sábado, 3 de maio de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 04 de Maio de 2008

Ascensão do Senhor, ano A (semana III do Saltério)
Hoje a Igreja celebra : S. Gregório, o iluminador, bispo, +332,  Santos João, Agostinho, Roberto e companheiros, monges mártires

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo António : "Um só Deus, um só Senhor, na trindade das pessoas e na unidade da sua natureza" (Prefácio)


Evangelho segundo S. Mateus 28,16-20.

Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo António (c. 1195-1231), franciscano, doutor da Igreja
Sermões para o domingo e festas de santos

"Um só Deus, um só Senhor, na trindade das pessoas e na unidade da sua natureza" (Prefácio)


O Pai, o Filho e o Espírito Santo são de uma só substância e de uma inseparável igualdade. A unidade está na essência, a pluralidade nas pessoas. O Senhor indica abertamente a unidade da divina essência e a trindade das pessoas quando diz: "Baptizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Não diz "nos nomes" mas "no nome", e assim mostra a unidade da essência. Mas emprega em seguida três nomes, para mostrar que há três pessoas.
     
Nesta Trindade encontra-se a suprema origem de todas as coisas, a beleza perfeitíssima, a beatíssima alegria. A suprema origem, como diz Santo Agostinho no seu livro sobre a verdadeira religião, é Deus Pai, de quem vêm todas as coisas, de quem procedem o Filho e o Espírito Santo. A beleza perfeitíssima é o Filho, a verdade do Pai, que não lhe é dissemelhante em ponto algum, que nós veneramos com o Pai e no Pai, que é o modelo de todas as coisas, porque tudo foi feito por ele e tudo se reporta a ele. A beatíssima alegria é o Espírito Santo, que é o dom do Pai e do Filho; e esse dom, devemos acreditar e defender que é exactamente parecido com o Pai e com o Filho.
      
Olhando para a criação, chegamos à Trindade de uma só substância. Percebemos um só Deus: o Pai, de quem somos, o Filho, por quem somos, e o Espírito Santo, em quem somos. Princípio a que recorremos, modelo que seguimos, graça que nos reconcilia.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.