sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 06 de Outubro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S. Bruno, eremita, +1101

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Hermas : «Jesus exultou de alegria sob a acção do Espírito Santo.» «Fostes marcados com o selo do Santo Espírito: não o contristais" (Ef 4, 30)


Evangelho segundo S. Lucas 10,17-24.

Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios se sujeitaram a nós, em teu nome!» Disse-lhes Ele: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e escorpiões e domínio sobre todo o poderio do inimigo; nada vos poderá causar dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no Céu.» Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho.» Voltando-se, depois, para os discípulos, disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. Porque digo-vos muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Hermas (séc. II)
O Pastor, 10º preceito

«Jesus exultou de alegria sob a acção do Espírito Santo.» «Fostes marcados com o selo do Santo Espírito: não o contristais" (Ef 4, 30)


Quando o homem indeciso fracassa um propósito, a tristeza toma-lhe conta da alma, ela consterna o Santo Espírito e expulsa-O… Afasta pois do teu coração a tristeza e não apagues o Espírito Santo que em ti habita (1 Ts 5, 19), não vá ele falar a Deus em teu desabono e abandonar-te. Porque o Espírito de Deus, que te foi posto na carne, não suporta a tristeza nem a perturbação.

Cobre-te de alegria e faz disso um deleite. Eis o que agrada a Deus; eis o que Ele acolhe favoravelmente. Pois todo o homem alegre age bem, pensa bem e espezinha a tristeza. O homem triste, ao contrário, age sempre mal; primeiro, faz o mal porque entristece o Espírito Santo, que alegre foi dado ao homem; depois, cai na impiedade por não orar ao Senhor e por não O louvar. Porque a oração do homem triste nunca tem força para se elevar até ao altar de Deus… Tal como o vinagre, misturado no vinho, lhe adultera o sabor, também a tristeza, misturada com o Santo Espírito, enfraquece a eficácia da oração. Purifica pois o coração dessa tristeza perniciosa, e viverás para Deus, assim como todos os que se tiverem despojado da tristeza e coberto da alegria.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


No próximo dia 7 de Outubro, celebra-se a memória de Nossa Senhora do Rosário. Mais uma vez, é lançado o dia mundial do Rosário e todos somos convidados a rezar o Terço (em família, nas paróquias, nos nossos grupos).
A equipa do Evangelho Quotidiano convida todos os seus subscritores a unirem-se a esta jornada, "para que floresça o amor entre os homens".

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.