quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 29 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Beato Redento da Cruz, religioso, mártir, +1638,   Beato Dionísio da Natividade, religioso, mártir, +1638

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Bernardo : O Filho do homem virá buscar-nos consigo


Evangelho segundo S. Lucas 21,20-28.

«Mas, quando virdes Jerusalém sitiada por exércitos, ficai sabendo que a sua ruína está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade retirem-se; e os que estiverem no campo não voltem para a cidade, pois esses dias serão de punição, a fim de se cumprir tudo quanto está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que estiverem a amamentar naqueles dias, porque haverá uma terrível angústia no país e um castigo contra este povo. Serão passados a fio de espada, serão levados cativos para todas as nações; e Jerusalém será calcada pelos gentios, até se completar o tempo dos pagãos.» «Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre os povos, aterrados com o bramido e a agitação do mar; os homens morrerão de pavor, na expectativa do que vai acontecer ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então, hão-de ver o Filho do Homem vir numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e levantai a cabeça, porque a vossa redenção está próxima.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Bernardo (1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja
2º sermão para a Ascensão

O Filho do homem virá buscar-nos consigo


«Esse Jesus que, ao separar-se de vós, se elevou nos céus voltará um dia da mesma forma como o vistes subir» (Act 1,11). Virá, dizem aqueles anjos, da mesma forma. Virá então para nos buscar num cortejo único e universal, descerá precedido de todos os anjos e seguido de todos os homens para julgar os vivos e os mortos? Sim, é bem certo que Ele virá, mas virá da mesma forma como subiu aos céus e não da forma como desceu da primeira vez. Na verdade, quando veio outrora para salvar as nossas almas, foi na humildade. Quando vier para arrancar este cadáver ao sono da morte, para «o tornar semelhante ao Seu corpo glorioso» (Fl 3,21) e encher de honra este vaso que hoje é tão frágil, Ele mostrar-se-á em todo o Seu esplendor. Então veremos em todo o Seu poder e majestade aquele que outrora estava escondido sob a fraqueza da nossa carne...
      
Sendo Deus, Cristo não podia crescer, porque não há nada acima de Deus. E, contudo, Ele achou um meio de crescer - descendo, vindo encarnar, sofrer, morrer para nos arrancar à morte eterna. «Foi por isso que Deus o exaltou» (Fl 2,9). Ressuscitou-o, e Ele está sentado à direita de Deus. «Quem se exalta será humilhado; quem se humilha será exaltado» (Lc 14,11).
      
Feliz, Senhor Jesus, será aquele que só Te tem a Ti por guia! Possamos nós seguir-Te, nós que somos «o teu povo e as ovelhas do teu pasto» (Sl 78,13), possamos nós ir por Ti, para Ti, porque és «o caminho, a verdade e a vida» (Jo 14,6). O caminho pelo exemplo, a verdade pelas Tuas promessas, a vida porque és Tu a nossa recompensa. «Tu tens palavras de vida eterna e nós sabemos e acreditamos que Tu és Cristo, o Filho do Deus vivo» (Jo 6,69; Mt 16,16) e, Tu próprio, Deus, mais alto que todas as coisas, bendito para sempre!





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.