segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 20 de Novembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santo Edmundo, rei, mártir, +870

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Agostinho : "Hoje chegou a salvação a esta casa"


Evangelho segundo S. Lucas 19,1-10.

Tendo entrado em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Vivia ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe de cobradores de impostos. Procurava ver Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. Correndo à frente, subiu a um sicómoro para o ver, porque Ele devia passar por ali. Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: «Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.» Ele desceu imediatamente e acolheu Jesus, cheio de alegria. Ao verem aquilo, murmuravam todos entre si, dizendo que tinha ido hospedar-se em casa de um pecador. Zaqueu, de pé, disse ao Senhor: «Senhor, vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais.» Jesus disse-lhe: «Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão; pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Carta 98, 9

"Hoje chegou a salvação a esta casa"


Quando se aproxima a festa da Páscoa, dizemos sem hesitar: "Amanhã é a Paixão do Senhor", quando a verdade é que há muitos anos que o Senhor padeceu a Paixão, que teve lugar de uma vez para sempre (Heb 9, 26). Cada domingo temos razões para dizer: "Foi hoje que o Senhor ressuscitou"; ora, o facto é que já decorreram muitos anos desde que Cristo ressuscitou. Nesse caso, por que não nos censuram este "hoje" como tratando-se de uma mentira?

Não será que usamos "hoje" pelo facto de este dia representar um regresso, no ciclo do tempo, ao dia em que teve lugar o acontecimento que comemoramos? Temos razões para dizer "hoje"; com efeito, cumpre-se hoje, pela celebração do mistério, o acontecimento que teve lugar há já muito tempo. Em Si mesmo, Cristo foi imolado de uma vez para sempre; e contudo, é hoje imolado no mistério que celebramos, não apenas em cada festa pascal, mas todos os dias, para todos os povos. Não estamos, por isso, a mentir, quando afirmamos: "Hoje, Cristo foi imolado." Porque, se os sacramentos que cumprimos não tivessem uma verdadeira semelhança com a realidade de que são o sinal, não seriam realmente sacramentos. Mas é justamente essa semelhança que permite designá-los pelo nome da realidade de que são sinal. Assim, o sacramento do corpo de Cristo que celebramos é, de alguma maneira, o corpo de Cristo; o mistério do sangue de Cristo que cumprimos é o sangue de Cristo. O mistério sacramental da fé é a realidade em que acreditamos.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.