terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 09 de Dezembro de 2009

Quarta-feira da 2a semana do Advento


Hoje a Igreja celebra : Beato Bernardo Maria Silvestrelli, presbítero, +1911

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Beato Jan van Ruusbroec : «Vinde a Mim, [...] porque sou manso e humilde de coração»


Evangelho segundo S. Mateus 11,28-30.

«Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beato Jan van Ruusbroec (1293-1381), cónego regular
As Núpcias Espirituais, 1 (a partir da trad. de Louf, Bellefontaine, 1993, p. 49)

«Vinde a Mim, [...] porque sou manso e humilde de coração»


A terceira vinda de Cristo pertence ainda ao futuro. Acontecerá seja no momento do Julgamento, seja na  hora da morte [...].

O julgamento de Cristo será justo porque Ele, sendo o Filho do Homem, é também a sabedoria do Pai, à qual cabe todo o julgamento. Com efeito, para Ele todos os corações são transparentes e manifestos, no céu, na terra e no inferno [...]. O modo como Cristo, nosso esposo e juiz, procede no momento desse julgamento consiste em recompensar e castigar pela justiça, pois Ele a cada um dá segundo os seus méritos. A cada homem bom, e por cada boa obra produzida em Deus, concede a recompensa sem limites que é Ele próprio, e que criatura alguma saberá merecer. De facto, como Ele colabora em todas as obras da criatura, é graças à força divina d'Ele próprio que a criatura merece Cristo em recompensa, e isso é feito com toda a equidade [...].

Na Sua primeira vinda, na qual Deus Se fez homem, viveu em humildade e morreu pelo amor que nos tem. Devemos segui-Lo, na nossa vida exterior, praticando os costumes perfeitos das virtudes e, interiormente, com caridade e verdadeira humildade. Na segunda vinda, que é a presente e na qual Deus surge inundando com a graça cada coração que ama, devemos  desejá-Lo e orar-Lhe em cada dia, para nos mantermos erguidos e rectos e crescermos em novas virtudes. Na Sua terceira vinda, que será a do Julgamento ou a da hora da nossa própria morte, devemos esperá-Lo e desejá-Lo, com confiança e respeito, para sermos libertados do exílio presente e penetrarmos, por fim, na morada da glória.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.