sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 20 de Outubro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santa Iria, mártir, +653,   Beato Contardo Ferrini, profissional católico, +1902

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Actas do mártires Carpo: "Quem se pronunciar por mim diante dos homens, o Filho do homem pronunciar-se-á também por ele"


Evangelho segundo S. Lucas 12,8-12.

Digo-vos ainda: Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, também o Filho do Homem se declarará por ele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me tiver negado diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus. E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem, há-de perdoar-se; mas, a quem tiver blasfemado contra o Espírito Santo, jamais se perdoará. Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de dizer em vossa defesa, pois o Espírito Santo vos ensinará, no momento próprio, o que deveis dizer.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Actas do mártires Carpo, Pailo e Agatónica (séc. III)
Ichtus, vol. 2

"Quem se pronunciar por mim diante dos homens, o Filho do homem pronunciar-se-á também por ele"


         ############ Martírie de Carpo ############

No tempo do imperador Décio, Óptimus era procônsul em Pérgamo; o bem-aventurado Carpo, bispo de Gados, e o diácono Papilo de Tiatira, ambos confessores de Cristo, compareceram diante dele. O procônsul disse a Carpo:
- Qual é o teu nome?
- O meu primeiro nome, o mais belo, é Cristão. O meu nome no mundo é Carpo.
- Conheces os éditos de César que vos obrigam a sacrificar aos deuses, senhores do mundo, não é verdade? Ordeno-te que te aproximes e que ofereças um sacrifício.
- Eu sou cristão. Adoro Cristo, filho de Deus, que veio à terra nestes últimos tempos para nos salvar e nos livrar das armadilhas do demónio. Não vou por isso sacrificar a esses ídolos.
- Sacrifica aos deuses, como ordena o imperador.
- Morram os deuses que não criaram o céu nem a terra.
- Sacrifica como quer o imperador.
- Os vivos não sacrificam aos mortos.        
- Então tu crês que os deuses estão mortos?
- Certamente. E vê como: eles assemelham-se a homens mas estão imóveis. Deixa de os cobrir de honras; como eles não se mexem, os cães e os corvos virão cobri-los de esterco.
- Basta sacrificar. Tem piedade de ti mesmo!
- É mesmo por isso que eu escolho a melhor parte.

A estas palavras, o procônsul mandou que o pendurassem... e lhe rasgassem o corpo com unhas de ferro...      
                

         ############ Martírio de Papilo ############

Então o procônsul voltou-se para Papilo, para o interrogar:
- És tu da classe dos notáveis?
- Não.
- Então quem és?
- Sou um cidadão.
- Tens filhos?
- Muitos, graças a Deus.
Uma voz na multidão gritou:
- É aos cristãos que ele chama filhos!
- Porque me estás a mentir, dizendo que tens filhos?
- Repara que eu não minto mas antes falo verdade: em todas as cidades da província, eu tenho filhos que me foram dados por Deus.
- Oferece um sacrifício ou então explica-te.
- Desde a minha juventude que sirvo a Deus e nunca sacrifiquei aos ídolos; ofereço-me a mim mesmo em sacrifício ao Deus vivo e verdadeiro que tem poder sobre toda a criatura. E agora acabei, não tenho mais nada a acrescentar.

Amarraram-no também ao cavalete onde foi rasgado com unhas de ferro. Três equipas de carrascos se sucederam sem que escapasse uma só queixa a Papilo. Tal como um valoroso atleta, encarava em profundo silêncio a fúria dos seus inimigos...
O procônsul condenou os dois a serem queimados vivos... No anfiteatro, os espectadores mais próximos viram que Carpo sorria. Surpreendidos, interrogaram-no:
- Porque sorris?
O bem-aventurado Carpo respondeu:
- Vi a glória do Senhor e rejubilo. Eis-me agora liberto; não conhecerei mais as vossas misérias.
            

         ############ Martírio de Agatónica ############

Uma mulher que assistia ao martírio, Agatónica, viu a glória do Senhor que Carpo dizia ter contemplado. Compreendeu que era um sinal do céu e imediatamente exclamou:
- Esse festim está praparado para mim também... Eu sou cristã. Nunca sacrifiquei aos demónios, mas somente a Deus. De boa vontade, se for digna disso, seguirei as pisadas dos meus mestres, os santos. É esse o meu maior desejo...
O procônsul disse-lhe:
- Sacrifica e não me forces a condenar-te ao mesmo suplício.
- Faz o que te parecer melhor. Quanto a mim, vim para sofrer em nome de Cristo. Estou pronta.
        
Chegada ao lugar do suplício, Agatónica tirou as suas vestes e, alegre, subiu ao patíbulo. Os espectadores ficaram tocados pela sua beleza; lamentavam-na:
- Que julgamento iníquo e que decretos injustos!
Quando ela sentiu as chamas tocarem o seu corpo, gritou três ezes:
- Senhor, Senhor, Senhor, vem em meu auxílio. É a ti que eu recorro.
Foram as suas últimas palavras.
      





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.