quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quinta-feira, dia 24 de Janeiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : S. Francisco de Sales, bispo, Doutor da Igreja, +1622

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
João Cassiano : "Da Galileia, da Judeia, da Idumeia, de Tiro e de Sídon..., vinde a mim, todos"


Evangelho segundo S. Marcos 3,7-12.

Jesus retirou-se para o mar com os discípulos. Seguiu-o uma imensa multidão vinda da Galileia. E da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, de além-Jordão e das cercanias de Tiro e de Sídon, uma grande multidão veio ter com Ele, ao ouvir dizer o que Ele fazia. E disse aos discípulos que lhe aprontassem um barco, a fim de não ser molestado pela multidão, pois tinha curado muita gente e, por isso, os que sofriam de enfermidades caíam sobre Ele para lhe tocarem. Os espíritos malignos, ao vê-lo, prostravam-se diante dele e gritavam: «Tu és o Filho de Deus!» Ele, porém, proibia-lhes severamente que o dessem a conhecer.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

João Cassiano (c. 360-435), fundador de convento em Marselha
Conferência 13

"Da Galileia, da Judeia, da Idumeia, de Tiro e de Sídon..., vinde a mim, todos"


Deus não criou o homem para ele se perder, mas para viver eternamente; e este desígnio permanece imutável. […] Ele "deseja que todos os homens se salvem e conheçam a verdade" (1Tim 2, 4). É vontade do vosso Pai que está nos céus, diz Jesus, "que não se perca um só destes pequeninos" (Mt 18, 14). E também está escrito: "Deus não quer que pereça uma só alma" (2 Sam 4, 14); Ele difere a execução dos Seus decretos, a fim de que aquele que foi rejeitado não se perca para sempre. Deus é verdadeiro e não mente, quando garante por meio de juramento: "Por Minha vida […], não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim na sua conversão, de maneira que ele tenha a vida" (Ez 33, 11).

Poderá alguém então pensar, sem incorrer em enorme sacrilégio, que Ele não quer a salvação de todos em geral, mas apenas de alguns? Quem se perde perde-se contra a vontade de Deus, que clama sem cessar: "Convertei-vos! Afastai-vos desse mau caminho que seguis; por que persistis em querer morrer, casa de Israel?" (Ez 33, 11). E de novo insiste: "Por que persiste este povo de Jerusalém na sua obstinada rebeldia?" (Jer 8, 5) "O seu semblante é mais duro do que pedra; recusam-se a converter-se" (Jer 5, 3). A graça de Cristo está, pois, sempre à nossa disposição. Visto que quer que todos os homens se salvem, Ele chama-os a todos, sem excepção: "Vinde a Mim todos os que estais cansados e oprimidos, e aliviar-vos-ei" (Mt 11, 28).





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.