sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 23 de Janeiro de 2010


Hoje a Igreja celebra : Santo Ildefonso, bispo, +667

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Sâo Tomás de Aquino : Jesus dá-Se completamente; dá o Seu corpo e o Seu sangue


Evangelho segundo S. Marcos 3,20-21.

Tendo Jesus chegado a casa, de novo a multidão acorreu, de tal maneira que nem podiam comer. E quando os seus familiares ouviram isto, saíram a ter mão nele, pois diziam: «Está fora de si!»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Sâo Tomás de Aquino (1225-1274), teólogo dominicano e Doutor da Igreja
Lições para a Festa do Corpo de Cristo (a partir da trad. de Orval)

Jesus dá-Se completamente; dá o Seu corpo e o Seu sangue


Os inúmeros dons com que o Senhor cumulou o povo cristão elevam-no a uma inestimável dignidade. Com efeito, não há nem nunca houve nação cujos deuses estivessem tão próximos do seu povo como o está o nosso Deus de nós (cf. Dt 4, 7). O Filho único de Deus, no desejo de nos tornar participantes da Sua divindade, assumiu a nossa natureza e fez-Se homem para que os homens se tornassem divinos. Tudo o que Ele nos tomou de empréstimo, pô-lo ao serviço da nossa salvação. Porque, para a nossa reconciliação, ofereceu o Seu corpo a Deus Pai no altar da cruz; e verteu o Seu sangue como resgate para nos libertar da nossa condição de escravos e para nos purificar de todos os nossos pecados pelo banho da regeneração.

A  fim de que permaneça entre nós a memória constante de tão grande dom, deixou aos crentes o Seu corpo como alimento e o Seu sangue como bebida, nas espécies do pão e do vinho. Admirável e precioso festim que traz a salvação e a doçura plena! Poderíamos nós encontrar algo de mais precioso do que esta refeição, na qual não é a carne de  vitelos, nem de cabras, mas o próprio Cristo, verdadeiro Deus, que nos é oferecido?





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.