terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Quarta-feira, dia 30 de Janeiro de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Jacinta Mariscotti, virgem, +1640

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Cesário de Arles : Dar do fruto trinta, sessenta ou cem para um


Evangelho segundo S. Marcos 4,1-20.

De novo começou a ensinar à beira-mar. Uma enorme multidão vem agrupar-se junto dele e, por isso, sobe para um barco e senta-se nele, no mar, ficando a multidão em terra, junto ao mar. Ensinava-lhes muitas coisas em parábolas e dizia nos seus ensinamentos: «Escutai: o semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho e vieram as aves e comeram-na. Outra caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra e logo brotou, por não ter profundidade de terra; mas, quando o sol se ergueu, foi queimada e, por não ter raiz, secou. Outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, sufocaram-na, e não deu fruto. Outra caiu em terra boa e, crescendo e vicejando, deu fruto e produziu a trinta, a sessenta e a cem por um.» E dizia: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça.» Ao ficar só, os que o rodeavam, juntamente com os Doze, perguntaram-lhe o sentido da parábola. Respondeu: «A vós é dado conhecer o mistério do Reino de Deus; mas, aos que estão de fora, tudo se lhes propõe em parábolas, para que ao olhar, olhem e não vejam, ao ouvir, oiçam e não compreendam, não vão eles converter-se e ser perdoados.» E acrescentou: «Não compreendeis esta parábola? Como compreendereis então todas as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Os que estão ao longo do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; e, mal a ouvem, chega Satanás e tira a palavra semeada neles. Do mesmo modo, os que recebem a semente em terreno pedregoso, são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes e, quando surge a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, logo desfalecem. Outros há que recebem a semente entre espinhos; esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e as restantes ambições entram neles e sufocam a palavra, que fica infrutífera. Aqueles que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, a recebem, dão fruto e produzem a trinta, a sessenta e a cem por um.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Cesário de Arles (470-543), monge e bispo
Sermões ao povo, nº6

Dar do fruto trinta, sessenta ou cem para um


Irmãos, há dois tipos de campos: um é o campo de Deus, o outro, o do homem. Tu tens o teu domínio; Deus tem também o seu. O teu domínio é a terra; o de Deus, é a tua alma. É justo que cultives o teu domínio e que deixes maninho o que é de Deus? Se cultivas a tua terra e não cultivas a tua alma, é porque queres ter a tua propriedade em ordem e deixar maninha a de Deus? Isso é justo? Merece Deus que negligenciemos a nossa alma, que Ele tanto ama? Regozijas-te ao ver o teu domínio bem cultivado; porque não choras ao ver a tua alma maninha? Os campos do nosso domínio dar-nos-ão com que viver alguns dias neste mundo; mas o cuidado que tivermos com a nossa alma far-nos-á viver sem fim no céu […]

Deus dignou-Se confiar-nos a nossa alma como seu domínio; ponhamo-nos pois a trabalhar com todas as forças, com a sua ajuda, para que, no momento em que Ele vier visitar as suas propriedades, as encontre bem cultivadas e em perfeita ordem. Que Ele encontre uma seara e não silvas; que aí encontre vinho e não vinagre; trigo em abundância, e não joio. Se ele então encontrar o que possa agradar a seus olhos, dar-nos-á em troca recompensas eternas, mas as silvas serão votadas ao fogo.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.