segunda-feira, 23 de junho de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 24 de Junho de 2008

Hoje a Igreja celebra : Solenidade da Natividade de São João Baptista

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Beato Guerric d'Igny : "Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque caminharás diante do Senhor para prelarar o seu camiho" (Lc 1,76)


Evangelho segundo S. Lucas 1,57-66.80.

Entretanto, chegou o dia em que Isabel devia dar à luz e teve um filho. Os seus vizinhos e parentes, sabendo que o Senhor manifestara nela a sua misericórdia, rejubilaram com ela. Ao oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas, tomando a palavra, a mãe disse: «Não; há-de chamar se João.» Disseram-lhe: «Não há ninguém na tua família que tenha esse nome.» Então, por sinais, perguntaram ao pai como queria que ele se chamasse. Pedindo uma placa, o pai escreveu: «O seu nome é João.» E todos se admiraram. Imediatamente a sua boca abriu-se, a língua desprendeu-se-lhe e começou a falar, bendizendo a Deus. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos, e por toda a montanha da Judeia se divulgaram aqueles factos. Quantos os ouviam retinham-nos na memória e diziam para si próprios: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. Entretanto, o menino crescia, o seu espírito robustecia-se, e vivia em lugares desertos, até ao dia da sua apresentação a Israel.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beato Guerric d'Igny (c.1080-1157), abade cisterciense
Sermão 1 para S. João Baptista, §2

"Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque caminharás diante do Senhor para prelarar o seu camiho" (Lc 1,76)


É com razão que o nascimento deste menino foi para muitos causa de alegria: ainda o é hoje. Dado a seus pais na velhice, veio pregar a um mundo que envelhecia a graça de um novo nascimento. É bom que a Igreja festeje solenemente esta natividade, fruto maravilhoso da graça com o qual a natureza se maravilha.
      
Quanto a mim, esta lâmpada destinada a iluminar o mundo (Jo 5,35), traz-me com o seu nascimento uma alegria nova, porque foi graças a ela que reconheci a verdadeira Luz, que brilha nas trevas mas que as trevas não quiseram receber (Jo 1,5-9). Sim, o nascimento deste menino traz-me uma alegria indizível pois é para o mundo fonte de tão grandes bens. Ele foi o primeiro a instruir a Igreja, começando a formá-la pela penitência, preparando-a pelo baptismo e, quando a tinha já preparada, entregando-a a Cristo e unindo-a a Ele (Jo 3,29). Ensinou-a a viver na sobriedade e, com o exemplo da sua própria morte, deu-lhe forças para morrer com coragem. Desse modo, ele preparou para o Senhor um povo perfeito (Lc 1,17).





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.