sábado, 22 de dezembro de 2007

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 23 de Dezembro de 2007

4º Domingo do Advento (semana IV do saltério)
Hoje a Igreja celebra : S. João Câncio, presbítero, professor, +1473

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Aelrede de Rielvaux : "Chamar-se-á Emanuel"


Evangelho segundo S. Mateus 1,18-24.

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Aelrede de Rielvaux (1110-1167), monge de Cister
Sermão para a Anunciação

"Chamar-se-á Emanuel"


«Emanuel, que se traduz 'Deus connosco'». Sim, Deus connosco! Até então, ele era «Deus acima de nós», «Deus frente a nós», mas agora é «Emanuel». Hoje ele é Deus connosco na nossa natureza, connosco na sua graça; connosco na nossa fraqueza, connosco na sua bondade; connosco na nossa miséria, connosco na sua misericórdia; connosco por amor, connosco pelo laço de família, connosco pela ternura, connosco pela compaixão…

Deus connosco! Vós, os filhos de Adão, não pudestes subir ao céu para estar com Deus; Deus desce do céu para ser Emanuel, Deus connosco. Ele vem até nós para ser Emanuel, Deus connosco, e nós, nós negligenciamos vir a Deus para estar nele! «Ó homens, até quando transformais a minha honra em desonra? Porque amais as vaidades e buscais a mentira?» (Sl 4,3) Aqui está a verdade que veio; «porquê amar o nada e procurar a mentira?» Aqui está o Emanuel, eis aqui Deus connosco.

Como poderia ele estar mais comigo? Pequeno como eu, fraco como eu, nu como eu, pobre como eu em tudo, ele veio semelhante a mim, tomando o que é meu e dando o que é seu. Eu jazia morto, sem voz, sem sentido; a própria luz dos meus olhos não estava mais comigo. Ele desceu hoje, este homem tão grande, «este profeta com poder em obras e em parábolas» (Lc 24,19). «Ele pousou o seu rosto sobre o meu rosto, a sua boca sobre a minha boca, as suas mãos sobre as minhas mãos» (2R 4,34) e fez-se Emanuel, Deus connosco!





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.