quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 11 de Outubro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S. Maria Soledade Torres, virgem, fundadora, +1887,   Nossa Senhora de Vandoma,   Beato João XXIII, papa, +1964

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Macário: «Quanta graça do Espírito Santo não há-de o Pai celeste conceder àqueles que a pedem!»


Evangelho segundo S. Lucas 11,5-13.

Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer', e se ele lhe responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar'. Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Macário, (c. 405), monge no Egipto
Homilia nº 16

«Quanta graça do Espírito Santo não há-de o Pai celeste conceder àqueles que a pedem!»


Para conseguir o pão do corpo, o mendigo não se constrange em bater de porta em porta a pedi-lo; se não lho dão, avança até mais um pouco e pede, ainda mais sem cerimónia, pão, roupas ou sandálias para consolo do seu corpo. Se nada lhe derem, insiste e dali não sai, ainda que o expulsem. Nós, que procuramos receber o pão celeste e verdadeiro para nos fortificar a alma, que desejamos vestir as celestes roupas de luz e que aspiramos a calçar as imateriais sandálias do Espírito para refrigério da alma imortal, muito mais devemos, incansável e resolutamente, com fé e amor, ter sempre paciência, bater à porta espiritual de Deus e pedir com perfeita constância para nos julgar sermos dignos da vida eterna.

Por isso dizia o Senhor «uma parábola sobre a obrigação de orar sempre, sem desfalecer» (Lc 18,1), a que acrescentava estas palavras: Quanta «justiça para com os que Lhe imploram noite e dia» (v. 6) terá então nosso Pai Celeste. E disse ainda, sobre o amigo: «Ainda que não lhe dê na qualidade de amigo, levantar-se-á devido à sua impertinência e dar-lhe-á tudo aquilo de que precisar». Acrescenta então: «Pedi, e ser-vos-á dado; procurai, e encontrareis; batei, e abrir-vos-ão. Porque àquele que pede ser-lhe-á dado, aquele que procura encontra, e àquele que bate abrir-lhe-ão». E prossegue: «Portanto se vós, que sois imperfeitos, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, vede então quanta graça do Espírito Santo há-de o Pai celeste conceder àqueles que a pedem!» É por isso que o Senhor nos exorta a pedir sempre, incansável e tenazmente, a procurar e a bater à porta, continuamente: porque Ele prometeu dar aos que pedem, procuram e batem, não aos que não pedem. É por Lhe rezarmos, Lhe suplicarmos e por O amarmos que Ele quer dar-nos a vida eterna.






Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.