domingo, 9 de dezembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Segunda-feira, dia 10 de Dezembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Santa Eulália, virgem, mártir, +304

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Ireneu de Lião : «Hoje vimos coisas extraordinárias»


Evangelho segundo S. Lucas 5,17-26.

Um dia, quando Jesus ensinava, estavam ali sentados alguns fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as localidades da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e o poder do Senhor levava-o a realizar curas. Apareceram uns homens que traziam um paralítico num catre e procuravam fazê-lo entrar e colocá-lo diante dele. Não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao tecto e, através das telhas, desceram-no com a enxerga, para o meio, em frente de Jesus. Vendo a fé daqueles homens, disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados.» Os doutores da Lei e os fariseus começaram a murmurar, dizendo: «Quem é este que profere blasfémias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?» Mas Jesus, penetrando nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar em vossos corações? Que é mais fácil dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, o poder de perdoar pecados, ordeno-te disse ao paralítico: Levanta-te, pega na enxerga e vai para tua casa.» No mesmo instante, ergueu-se à vista deles, pegou na enxerga em que jazia e foi para a sua casa, glorificando a Deus. Todos ficaram estupefactos e glorificaram a Deus, dizendo cheios de temor: «Hoje vimos maravilhas!»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Ireneu de Lião (c.130-c. 208), bispo, teólogo e mártir
Contra as heresias III, 2, 2

«Hoje vimos coisas extraordinárias»


O Verbo de Deus veio habitar no homem; fez-se «Filho do Homem» para habituar o homem a receber Deus e para habituar Deus a habitar no homem, como foi vontade do Pai. Eis por que o sinal da nossa salvação, Emanuel nascido da Virgem, foi dado pelo próprio Senhor (Is 7,14). É de facto o próprio Senhor que salva os homens, pois estes não podem salvar-se a si próprios. […] Disse o profeta Isaías: «Revigorai, ó mãos abatidas, ó vacilantes joelhos! Dai ânimo à vossa coragem, corações pusilânimes! Tomai ânimo, não temais! Eis o nosso Deus, que vem para nos vingar; Ele vem em pessoa, e vem para nos salvar» (35,3-4). Porque é pela intervenção de Deus, e não pela do homem, que recebemos a salvação.

Eis outro texto onde Isaías prediz que Quem nos salvará não é homem nem ser incorpóreo: «Não será um mensageiro, não será um anjo, será o próprio Senhor a salvar o seu povo. Porque o ama, perdoar-lhe-á; Ele próprio o libertará» (63,9). Mas tal Salvador é homem também, verdadeiramente, e portanto visível: «Eis, Cidade de Sião, que os teus olhos verão o nosso Salvador» (33,20). […] Disse um outro profeta: «Ele próprio virá, far-nos-á misericórdia, e lançará os nossos pecados ao fundo do mar» (Mi 7,19). […] De Belém, aldeia da Judeia (Mi 5,1), é que deverá sair o filho de Deus, que é Deus também, para difundir o seu louvor por toda a terra […]. Portanto Deus fez-se homem; e o próprio Senhor nos salvou, ao dar-nos o sinal da Virgem.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.