segunda-feira, 19 de maio de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 20 de Maio de 2008

Hoje a Igreja celebra : São Bernardino de Sena, presbítero, +1444

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santa Teresa do Menino Jesus : «Se alguém quer ser o primeiro, que se seja o último de todos e o servo de todos»


Evangelho segundo S. Marcos 9,30-37.

Partindo dali, atravessaram a Galileia, e Jesus não queria que ninguém o soubesse, porque ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: «O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens que o hão-de matar; mas, três dias depois de ser morto, ressuscitará.» Mas eles não entendiam esta linguagem e tinham receio de o interrogar. Chegaram a Cafarnaúm e, quando estavam em casa, Jesus perguntou: «Que discutíeis pelo caminho?» Ficaram em silêncio porque, no caminho, tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quiser ser o primeiro, há-de ser o último de todos e o servo de todos.» E, tomando um menino, colocou-o no meio deles, abraçou-o e disse-lhes: «Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que recebe; e quem me receber, não me recebe a mim mas àquele que me enviou.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Oração 20

«Se alguém quer ser o primeiro, que se seja o último de todos e o servo de todos»


Jesus!... Como é grande a vossa humildade, ó divino Rei da Glória, submeterdes-vos a todos os vossos sacerdotes sem fazer nenhuma distinção entre os que vos amam e os que são, infelizmente!, mornos ou frios no vosso serviço. Ao seu apelo vós desceis do céu; eles podem adiantar, retardar a hora do santo sacrifício, sempre estais pronto. Ó meu Bem-Amado, sob o véu da hóstia branca, como me apareceis doce e humilde de coração (Mt 11,29)! Para me ensinardes a humildade não podíeis abaixar-vos mais; também eu quero, a fim de responder ao vosso amor, desejar que as minhas irmãs me coloquem sempre em último lugar e convencer-me bem de que é esse o meu lugar...

Eu sei, ó meu Deus, vós abateis a alma orgulhosa, mas à que se humilha darás uma eternidade de glória; eu quero pois colocar-me na última fila, partilhar das vossas humilhações a fim de «ter parte convosco» (Jo 13,8) no reino dos Céus.

Mas, Senhor, vós conheceis a minha fraqueza; cada manhã tomo a resolução de praticar a humildade e à noite reconheço que cometi ainda muitas faltas de orgulho. À vista disto sou tentada a desencorajar mas, eu sei, o desencorajamento é também orgulho. Quero pois, ó meu Deus, assentar a minha esperança somente em vós; porque vós tudo podeis, dignai-vos fazer nascer na minha alma a virtude que desejo. Para obter esta graça da vossa infinita misericórdia repetir-vos-ei muitas vezes: «Ó Jesus, doce e humilde de coração, tornai o meu coração semelhante ao vosso!»





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.