sábado, 2 de fevereiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 03 de Fevereiro de 2008

4º Domingo Comum (semana IV do saltério)
Hoje a Igreja celebra : S. Brás, bispo e mártir, +316,  S. Oscar (Ansgário), bispo, +865

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Beato Guerric d'Igny : «Felizes os puros de coração, pois verão a Deus»


Evangelho segundo S. Mateus 5,1-12.

Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beato Guerric d'Igny (c.1080-1157), abade cisterciense
Sermão para o dia de Todos os Santos

«Felizes os puros de coração, pois verão a Deus»


«Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu». O início do Novo Testamento é de facto alegre e cheio de graça nova; provoca mesmo um pouco o não crente ou o preguiçoso a que o escute, e também a que aja, ao prometer a felicidade aos infelizes e o Reino do Céu aos exilados, aos que estão no infortúnio. O princípio da nova Lei é agradável de ouvir e começa sob felizes auspícios, pois, desde o início, o legislador tem muitas palavras de beatitude. Os que forem atraídos por estas palavras caminharão então de virtude em virtude, subirão os oito degraus que o Evangelho construiu e erigiu no nosso coração. […] Trata-se, é claro, da elevação do coração e da progressão dos méritos ao longo de oito degraus de virtude, os quais gradualmente conduzem o homem do mais baixo aos mais altos níveis de perfeição evangélica. Até que aí enfim entrará, e vislumbrará o Deus dos deuses em Sião (Sl 83,8), no seu Templo, acerca do qual disse o profeta: «Aí se chega por uma escada de oito degraus» (Ez 40, 37).

A primeira virtude dos principiantes é a renúncia ao mundo, pela qual nos tornamos pobres em espírito; a segunda é a mansidão, pela qual nos submetemos à obediência, a esta nos habituando; depois vem a dor, pela qual lamentamos os pecados cometidos ou, em  choros, pedimos as virtudes. Provamo-las, claro, naquilo em que mais temos fome e sede de justiça, tanto para nós como para os outros, e começamos a sentir um ânimo de verdadeiro zelo contra os pecadores. Ao zelo segue-se a misericórdia, que o tempera, para que imoderados ardores não se transformem em faltas. Aplicando-nos e exercitando-nos, havemos de aprender  a ser justos e misericordiosos, após o que estaremos capazes da contemplação e de nos dedicar a purificar continuamente o nosso coração, a fim de vermos a Deus.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.