segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 09 de Outubro de 2007

Hoje a Igreja celebra : São João Leonardo, presbítero, +1609,   Nossa Senhora do Monte

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Jean Tauler : "Jesus começou a fazer ver aos Seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar"


Evangelho segundo S. Lucas 10,38-42.

Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.» O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Jean Tauler (c. 1300-1361), dominicano de Estrasburgo
Sermão 51

"Jesus começou a fazer ver aos Seus discípulos que tinha de ir a Jerusalém e sofrer muito, ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar"


Nosso Senhor dizia aos Seus discípulos que eles eram felizes por verem o que viam (Lc 10, 23). E também nós devíamos ser felizes como eles, porque vemos Nosso Senhor Jesus Cristo mais perfeitamente do que discípulos como São Pedro ou São João. Pois eles tinham diante dos olhos um homem pobre, fraco, sofredor, mortal, enquanto que nós, graças à fé santa e preciosa que possuímos, conhecemos um Deus grandioso, digno de ser adorado, poderoso, Senhor dos céus e da terra, que do nada tirou toda a criação. É da consideração atenta desse facto que os nossos olhos e as nossas almas retiram a sua felicidade eterna.

Meus queridos filhos, os grandes teólogos e os doutores da escola discutem a questão de saber o que é mais importante e mais nobre: o conhecimento ou o amor. Mas nós preferimos falar daquilo que dizem os mestres da vida porque, quando chegarmos ao céu, aí veremos a verdade de todas as coisas. Não é certo que Nosso Senhor declarou: "Uma só coisa é necessária"? Qual é então essa única coisa que é necessária? A única coisa necessária é que reconheças a tua fraqueza e a tua miséria. Tu nada podes reivindicar; por ti mesmo, nada és. Foi por causa dessa única coisa necessária que Nosso Senhor sofreu uma angústia tal, que suou sangue. E foi porque nós não quisemos reconhecer essa única coisa, que o Senhor bradou na cruz: "Meu Deus, meu Deus, por que Me abandonaste?" (Mt 27, 46). Sim, era necessário que o Salvador, o nosso único necessário, fosse completamente abandonado por todos os homens.

Querido filho, esquece tudo quanto eu próprio e todos os mestres te ensinámos, a vida activa, a contemplação, as considerações elevadas, e estuda apenas essa única coisa, de tal maneira que ela te seja concedida, e terás trabalhado bem. Foi por isso que Nosso Senhor disse: "Maria escolheu a melhor parte", sim, a melhor de todas as partes. Na verdade, se pudesses obtê-la, terias obtido tudo: não uma parte do bem, mas todo o bem.






Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.