quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 08 de Janeiro de 2009

Quinta-feira depois da Epifania


Hoje a Igreja celebra : S. Severino, abade, +482,   S. Pedro Tomás, patriarca, mártir, +1366

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Orígenes : «Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nEle»


Evangelho segundo S. Lucas 4,14-22.

Impelido pelo Espírito, Jesus voltou para a Galileia e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam. Veio a Nazaré, onde tinha sido criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para ler. Entregaram-lhe o livro do profeta Isaías e, desenrolando-o, deparou com a passagem em que está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor.» Depois, enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Começou, então, a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.» Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam com as palavras repletas de graça que saíam da sua boca. Diziam: «Não é este o filho de José?»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Orígenes (v.185-253), sacerdote e teólogo
Homilias sobre São Lucas, n°32 (trad. cf. SC 87, pp. 386-392)

«Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nEle»


Quando lês que Jesus «ensinava nas sinagogas e todos O elogiavam», guarda-te de considerar felizes aqueles que então ouviram Cristo, considerando-te como que privado de ensinamento. Porque, se a Escritura é verídica, o Senhor não falou apenas antigamente, nas assembleias dos judeus, mas fala também hoje, na nossa, e não apenas aqui e agora, mas nas audiências do mundo inteiro. [...] Hoje, Jesus é ainda mais «elogiado por todos» do que no tempo em que só era conhecido numa região. [...]

«Ele ungiu-me», diz Ele, «para anunciar a Boa-Nova aos pobres», significando que os pobres são os pagãos; com efeito, eram pobres por não terem nada: nem Deus, nem Lei, nem profetas, nem justiça, nem força alguma. Por que foi que Deus O enviou como mensageiro aos pobres? Para «proclamar a libertação aos cativos» – que éramos nós: prisioneiros acorrentados há muito, sujeitos ao poder de Satanás. E para anunciar «aos cegos a recuperação da vista», porque a sua palavra devolve a visão aos cegos. [...]

Jesus «enrolou o livro, entregou-o ao responsável e sentou-Se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nEle». Também agora, se quereis, aqui, na nossa igreja, podeis fixar os olhos no Salvador. Quando diriges o olhar mais profundo do teu coração para a contemplação da Sabedoria e da Verdade, do Filho único de Deus, tens os olhos fixos em Jesus. Bem-aventurada é a assembleia de quem a Escritura diz: «Todos tinham os olhos fixos nele»! Como quereria que a nossa merecesse este mesmo testemunho e que os olhos de todos, catecúmenos e fiéis, mulheres, homens e crianças, vissem Jesus com os olhos da alma! Porque, mal O tenhais contemplado, a vossa face e o vosso olhar serão iluminados pela Sua luz e podereis dizer: «Levantai sobre nós, Senhor, a luz da Vossa face!» (Sl 4, 7).






Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.