segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Terça-feira, dia 12 de Agosto de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Joana Francisca de Chantal, viúva, religiosa, fundadora, +1641,   Beato Amadeu da Silva, religioso, +1482

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Ambrósio : «Também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos»


Evangelho segundo S. Mateus 18,1-5.10.12-14.

Naquele momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe.» «Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu. Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada? E, se chegar a encontrá la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja
Comentário ao Salmo 118, 22, 27-30

«Também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos»


Vinde, Senhor Jesus, procurai o vosso servo; procurai a vossa cansada ovelha; vinde, pastor [...]. Enquanto Vos demorais nas montanhas, eis que a vossa ovelha erra, perdida; deixai as outras noventa e nove que tendes e vinde procurar aquela que se perdeu. Vinde, sem que ninguém Vos ajude, sem Vos fazerdes anunciar; sou eu quem Vos espera. Não tragais o chicote, trazei amor; vinde com a doçura do vosso espírito. Não hesiteis em deixar nas montanhas as noventa e nove ovelhas que possuís; aos altos cumes onde as deixastes, não terão os lobos acesso [...] Vinde até mim, que me perdi do rebanho das alturas, porque também aí me havíeis posto, mas os lobos da noite fizeram que abandonasse os vossos prados.
Procurai-me, Senhor, pois na minha prece procuro-Vos. Procurai-me, encontrai-me, perdoai-me, levai-me! Aquele a quem procurais Vós podereis encontrá-lo, aquele que encontrais, dignai-Vos perdoá-lo, e este a quem perdoais, ponde-o aos vossos ombros. Nunca tal fardo de amor Vos pesará, pois que sem vos afadigardes sois o portageiro da justiça. Vinde portanto, Senhor, porque se é verdade que eu erro, «Não esquecerei as vossas palavras» (Sl 118,16), e conservo a esperança do remédio. Vinde, Senhor, só Vós podereis chamar a vossa ovelha perdida, e às outras que deixais não causareis mal algum; elas alegrar-se-ão por ver regressar o pecador. Vinde, haverá salvação na Terra e alegria nos céus (Lc 15,7).
Não envieis servos, não envieis mercenários, vinde Vós, em pessoa, procurar a vossa ovelha. Perdoai-me nesta carne que com Adão caiu. Reconhecei em mim, neste gesto, não o filho de Eva mas o filho de Maria, virgem pura, virgem pela graça, sem mácula de pecado; depois levai-me até à vossa cruz, que é a salvação dos homens perdidos, o único repouso dos homens cansados, a única vida de todos quantos morrem.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.