sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 15 de Dezembro de 2007

Hoje a Igreja celebra : Beato João Henrique Carlos Steeb, presbítero, fundador, +1856

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Sto. Ireneu de Lyon : "Eu vos declaro: Elias já veio"


Evangelho segundo S. Mateus 17,10-13.

Os discípulos fizeram a Jesus esta pergunta: «Então, porque é que os doutores da Lei dizem que Elias há-de vir primeiro?» Ele respondeu: «Sim, Elias há-de vir e restabelecerá todas as coisas. Eu, porém, digo vos: Elias já veio, e não o reconheceram; trataram-no como quiseram. Também assim hão de fazer sofrer o Filho do Homem.» Então, os discípulos compreenderam que se referia a João Baptista.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Sto. Ireneu de Lyon (c. 130 - c. 208), bispo, teólogo e mártir
Contra as heresias, III, 10-11

"Eu vos declaro: Elias já veio"


A propósito de João Baptista, lemos em Lucas: «Será grande diante do Senhor e trará muitos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. Caminhará diante d'Ele com o espírito e o poder de Elias, a fim de preparar para o Senhor um povo com boas disposições» (Lc 1,15sg). Para quem preparou ele um povo e diante de que Senhor é ele grande? Sem qualquer dúvida, diante d'Aquele que disse que João tinha qualquer coisa «mais do que um profeta» e que «nenhum de entre os filhos de mulher era maior do que João Baptista» (Mt 11,9.11). Porque João preparava um povo anunciando antecipadamente a vinda do Senhor aos seus companheiros de servidão e pregando-lhes a penitência para que, quando o Senhor estivesse presente, eles estivessem em estado de receber o Seu perdão, de regressar Àquele de quem se tinham afastado pelos seus pecados e transgressões... Por isso, ao trazê-los de volta para o Senhor, João preparava para o Senhor um povo com boas disposições, com o espírito e com o poder de Elias...
     
O evangelista João diz-nos: «Houve um homem enviado por Deus; o seu nome era João. Tinha vindo como testemunha, para dar testemunho da Luz. Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho dela» (1,6-8). Esse precursor, João Baptista, que dava testemunho da Luz, foi enviado sem dúvida alguma pelo Deus que... tinha prometido por meio dos profetas enviar o Seu mensageiro diante de Seu Filho, para lhe preparar o caminho (Ml 3,1; Mc 1,2), quer dizer, para dar testemunho da Luz com o espírito e com o poder de Elias... Precisamente porque João é uma testemunha, o Senhor diz que ele é mais do que um profeta. Todos os outros profetas anunciaram a vinda da luz do Pai e desejaram ser julgados dignos de ver Aquele que pregavam. João profetizou como eles mas viu-O presente, mostrou-O e convenceu muitos a crerem n'Ele, de tal forma que ocupou simultaneamente o lugar de profeta e o de apóstolo. Eis porque é que Cristo diz que ele era «mais do que um profeta».





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.