domingo, 14 de outubro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 15 de Outubro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santa Teresa de Ávila, virgem, doutora da Igreja, +1582

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Aphraate : "Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive: assim será com o Filho do homem com respeito a esta geração"


Evangelho segundo S. Lucas 11,29-32.

Como as multidões afluíssem em massa, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado sinal algum, a não ser o de Jonas. Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim o será também o Filho do Homem para esta geração. A rainha do Sul há-de levantar-se, na altura do juízo, contra os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; ora, aqui está quem é maior do que Salomão! Os ninivitas hão-de levantar-se, na altura do juízo, contra esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; ora, aqui está quem é maior do que Jonas.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Aphraate ( ?- c. 345), monge e bispo em Nínive, perto de Mossul no actual Iraque
As Exposições, nº 3: Acerca do jejum

"Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive: assim será com o Filho do homem com respeito a esta geração"


Os filhos de Nínive fizeram um jejum puro, quando Jonas lhes pregou a conversão. Assim está escrito: "Quando ouviram a pregação de Jonas, decretaram um jejum permanente e uma súplca ininterrupta, sentando-se em cima de sacos e de cinza. Despiram as suas vestes delicadas e, em vez delas, revestiram-se de sacos. Recusaram aos recem-nascidos os seios de suas mães, retiraram o pasto ao gado pequeno e grande" (Jn 3)...
     
E eis o que está escrito: "Deus viu as suas obras, viu que se afastavam do seu mau caminho. Então desviou deles a cólera e não os aniquilou". Não disse: "Viu uma abstinência de pão e de água, com sacos e cinza" mas, antes, "viu que se convertiam do seu mau caminho e da malícia das suas obras"... Foi um jejum puro e, por isso, foi aceite, aquele jejum que fizeram os Ninivitas, quando se afastaram do seu mau caminho e da avidez das suas mãos...
    
Porque, meu amigo, quando se jejua, a melhor abstinência é a abstinência da malícia. É melhor do que a do pão e da água, melhor do que... "dobrar o pescoço como um junco e cobrir-se de sacos e de cinzas", como diz Isaías (58,5). Na verdade, quando o homem se abstém de pão, de água ou de qualquer outro alimento, quando se cobre de saco e de cinzas e entra em aflições, ele é amado, belo e reconhecido. Mas o que agrada mais é que se humilhe a si mesmo, que "desfaça as cadeias" da impiedade e "corte os laços" da hipocrisia. Então "a sua luz brilhará como o sol e a sua justiça caminhará diante dele. Será como um pomar bem regado, como uma fonte cuja água nunca cessa" (Is 58, 6 sgg).





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.