sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 23 de Agosto de 2008

Hoje a Igreja celebra : Santa Rosa de Lima, virgem, +1617, padroeira da América Latina

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
S. Pascácio Radberto : "Tendes um só mestre, Cristo"


Evangelho segundo S. Mateus 23,1-12.

Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos. Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados 'mestres' pelos homens. Quanto a vós, não vos deixeis tratar por 'mestres', pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. E, na terra, a ninguém chameis 'Pai', porque um só é o vosso 'Pai': aquele que está no Céu. Nem permitais que vos tratem por 'doutores', porque um só é o vosso 'Doutor': Cristo. O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

S. Pascácio Radberto (? - c. 849), monge beneditino
Comentário sobre o evangelho de Mateus, 10, 23

"Tendes um só mestre, Cristo"


Se alguém desejar um alto cargo na Igreja (cf. 1Tm 3,1), deseje a obra que ele permite realizar e não a honra que lhe está ligada: deseje ajudar e servir todos os homens, mais do que ser ajudado e servido por todos. Porque o desejo de ser servido provém do orgulho, como o dos fariseus, e o desejo de servir nasce da sabedoria e do ensinamento de Cristo. Aqueles que procuram as honras por elas mesmas são os que se elevam, e aqueles que alegram por levar a sua ajuda e servir são os que se abaixam para que o Senhor os eleve.
      
Cristo não falou aqui daquele que o Senhor eleva mas disse: "Aquele que se eleva a si mesmo será humilhado", naturalmente pelo Senhor. Também não falou daquele que o Senhor humilha, mas disse: "Aquele que se humilha voluntariamente será exaltado", em consequência, pelo Senhor... É por isso que Cristo, logo após ter reservado para si, de modo particular, o título de "mestre", imediatamente invoca a regra de sabedoria em virtude da qual "aquele que quiser ser grande deve ser o servo de todos" (Mc 10,43)... Esta regra, tinha-a ele exprimido noutros termos: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Mt 11,29).
      
Deste modo, todo aquele que quiser ser seu discípulo não deve tardar em aprender esta sabedoria de Cristo porque "todo o discípulo perfeito será como o seu mestre" (Lc 6,40). Pelo contrário, aquele que tiver recusado aprender a sabedoria ensinada pelo Mestre, longe de se tornar mestre, não será sequer um discípulo.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.