sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 03 de Janeiro de 2009

Sábado do Tempo Natal antes da Epifania


Hoje a Igreja celebra : Santíssimo Nome de Jesus.

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São João Crisóstomo : «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo»


Evangelho segundo S. João 1,29-34.

No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É aquele de quem eu disse: 'Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.' Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: 'Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo'. Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São João Crisóstomo (cerca 345-407), padre em Antioquia, depois Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
Catequese 18 sobre o evangelho de São João

«Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo»


«Eis o Cordeiro de Deus», diz João Baptista. Jesus não diz nada; é João que diz tudo. O esposo tem por costume agir assim; ainda não diz nada à esposa, mas apresenta-se e realiza-se em silêncio. Outros o anunciam e lhe apresentam a esposa. Quando ela aparece, o esposo não a toma ele próprio, mas recebe-a das mãos de outrem. Mas logo que a recebe assim das mãos de outro, une-se a ela tão fortemente que ela não se recorda mais daqueles que deixou para o seguir.

Foi o que aconteceu em relação a Jesus Cristo. Ele veio para esposar a humanidade; Ele próprio não disse nada, não fez senão apresentar-Se. Foi João, o amigo do Esposo, que pôs na sua mão a da Esposa, ou seja, o coração dos homens, que ele persuadira com a sua pregação. Então Jesus Cristo recebeu-os e cumulou-os de tantos bens, que eles não voltaram para aquele que os tinha levado até Ele. [...] Ele tirou a Esposa da sua muito humilde condição para a conduzir à casa de seu Pai. [...]

Foi João, o amigo do Esposo, quem, sozinho, esteve presente nestas bodas; foi então ele quem fez tudo; percebendo Jesus que vinha, disse: «Eis o Cordeiro de Deus.» E assim mostrou que não era apenas pela voz, mas também pelos olhos, que dava testemunho ao Esposo. Ele admirava o Filho de Deus e, contemplando-O, o seu coração exultava de alegria e de felicidade. Antes de O anunciar, admira-O presente, e faz conhecer o dom que Jesus veio trazer: «Eis o Cordeiro de Deus.» É Ele, diz João, quem tira o pecado do mundo, e fá-lo sem cessar, não apenas no momento da Sua Paixão quando sofre por nós. Se oferece apenas uma vez o seu sacrifício pelos pecados do mundo, este sacrifício único purifica para sempre os pecados de todos os homens até ao fim do mundo.






Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.