sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 17 de Janeiro de 2009

Sábado da 1a semana do Tempo Comum


Hoje a Igreja celebra : Santo Antão, abade, +356

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Ambrósio : «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos.»


Evangelho segundo S. Marcos 2,13-17.

Jesus saiu de novo para a beira-mar. Toda a multidão ia ao seu encontro, e Ele ensinava-os. Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me.» E, levantando-se, ele seguiu Jesus. Depois, quando se encontrava à mesa em casa dele, muitos cobradores de impostos e pecadores também se puseram à mesma mesa com Jesus e os seus discípulos, pois eram muitos os que o seguiam. Mas os doutores da Lei do partido dos fariseus, vendo-o comer com pecadores e cobradores de impostos, disseram aos discípulos: «Porque é que Ele come com cobradores de impostos e pecadores?» Jesus ouviu isto e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Ambrósio (c. 340-397), Bispo de Milão e Doutor da Igreja
Comentário sobre Lucas, 5, 23.27 (trad. SC 45, pp. 191ss. rev.; cf. En Calcat)

«Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos.»


O apóstolo Paulo disse: «Despi-vos do velho homem com os seus comportamentos e revesti-vos do novo» (Col 3,9-10). [...] Foi esta a obra que Cristo realizou ao chamar Levi; remodelou-o e fez dele um homem novo. Foi também a título de nova criatura que o antigo publicano ofereceu um banquete a Cristo, porque agradou a Cristo e mereceu ter a sua quota parte de felicidade com Cristo. [...] Agora seguia-O, feliz, alegre, transbordando de felicidade.

«Já não faço figura de publicano, dizia ele; já não sou o velho Levi; despi-me de Levi ao revestir-me de Cristo. Fujo da minha primeira vida; quero apenas seguir-Te, Senhor Jesus, que saras as minhas feridas. Quem me separará do amor de Deus que habita en Ti? a tribulação ? a angústia ? a fome ? (Rom 8,35). Estou preso a Ti pela fé, como por pregos, estou retido pelos bons entraves do amor. Todos os Teus mandamentos serão como um cautério que manterei aplicado sobre a minha ferida; o remédio arde, mas tira a infecção da úlcera. Rasga portanto, Senhor Jesus, com a Tua potente espada, a podridão dos meus pecados; vem depressa lancetar as paixões escondidas, secretas, variadas. Purifica todas as infecções com o novo banho.

«Escutai-me, homens colados à terra, que tendes o vosso espírito embrenhado nos vossos pecados. Também eu, Levi, estava ferido com tais paixões. Mas encontrei um Médico que habita no Céu e que espalha os Seus remédios na terra. Só Ele pode curar as minhas feridas pois Ele não as tem. Só Ele pode retirar do coração a dor, e da alma a amargura, porque Ele conhece tudo o que está escondido.»






Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.