fim de o poderem acusar. Jesus disse ao homem da mão paralisada: «Levanta-te e vem para o meio.» E a eles perguntou: «É permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?» Eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e magoado com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão.» Estendeu-a, e a mão ficou curada. Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Melitão de Sardes (?-c. 195), bispo
Homilia sobre a Páscoa, 82-90 (a partir da trad. cf SC 123, pp. 107ss.)

Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus


Vós não vistes a Deus; não reconhecestes o Senhor; não soubestes que era Ele, o Primogénito de Deus, O que foi gerado antes da estrela da manhã (Sl 109,3), O que fez surgir a luz, O que fez brilhar o dia, separando-o das trevas, O que fixou os primeiros limites, suspendendo a terra, secando os abismos, expondo o firmamento [...], O que criou os anjos do céu, O que no céu fixou os tronos, O que modelou o homem sobre a terra. Foi Ele que escolheu Israel, foi Ele que o guiou desde Adão até Noé, desde Noé até Abraão, desde Abraão até Isaac e Jacob e aos doze patriarcas. Foi Ele que conduziu os vossos pais ao Egipto, que aí os protegeu e os alimentou. Foi Ele que os iluminou por meio de uma coluna de fogo e os cobriu com uma nuvem, foi Ele que abriu o Mar Vermelho e lho fez atravessar. Foi Ele que lhes deu o maná do céu, que os saciou com o que tirou do rochedo, que lhes deu a Lei e a Terra Prometida, que lhes enviou os profetas e lhes suscitou os reis. Foi Ele que veio a vós, cuidando daqueles que sofriam, ressuscitando os mortos. [...] É Ele que quereis matar, é Ele que quereis entregar em troca de umas quantas moedas de prata. [...]

Como foi que estimastes os benefícios que vos foram concedidos? [...] Estimai agora a mão ressequida que Ele restituiu ao corpo. Estimai agora os cegos de nascença que Ele devolveu à luz por meio de uma palavra Sua. Estimai agora os mortos que fez sair do túmulo após três ou quatro dias. Não têm preço os dons que Ele vos concede. E vós [...] pagastes-Lhe o bem com o mal, a alegria com a aflição, a vida com a morte.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.