sábado, 26 de janeiro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Domingo, dia 27 de Janeiro de 2008

3º Domingo Comum (semana III do saltério)
Hoje a Igreja celebra : Santa Ângela Mérici, virgem, fundadora, +1540

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Filoxeno de Mabbourg : "Imediatamente, deixando as suas redes, seguiram-no"


Evangelho segundo S. Mateus 4,12-23.

Tendo ouvido dizer que João fora preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Depois, abandonando Nazaré, foi habitar em Cafarnaúm, cidade situada à beira-mar, na região de Zabulão e Neftali, para que se cumprisse o que o profeta Isaías anunciara: Terra de Zabulão e Neftali, caminho do mar, região de além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que jaziam na sombria região da morte surgiu uma luz. A partir desse momento, Jesus começou a pregar, dizendo: «Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu.» Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes: «Vinde comigo e Eu farei de vós pescadores de homens.» E eles deixaram as redes imediatamente e seguiram-no. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, os quais, com seu pai, Zebedeu, consertavam as redes, dentro do barco. Chamou-os, e eles, deixando no mesmo instante o barco e o pai, seguiram-no. Depois, começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando entre o povo todas as doenças e enfermidades.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Filoxeno de Mabbourg (? – cerca 523), bispo na Síria
Homília 4, 77s

"Imediatamente, deixando as suas redes, seguiram-no"


Tal como o olho são e puro recebe o raio luminoso que lhe é enviado, assim o olho da fé, com a pupila da simplicidade, reconhece a voz de Deus assim que o homem a escuta. A luz imanente da sua palavra ergue-se nele, ele lança-se alegremente à sua frente e recebe-a, como nos disse nosso Senhor no seu Evangelho: "As minhas ovelhas escutarão a minha voz e seguir-me-ão" (Jo 10, 27).

Foi com esta pureza e esta simplicidade que os apóstolos seguiram a palavra de Cristo. O mundo não os pôde impedir, nem os hábitos humanos os puderam reter, nem nenhum dos bens que passam por ter algum valor no mundo os pôde estorvar. Estas almas tinham sentido Deus e viviam na fé, e, em almas como estas, nada no mundo pode ser para elas mais importante do que a palavra de Deus. Esta é fraca nas almas mortas; é porque a alma está morta que, de forte, a Palavra se torna fraca e que o ensino de Deus, de válido, se torna sem força nelas. Porque toda a actividade do homem se dirige para o sítio onde ele vive; aquele que vive para o mundo põe ao serviço do mundo os seus pensamentos e os seus sentidos, enquanto que aquele que vive para Deus gira, em todas as suas acções, em torno dos seus poderosos mandamentos.

Todos os que têm sido chamados têm obedecido imediatamente à voz que os chamava logo que o peso do amor das coisas terrenas deixou de estar nas suas almas. Porque os vínculos do mundo são um peso para a inteligência e os pensamentos, e os que estão assim ligados e obstruídos dificilmente percebem a voz de Deus que os chama. Mas os apóstolos e, antes deles, os justos e os patriarcas não eram assim; eles obedeceram como vivos, e saíram ligeiros, porque nada no mundo os estorvava com o seu peso. Nada pode atar e entravar a alma que sente Deus; ela está aberta e pronta, de modo que a luz da voz divina a encontra em estado de a receber cada vez que ela vem.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.