sábado, 12 de janeiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 13 de Janeiro de 2008

Baptismo do Senhor (semana II do saltério)
Hoje a Igreja celebra : S. Hilário, bispo de Poitiers, Doutor da Igreja, +367

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Cirilo de Jerusalém : "Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência"


Evangelho segundo S. Mateus 3,13-17.

Então, veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser baptizado por ele. João opunha-se, dizendo: «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti, e Tu vens a mim?» Jesus, porém, respondeu-lhe: «Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça.» João, então, concordou. Uma vez baptizado, Jesus saiu da água e eis que se rasgaram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, doutor da Igreja
Catequeses baptismais, nº 11

"Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência"


Acreditai em Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, mas segundo o Evangelho, filho único: "Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu Filho único, para que todo aquele que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3,16) …

Ele é o Filho de Deus por natureza e por adopção, pois que ele nasceu do Pai… Porque o Pai, sendo Deus verdadeiro, gerou o Filho à sua semelhança, Deus verdadeiro… Cristo é filho por natureza, um verdadeiro filho, não um filho adoptivo como vós, os novos baptizados, que agora vos tornastes filhos de Deus. Porque vos tornastes também filhos, mas por adopção, segundo a graça, como está escrito: "Mas a todos os que O receberam, aos que crêem n'Ele, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" (Jo 1,12). Nós somos gerados pela água e pelo Espírito (Jo 3,5), mas não da mesma maneira que Cristo foi gerado pelo Pai. Porque no momento do baptismo este último levantou a voz e disse: "Este é o meu Filho", para mostrar que antes mesmo do seu baptismo ele era Filho.

O Pai gerou o Filho de maneira diferente daquela que, nos homens, o espírito gera a palavra. Porque o espírito em nós subsiste, enquanto que a palavra, uma vez pronunciada e difundida no ar, desaparece. Mas nós sabemos que Cristo foi gerado Verbo, Palavra perene e viva, não pronunciada e saída dos lábios, mas nascida do Pai eternamente, de modo substancial e inefável. Porque "no princípio já existia o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (Jo 1,1), sentado à sua direita (Sl 109,1). Ele é a Palavra que compreende a vontade do Pai e produz todas as coisas por sua ordem, Palavra que desce e que sobe (Ef 4,10) …, Palavra que fala e que diz: "Eu digo o que vi junto de meu Pai" (Jo 8,38). Palavra plena de autoridade (Mc 1,27) e que rege tudo, porque "o Pai entregou tudo ao Filho" (Jo 3,35).  





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.