terça-feira, 13 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 14 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : S. José Pignatelli, presbítero, +1811

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Vida de S. Francisco de Assis dita «Compilation de Pérouse» : «Dar glória a Deus»


Evangelho segundo S. Lucas 17,11-19.

Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano. Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Vida de S. Francisco de Assis dita «Compilation de Pérouse» (c. 1311)
§43

«Dar glória a Deus»


Dois anos antes da sua morte, o bem-aventurado Francisco estava já muito doente, sofrendo especialmente dos olhos... Esteve mais de cinquenta dias sem poder suportar durante o dia a luz do sol, nem durante a noite a claridade do lume. Ficava sempre na obscuridade do interior da casa, na sua cela... Uma noite, como reflectisse acerca das tribulações que sofria, teve pena de si mesmo e disse: « Senhor, socorre-me nas minhas enfermidades, para que eu tenha a força de as suportar pacientemente!». E, de repente, ouviu em espírito uma voz: «Diz-me, irmão: se, como compensação dos teus sofrimentos e tribulações, te dessem um imenso e precioso tesouro... não te alegrarias?... Compraz-te e vive na alegria no meio das tuas enfermidades e tribulações: a partir de agora vive em paz como se participasses já do meu Reino».

No dia seguinte disse aos seus companheiros...: «Deus deu-me uma tal graça e bênção que, na sua misericórdia, se dignou assegurar-me, a mim, seu indigno servo vivendo ainda aqui em baixo, que participasse do seu Reino. Assim, para sua glória, para minha consolação e edificação do próximo, quero compor um novo «louvor ao Senhor» pelas suas criaturas. Todos o dias estas atendem às nossas necessidades, sem elas não poderíamos viver, e por elas o género humano ofende muito o Criador. Todos os dias também ignoramos um tão grande bem, não louvando como deveríamos o Criador e Dispensador de todos este dons»...

A esses «Louvores do Senhor», que começam por: «Altíssimo, todo poderoso e bom Senhor», chamou-lhes «Cântico do irmão Sol». Com efeito, essa é a mais bela das criaturas, a que podemos, mais que qualquer outra, comparar a Deus. E ele dizia: «Ao nascer do Sol todo o homem deveria louvar a Deus por ter criado esse astro que durante o dia dá aos olhos a sua luz; à tardinha, quando cai a noite, todo o homem deveria louvar a Deus por esta outra criatura, o nosso irmão fogo que, nas trevas, permite que os nossos olhos vejam claro. Somos todos como cegos, e é por estas duas criaturas que Deus nos dá a luz. Por isso, por estas criaturas e pelas outras que nos servem diariamente, devemos louvar muito particularmente o seu glorioso Criador.»

Ele próprio o fazia de todo o coração, estivesse doente ou saudável, e de boa vontade incitava os outros a cantar a glória do Senhor. Quando foi derrubado pela doença, entoava muitas vezes este cântico e fazia-o continuar pelos seus companheiros; esquecia, deste modo, considerando a glória do Senhor, a violência das suas dores e dos seus males. Procedeu assim até ao dia da sua morte.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.