sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 19 de Janeiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santos Mário, Marta, Audíface e Ábaco, mártires, +270

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Pedro Crisólogo : "O homem levantou-se e seguiu-o"


Evangelho segundo S. Marcos 2,13-17.

Jesus saiu de novo para a beira-mar. Toda a multidão ia ao seu encontro, e Ele ensinava-os. Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me.» E, levantando-se, ele seguiu Jesus. Depois, quando se encontrava à mesa em casa dele, muitos cobradores de impostos e pecadores também se puseram à mesma mesa com Jesus e os seus discípulos, pois eram muitos os que o seguiam. Mas os doutores da Lei do partido dos fariseus, vendo-o comer com pecadores e cobradores de impostos, disseram aos discípulos: «Porque é que Ele come com cobradores de impostos e pecadores?» Jesus ouviu isto e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Pedro Crisólogo (cerca 406-450), bispo de Ravenne, doutor da Igreja
Sermão 30

"O homem levantou-se e seguiu-o"


Sentado no seu posto de cobrança, este infeliz publicano estava numa situação pior do que o paralítico de que vos falei no outro dia, que jazia no seu leito (Mc 2,1s). Um estava atingido de paralisia no seu corpo, o outro na sua alma. No caso do primeiro, todos os membros estavam disformes; no caso do segundo, era o juízo no seu todo que estava confundido. O primeiro jazia, prisioneiro da sua carne; o outro estava sentado, cativo de alma e de corpo. Era contra a sua vontade que o paralítico sucumbia aos sofrimentos; o publicano, ele, estava voluntariamente escravo do mal do pecado. Este último, inocente a seus próprios olhos, era acusado de cupidez pelos outros; o primeiro, no meio das suas feridas, sabia-se pecador. Um acumulava lucro sobre lucro, e todos eram pecados; o outro apagava os seus pecados gemendo nas suas dores. Por isso são justas estas palavras dirigidas ao paralítico: "Meu filho, os teus pecados estão perdoados", porque pelos seus sofrimentos ele compensava as suas faltas. Quanto ao publicano, ele escutou estas palavras: "Vem, segue-me", quer dizer: "Tu repararás, seguindo-me, tu que te perdeste seguindo o dinheiro".

Alguém dirá: porque é que o publicano, aparentemente mais culpado, recebe um dom maior? Ele torna-se imediatamente apóstolo… Ele próprio recebeu o perdão, e concede a outros a remissão dos seus pecados; ele ilumina toda a terra com a luz da pregação do Evangelho. Quanto ao paralítico, é julgado digno de receber apenas o perdão. Queres saber porque é que o publicano recebeu mais graças? É que, segundo uma palavra do apóstolo Paulo: "Onde abundou o pecado superabundou a graça" (Rom 5,20).    





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.