sábado, 19 de janeiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 20 de Janeiro de 2008

2º Domingo Comum (semana II do saltério)
Hoje a Igreja celebra : S. Sebastião, mártir, +288,   S. Fabião (ou Fabiano), papa e mártir, +250

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São João Crisóstomo : «Eu vi, e dou testemunho : é Ele o Filho de Deus»


Evangelho segundo S. João 1,29-34.

No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É aquele de quem eu disse: 'Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.' Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: 'Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo'. Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São João Crisóstomo (c. 345-407), bispo de Antioquia e posteriormente de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilia sobre o baptismo de Jesus Cristo e sobre a Epifania

«Eu vi, e dou testemunho : é Ele o Filho de Deus»


Cristo manifestou-Se a todos os homens não no momento do seu nascimento mas no momento do seu baptismo. Até esse dia, poucos o conheciam; quase ninguém sabia da sua existência e quase todos ignoravam quem era. João Baptista dizia: «No meio de vós está quem vós não conheceis» (Jo 1, 26). O próprio João partilhava desta ignorância acerca de Cristo até ao dia do seu baptismo : «Eu não O conhecia, mas aquele que me enviou para baptizar na água disse-me: 'Aquele sobre quem vires descer o Espírito Santo, n'Ele poisando, é o que baptiza com o Espírito Santo'» […].

Com efeito, que razão dá João para o baptismo do Senhor? Era, diz ele, para que todos o conhecessem. São Paulo dizia também: «João Baptista ministrou apenas um baptismo de penitência e dizia ao povo que cresse n'Aquele que iria chegar  depois dele» (Act 19,4). Eis porque Jesus recebe o baptismo de João. Ir de casa em casa apresentar Cristo dizendo que era o Filho de Deus, tal seria, para João, dar dificílimo testemunho; conduzi-Lo até à sinagoga e designá-Lo como Salvador teria sido um testemunho pouco credível. É no meio de grande multidão reunida na margem do Jordão que Jesus recebe dos altos céus o testemunho claramente expresso: o Espírito Santo descendo sobre Si na forma de uma pomba. Eis o que confirma o testemunho de João, sem quaisquer dúvidas.

«Eu próprio não o conhecia», dizia João. Quem te fez conhecê-Lo? «Aquele que me enviou para O baptizar». E o que é que te disse? «Aquele sobre quem vires descer o Espírito Santo, n'Ele poisando, é o que baptiza com o Espírito Santo». É portanto o Espírito Santo quem a todos revela Aquele de quem João pregou maravilhas, descendo dos céus para, com suas asas de pomba, O designar.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.