quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sexta-feira, dia 07 de Novembro de 2008


Hoje a Igreja celebra : Maria, Medianeira de todas as Graças

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
São Francisco Xavier : Viver como bom gestor dos dons de Deus


Evangelho segundo S. Lucas 16,1-8.

Disse ainda Jesus aos discípulos: «Havia um homem rico, que tinha um administrador; e este foi acusado perante ele de lhe dissipar os bens. Mandou-o chamar e disse-lhe: 'Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes continuar a administrar.' O administrador disse, então, para consigo: 'Que farei, pois o meu senhor vai tirar-me a administração? Cavar não posso; de mendigar tenho vergonha. Já sei o que hei de fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando for despedido da minha administração.' E, chamando cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: 'Quanto deves ao meu senhor?' Ele respondeu: Cem talhas de azeite.' Retorquiu-lhe: 'Toma o teu recibo, senta-te depressa e escreve cinquenta.' Perguntou, depois, ao outro: 'E tu quanto deves?' Este respondeu: 'Cem medidas de trigo.' Retorquiu-lhe também: 'Toma o teu recibo e escreve oitenta.' O senhor elogiou o administrador desonesto, por ter procedido com esperteza. É que os filhos deste mundo são mais sagazes que os filhos da luz, no trato com os seus semelhantes.»


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Francisco Xavier (1506-1552), missionário jesuíta
Carta de 15.01.1544

Viver como bom gestor dos dons de Deus


Sobre estas regiões [a Índia e o Sri Lanka] não sei o que escrever-vos, a não ser o seguinte: tão grandes são as consolações comunicadas por Deus Nosso Senhor àqueles que se instalam junto dos pagãos para os converter à fé em Cristo que, se há alegria nesta vida, é esta. Acontece-me muitas vezes ouvir dizer a alguém que se instala junto destes cristãos: «Oh Senhor, não me deis tantas consolações nesta vida! Mas já que, na Vossa bondade e misericórdia infinita, mas dais, levai-me para a Vossa santa glória! Com efeito, é muito doloroso viver sem Vos ver, depois de assim Vos terdes mostrado à Vossa criatura.» Ah! Se aqueles que procuram o saber nos estudos se empenhassem em procurar as consolações do apostolado como se empenham, noite e dia, na busca do saber! Se um estudante procurasse as alegrias que retira do que aprende fazendo sentir ao próximo aquilo de que precisa para conhecer e servir a Deus, quão mais consolado ficaria e mais bem preparado para dar contas de si mesmo, quando Cristo voltar e lhe pedir: «Dá-Me contas da tua gestão»! [...]

Termino pedindo a Deus Nosso Senhor [...] que nos reúna a todos na Sua santa glória. E, para nos obter este benefício, tomemos por intercessores e advogados todas as almas santas das regiões onde me encontro. [...] Peço a todas estas almas santas que nos obtenham de Deus Nosso Senhor, durante o tempo que resta da nossa separação, a graça de sentirmos no íntimo da nossa alma a Sua santíssima vontade e de a cumprirmos na perfeição.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.