sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 27 de Dezembro de 2008

S. JOÃO, apóstolo e evangelista (Festa)


Hoje a Igreja celebra : São João, Apóstolo e Evangelista

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
João Escoto Erígena : «O que era desde o princípio [...], o que contemplámos [...], isso vos anunciamos» (1Jo 1,1-3)


Evangelho segundo S. João 20,2-8.

Correndo, foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, o que Jesus amava, e disse-lhes: «O Senhor foi levado do túmulo e não sabemos onde o puseram.» Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao túmulo. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Inclinou-se para observar e reparou que os panos de linho estavam espalmados no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver os panos de linho espalmados no chão, ao passo que o lenço que tivera em volta da cabeça não estava espalmado no chão juntamente com os panos de linho, mas de outro modo, enrolado noutra posição. Então, entrou também o outro discípulo, o que tinha chegado primeiro ao túmulo. Viu e começou a crer,


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

João Escoto Erígena (?-c. 870), beneditino irlandês
Homilia sobre o Prólogo de São João, §2 (trad. Jean Expliqué, DDB 1985, p. 27 rev.)

«O que era desde o princípio [...], o que contemplámos [...], isso vos anunciamos» (1Jo 1,1-3)


Pedro e João acorrem juntos ao túmulo. O túmulo de Cristo é a Sagrada Escritura, em que os mistérios mais obscuros da Sua divindade e da Sua humanidade se encontram protegidos, se assim ouso expressar-me, por uma muralha de rocha. Mas João corre mais depressa do que Pedro, porque o poder da contemplação totalmente purificada entra nos segredos das obras divinas com um olhar mais penetrante e mais vivo do que o poder da acção, que ainda tem necessidade de ser purificada.

Mas Pedro é o primeiro a entrar no túmulo; João segue-o. Correm os dois e entram os dois. Aqui, Pedro é a imagem da fé, João representa a inteligência. [...] A fé tem, pois, de ser a primeira a entrar no túmulo, imagem da Sagrada Escritura, onde a inteligência entra a seguir. [...]

Pelo poder da fé e das virtudes, Pedro, que também representa a prática das virtudes, vê o Filho de Deus encerrado de maneira inefável e maravilhosa nos limites da carne. Por sua vez, João, que representa a mais elevada contemplação da verdade, admira o Verbo de Deus, perfeito em Si mesmo e infinito na Sua origem, ou seja, em Seu Pai. Conduzido pela revelação divina, Pedro contempla simultaneamente as coisas eternas e as coisas deste mundo, unidas em Cristo. João contempla e anuncia a eternidade do Verbo, para dá-Lo a conhecer às almas crentes.

Afirmo, pois, que João é uma águia espiritual de voo rápido, que vê a Deus; e chamo-lhe teólogo. Ele domina toda a criação, visível e invisível, ultrapassa todas as faculdades do intelecto, entra divinizado em Deus, que o faz partilhar da Sua própria vida divina.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.