sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Evangelho quotidiano

EVANGELHO QUOTIDIANO

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68


Sabado, dia 08 de Novembro de 2008


Hoje a Igreja celebra : Beata Isabel da Trindade, religiosa, +1906

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui
Santo Ambrósio : «Arranjai amigos com o dinheiro desonesto»


Evangelho segundo S. Lucas 16,9-15.

«E Eu digo-vos: Arranjai amigos com o dinheiro desonesto, para que, quando este faltar, eles vos recebam nas moradas eternas. Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é infiel no pouco também é infiel no muito. Se, pois, não fostes fiéis no que toca ao dinheiro desonesto, quem vos há-de confiar o verdadeiro bem? E, se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso? Nenhum servo pode servir a dois senhores; ou há-de aborrecer a um e amar o outro, ou dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.» Os fariseus, como eram avarentos, ouviam as suas palavras e troçavam dele. Jesus disse-lhes: «Vós pretendeis passar por justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações. Porque o que os homens têm por muito elevado é abominável aos olhos de Deus.


Da Bíblia Sagrada



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Santo Ambrósio (c.340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja
Sobre Abraão, I, 5, 32-35

«Arranjai amigos com o dinheiro desonesto»


«O Senhor apareceu a Abraão junto dos carvalhos de Mambré, quando ele estava sentado à porta da sua tenda, durante as horas quentes do dia» (Gn 18,1), conta-nos a Escritura. Enquanto os outros descansavam, ele vigiava, esperando a eventual chegada de viajantes. Bem merecia que Deus viesse ter consigo junto aos carvalhos de Mambré, ele que tanto desejava exercer a hospitalidade [...].

Sim, a hospitalidade é boa, ela traz uma recompensa singular: em primeiro lugar, atrai a gratidão dos homens; e recebe também – o que é mais importante – um salário da parte de Deus. Todos somos, nesta terra de exílio, hóspedes de passagem. Por algum tempo, temos um tecto onde nos abrigar; mas, em breve, será preciso deixá-lo. Tomemos cautela! Se tivermos sido duros ou negligentes no acolhimento aos estrangeiros, uma vez percorrido o curso desta vida, poderão os santos, por sua vez, recusar-se a acolher-nos. «Arranjai amigos com o dinheiro desonesto, para que, quando este faltar, eles vos recebam nas moradas eternas», diz o Senhor no Evangelho. [...]
Como saberás tu, aliás, se não é a Deus quem tu recebes, ainda que penses estar apenas frente a homens? Abraão acolhe viajantes; na realidade, recebe em sua casa o próprio Deus e seus anjos. Também tu, quando recebes um estrangeiro, é a Deus que recebes. O Senhor Jesus o atesta no Evangelho: «Era peregrino e recolhestes-me. [...] Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes» (Mt 25,35.40).





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

- Juventude Nova é um estilo de vida. Um novo jeito de ser. - Ser JN significa assumir e testemunhar uma vida nova, renovada por Jesus Cristo.