quarta-feira, 7 de maio de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 08 de Maio de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Madalena de Canossa, virgem, fundadora, +1835

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Pedro Damião : «Que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti»


Evangelho segundo S. João 17,20-26.

Não rogo só por eles, mas também por aqueles que hão-de crer em mim, por meio da sua palavra, para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu me deste, de modo que sejam um, como Nós somos Um. Eu neles e Tu em mim, para que eles cheguem à perfeição da unidade e assim o mundo reconheça que Tu me enviaste e que os amaste a eles como a mim. Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que me deste, por me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas Eu conheci-te e estes reconheceram que Tu me enviaste. Eu dei-lhes a conhecer quem Tu és e continuarei a dar-te a conhecer, a fim de que o amor que me tiveste esteja neles e Eu esteja neles também.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Pedro Damião (1007-1072), eremita e posteriormente bispo, doutor da Igreja
Opúsculo 11 « Dominus vobiscum », 6

«Que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e Eu em ti»


A Santa Igreja, ainda que muito diversa na multiplicidade das pessoas, é unificada pelo fogo do Espírito Santo. Se, materialmente, parece repartida em várias famílias, o mistério da sua profunda unidade nada pode perder da sua integridade: «Porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado», diz São Paulo (Rm 5,5). Este Espírito, sem qualquer dúvida, é um e é múltiplo ao mesmo tempo, um na essência da sua majestade, múltiplo nos dons e nos carismas concedidos à santa Igreja que enche com a sua presença. E este Espírito permite à Igreja ser simultaneamente uma na sua extensão universal e integralmente completa em cada um dos seus membros [...].
Se, portanto, aqueles que acreditarem em Cristo são um, onde quer que seja que um deles se encontre fisicamente, o corpo da Igreja, na sua integralidade, estará então presente, pelo mistério sacramental. E tudo o que convier à integralidade desse corpo convém a cada um dos seus membros. [...] Eis por que, quando vários fiéis se juntam, podem dizer: «Inclina, Senhor, os teus ouvidos e responde-me, porque estou triste e necessitado; protege a minha vida, porque te sou fiel» (Sl 85,1). E quando estivermos sós, podemos cantar: «Alegrai-vos em Deus, nossa força, aclamai o Deus de Jacob» (Sl 80,2). Não será descabido dizer-se em conjunto: «Em todo o tempo, bendirei o Senhor, o seu louvor estará sempre nos meus lábios» (Sl 33,2), ou proclamar-se, quando se está sozinho: «Enaltecei comigo o Senhor, exaltemos juntos o seu nome» (Sl 33,4), ou outras expressões semelhantes. A solidão não impede ninguém de falar no plural, e a multidão de fiéis poderá também ser expressa no singular. A força do Espírito Santo que habita em cada um dos fiéis e os envolve, deles fazendo um só, é o que faz que aqui haja uma solidão povoada e, ali, uma multidão que forma um só.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.