domingo, 24 de abril de 2011

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 25 de Abril de 2011

2ª-FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA


Festa da Igreja : 2ª feira na oitava da Páscoa (ofício próprio)
Santo do dia : Santa Maria Eufrásia Pelletier, virgem, fundadora, +1868,  S. Marcos, evangelista

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Odilão de Cluny : «Ide anunciar aos Meus irmãos que partam para a Galileia: lá Me verão»

Evangelho segundo S. Mateus 28,8-15.

Afastando-se rapidamente do sepulcro, cheias de temor e de grande alegria, as mulheres correram a dar a notícia aos discípulos.
Jesus saiu ao seu encontro e disse-lhes: «Salve!» Elas aproximaram-se, estreitaram-lhe os pés e prostraram-se diante dele.
Jesus disse-lhes: «Não temais. Ide anunciar aos meus irmãos que partam para a Galileia. Lá me verão.»
Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram à cidade participar aos sumos sacerdotes tudo o que tinha acontecido!
Eles reuniram-se com os anciãos; e, depois de terem deliberado, deram muito dinheiro aos soldados,
recomendando-lhes: «Dizei isto: 'De noite, enquanto dormíamos, os seus discípulos vieram e roubaram-no.'
E, se o caso chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e faremos com que vos deixe tranquilos.»
Recebendo o dinheiro, eles fizeram como lhes tinham ensinado. E esta mentira divulgou-se entre os judeus até ao dia de hoje.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Odilão de Cluny (961-1048), monge
Segundo Sermão para a Ressurreição; PL 142, 1005 (a partir da trad. Brésard, 2000 ans C, p. 124 rev.)

«Ide anunciar aos Meus irmãos que partam para a Galileia: lá Me verão»


O Evangelho descreve-nos a alegre corrida dos discípulos: «Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo» (Jo 20, 4). Quem não desejaria procurar assim a Cristo, sentado à direita do Pai? E quem não correria em espírito para assim O encontrar no fim da sua busca, pensando na corrida a toda a brida dos apóstolos? Para que este desejo não enfraqueça, que cada um de nós relembre com afinco aquele versículo do Cântico dos Cânticos: «Conduz-me atrás de ti, nós corremos ao odor dos teus perfumes» (1, 4 [LXX]). Correr ao odor dos perfumes é caminhar sem parar, ao passo do Espírito, até ao nosso Criador, reconfortados pelo odor das Suas virtudes.


Esse foi também o trajecto, digno de todos os elogios, das mulheres santas que, segundo os Evangelhos, seguiram o Senhor desde a Galileia e Lhe foram fiéis na altura da Sua Paixão, enquanto os discípulos fugiram (Mt 27, 55). Também elas correram ao odor dos Seus perfumes, tanto em espírito como mesmo à letra, porquanto compraram substâncias odorosas para ungir o corpo do Senhor, conforme testemunha Marcos (16, 1).


Irmãos, a exemplo da prontidão dos cuidados dos discípulos, tanto homens como mulheres, para com a sepultura do seu Mestre, proclamemos à nossa maneira a alegria da Ressurreição do Senhor. Seria uma pena que uma só língua de carne verdadeira calasse os louvores devidos ao Salvador logo no mesmo dia em que a Sua carne verdadeira ressuscitou. Esta magnífica Ressurreição apenas nos incita a proclamar a grandeza do Autor de tamanha alegria, e ao mesmo tempo a anunciar a vitória conseguida contra o nosso velho inimigo: a morte foi hoje banida, assim como o seu fabricante. Hoje, com Cristo, a vida foi restituída aos mortais; hoje foram destruídas as correntes do demónio; hoje a liberdade do Senhor foi concedida a todos os cristãos.





Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.