sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 06 de Dezembro de 2008

Sábado da 1a semana do Advento


Hoje a Igreja celebra : S. Nicolau, bispo, +342

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : A messe é abundante


Evangelho segundo S. Mateus 9,35-38.10,1.6-8.

Jesus percorria as cidades e as aldeias, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe.» Jesus chamou doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos malignos e de curar todas as enfermidades e doenças. Ide, primeiramente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que o Reino do Céu está perto. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Sermões sobre o evangelho de S. João, nº 15

A messe é abundante


Cristo estava cheio de ardor no que respeita à sua obra e dispunha-se a enviar trabalhadores... Vai então enviar ceifeiros. "É verdadeiro o provérbio: Um é o que semeia, outro o que ceifa. Envio-vos a ceifar um campo em que não trabalhastes; outros cansaram-se a trabalhar e vós colheis o fruto do seu trabalho" (Jo 4,37-38). Como? Enviou ceifeiros sem antes enviar semeadores? Onde é que enviou os ceifeiros? Onde outros já tinham trabalhado... Onde os profetas já tinham pregado, porque eles mesmos eram os semeadores...
      
Quem são esses que assim trabalharam? Abraão, Isaac, Jacob. Leiam a narrativa dos seus trabalhos: em todos eles se encontra uma profesia de Cristo; foram portanto semeadores. Quanto a Moisés, aos outros patriarcas, a todos os profetas, o que não suportaram eles ao frio, enquanto semeavam? Por conseguinte, na Judeia a messe estava já pronta. E compreende-se que a messe estivesse madura no momento em que tantos milhares de homens traziam o valor dos seus bens, o depositavam aos pés dos apóstolos e, aliviando os seus ombros dos fardos deste mundo, começavam a seguir Cristo Senhor (Act 4,35; Sl 81,7). Verdadeiramente a messe tinha atingido a maturidade.
      
Que resultou disso? Desta messe foram retirados alguns grãos que foram semeados em todo o universo e eis que se ergue uma outra messe destinada a ser colhida no fim dos séculos... Para recolher essa messe já não serão os apóstolos a ser enviados mas sim os anjos.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.